! Grêmio segura empate no Gre-Nal e fatura Gaúcho após cinco anos - 09/04/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  09/04/2006 - 18h05
Grêmio segura empate no Gre-Nal e fatura Gaúcho após cinco anos

Do Pelé.Net
Em Porto Alegre

O Grêmio é o novo campeão gaúcho. O título foi alcançado na tarde deste domingo, com um empate em 1x1 com o Internacional, no segundo e decisivo clássico da competição, disputado no Beira-Rio. No primeiro confronto, no dia 1º de abril, houve empate em 0x0, no Olímpico, e como o regulamento previa o gol qualificado, marcado fora de casa, o troféu foi para o Tricolor.

Jefferson Bernardes/Vipcomm
O Inter saiu na frente com Fernandão (dir), mas o Grêmio empatou e sagrou-se campeão
A favor do Colorado, estava o fato de decidir em casa, num Beira-Rio lotado e com maioria absoluta de torcedores a favor. Mas o entusiasmo das arquibancadas não foi o suficiente para que o time confirmasse o favoritismo que durante todo o campeonato lhe fora conferido.

Esse foi o 34º título do Grêmio em sua história, com o que o clube diminui a vantagem do Inter, que agora é de três campeonatos. O maior rival, que já venceu o estadual em 37 oportunidades, buscava o pentacampeonato consecutivo. Nos confrontos entre vermelhos e azuis, que agora já são 365, se mantém a superioridade do Colorado, que ganhou 136 vezes, perdeu 116. Ocorreram, ainda, 113 empates.

Com os dois gols da decisão, em toda a história dos Gre-Nais o total chega a 1011. O Inter marcou 523 gols e o Grêmio 488. O saldo favorável ao Colorado permanece de 36 gols.

O jogo
O clássico começou nervoso, com as duas equipes errando muitos passes, e com o Inter mais ofensivo, até porque entrara com uma escalação repleta de atacantes. Na marcação, no meio de campo, apenas Fabinho e Tinga, o que era um tanto arriscado, diante da possibilidade do contra-ataque gremista.

Chances de gol não ocorriam para lado algum, mesmo diante da pressão colorada, que aumentava a cada minuto, mas não resultava em nada mais objetivo. Pelo lado gremista, a única opção era Ricardinho, que isolado lá na frente não conseguia nenhuma vantagem sobre os zagueiros.

O primeiro chute a gol saiu aos 25min. Iarley fez ótima jogada pela ponta esquerda e cruzou para a grande área. A bola sobrou para Fernandão, que virou e bateu forte, mas no meio do gol, facilitando a defesa de Marcelo Grohe.

A resposta gremista veio dois minutos depois e a chance foi bem mais clara. Patrício cruzou rasteio, da direita e com o goleiro Clemer totalmente fora da jogada, o volante Lucas bateu rumo à rede colorada, mas o lateral Ceará, sobre a risca, aliviou para fora da grande área.

O jogo crescia em emoção e aos 29 um lance sensacional: Fernandão lançou Mossoró, Evaldo tentou salvar de bicicleta, errou em bola e o meia do Inter ficou cara-a-cara com Marcelo Grohe. O chute foi forte e a defesa do goleiro gremista espetacular.

Clemer também trabalhou bem no minuto seguinte, num chute de longa distância, por Ricardinho. O atacante tentou encobri-lo e ele teve de voar para evitar que a bola entrasse no ângulo superior esquerdo.

Nos minutos finais do primeiro tempo o ritmo diminuiu e as oportunidades de abertura do placar não mais ocorreram. Com isso, a torcida colorada começou a se impacientar e pelo menos dois jogadores começaram a receber vaias. O lateral-esquerdo Rubens Cardoso, que marcava mal e, quando tentava ajudar o ataque, fazia cruzamentos invariavelmente errados; e o atacante Michel, que desceu para o vestiário ouvindo a torcida gritar: "Ei, Abel, tira o Michel".

O treinador colorado, pressionado, não deu muita conversa aos repórteres que o cercaram ao final do primeiro tempo e resumiu o que ocorrera no gramado de forma sintética: "O jogo tá igual".

No lado gremista, o atacante Ricardinho demonstrou estar satisfeito com o empate e demonstrou otimismo quanto ao segundo tempo, ao declarar que "estamos bem, mas vamos voltar melhor ainda".

As duas equipes voltaram com as mesmas formações e a mesma disposição. As divididas eram duras e, aos 5min, o zagueiro Pereira fez falta muito violenta em Iarley, quando o meia-atacante estava invadindo a área gremista. A falta era boa chance de gol, mas cobrança de Ceará foi fraca, facilitando a defesa de Marcelo.

Aos 12min, o gol de Fernandão. A jogada começou na esquerda, com Rubens Cardoso, passou pelo peito de Iarley, caiu no pé de Bolívar que fez o passe para Fernandão, que bateu certeiro, no canto direito de Marcelo Grohe. O Beira-Rio, com 57 mil torcedores, 90% deles vestidos de vermelho, explodiu numa gritaria impressionante.

O técnico gremista, Mano Menezes, se viu obrigado a mudar seu time, torná-lo mais ofensivo e mandou um segundo centroavante para o campo, Pedro Júnior, no lugar do meia Ramón. Isso ocorreu aos 17min, um depois de Ricardinho ter obrigado Clemer a uma defesa espetacular. O chute saíra forte, próximo à pequena área, e o goleiro salvou para escanteio.

O confronto ficou ainda mais nervoso, o número de faltas aumentava consideravelmente, e o Grêmio começava a se jogar para a frente de forma até desesperada. Os torcedores tricolores, posicionados nas arquibancadas atrás da meta de Clemer, começaram a jogar pedras no goleiro, que as recolhia e entregava ao árbitro.

Abel Braga, com a vantagem, decidiu reforçar seu meio de campo e colocou o volante Perdigão no lugar do criticado Michel. Faltavam apenas 15 minutos para o final do clássico. Mas a medida não deu muito certo, pois aos 34, numa cobrança de falta, Pedro Júnior desviou de cabeça e mandou a bola para a rede colorada, empatando o jogo em 1x1.

Com o título escapando das mãos, o técnico do Inter tomou decisões desesperadas. Tirou um lateral, Rubens Cardoso, e mandou o atacante Rafael Sobis para o gramado; e colocou Renteria no lugar de Iarley.

Aos 38 Sobis bateu da direita, no ângulo de Marcelo, mas o goleiro salvou para escanteio. Foi a última chance do favorito Inter, que pressionou muito nos instantes finais, mas não conseguiu fazer o gol que o faria pentacampeão.

INTER 1x1 GRÊMIO

INTERNACIONAL
Clemer; Ceará, Bolivar, Ediglê e Rubens Cardoso (Rafael Sobis); Fabinho, Tinga, Márcio Mossoró e Iarley (Renteria); Michel (Perdigão) e Fernandão
Técnico: Abel Braga

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Patrício, Pereira, Evaldo e Escalona (Tcheco); Jeovânio, Lucas, Wellington, Marcelo Costa e Ramón (Pedro Júnior); Ricardinho (Nunes)
Técnico: Mano Menezes

Data: 9/4/2006
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 57.541
Renda: R$ 667.973,00
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Villi Tissot
Cartões amarelos: Tinga (Inter); Pereira, Marcelo Grohe, Marcelo Costa, Escalona (Grêmio)
Gols: Fernandão (aos 12min do 2º tempo); Pedro Júnior (aos 34min do 2º tempo)



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias