! América vence Botafogo e ambos avançam na Taça Guanabara - 01/02/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/02/2006 - 21h41
América vence Botafogo e ambos avançam na Taça Guanabara

Da Redação
No Rio de Janeiro

Contrariando a maioria dos prognósticos, o América-RJ surpreendeu o Botafogo com uma vitória incontestável sobre o adversário, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã. Com o resultado, o time rubro se classificou para as semifinais da Taça Guanabara - como primeiro colocado do Grupo B - depois de 23 anos sem alcançar tal feito. Chris e Guerra se aproveitaram da sonolência alvinegra na partida para marcar os gols.

Ricardo Ayres/Photocamera
Lúcio Flávio tenta passar pela marcação do América na derrota do Botafogo no Maracanã
Apesar da derrota, o time da Estrela Solitária também garantiu vaga na fase decisiva do primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio. Mas foi por muito pouco.

Com a vitória do Volta Redonda por 3 a 1 sobre o Madureira, a equipe do interior se igualou ao Botafogo em número de pontos (nove) e vitórias (três), mas ficou atrás do Alvinegro no saldo de gols (três contra dois).

"O time não foi bem. O primeiro tempo ruim foi determinante para a derrota. Longe do que os jogadores podem render. Vamos conversar e arrumar a casa novamente para a semifinal da Taça Guanabara. O time não está com a mesma pegada, deixou a desejar nas duas últimas partidas", comentou o técnico do Botafogo, Carlos Roberto.

Assim, o Botafogo ficou com a última vaga da chave, em segundo lugar. Desta forma, terá que enfrentar o campeão do Grupo A, justamente o Americano, algoz que eliminou o time da Taça Guanabara do ano passado. O Alvinegro carioca também repetiu o feito de 2005, quando foi o único dos quatro grandes clubes do Rio a se classificar para a semifinal do turno.

Com a vitória, o América-RJ também foi a nove pontos, mas ultrapassou o Alvinegro no saldo de gols (quatro contra três). Desde 1983, a equipe rubra não disputava uma fase decisiva de Taça Guanabara. O time, comandado pelo ex-lateral-direito Jorginho, campeão mundial com a seleção brasileira na Copa de 1994, comemorou muito no final.

"O Jorginho é um cara que sempre foi muito correto como atleta. E como treinador, não é diferente. Ele me explicou que o América iria investir para montar uma equipe competitiva. Está dando certo, agora, é continuar assim para cassificar para a final da Taça Guanabara", disse o experiente meia Robert (ex-Santos), explicando o convite feito pelo técnico para jogar no América.

As semifinais do primeiro turno serão realizadas já no próximo final de semana, ambas no Maracanã, com datas ainda a serem definidas. O vencedor de Botafogo x Americano enfrenta o de Cabofriense x América na final da Taça Guanabara, marcada para o dia 12 de fevereiro.

O jogo
FIM DAS 'FILAS' ?
Com a classificação para as semifinais do primeiro turno, o América-RJ mantém as esperanças de acabar com um jejum de 46 anos. Se o time conquistar o título da Taça Guanabara, algo que não acontece desde 1974, garante vaga na final do Campeonato Estadual, troféu que a equipe rubra não levanta desde 1960.
Apesar de jogar pelo empate, o Botafogo começou com tudo e criou uma boa chance logo aos 53 segundos. Joílson dominou próximo à meia-lua e deu excelente passe para Lúcio Flávio, que estava livre na pequena área. Mas o meia não dominou a bola e ela sobrou para o goleiro Everton fazer a defesa sem problemas.

Mas o América passou a jogar melhor e depois de ter um gol anulado por impedimento, abriu o placar aos 8min, com um gol que nasceu através de uma grande jogada individual de Robert. Ele passou por três adversários pelo meio e tocou e na ponta direita para Guerra. O lateral cruzou rasteiro para Cris, que entrou de carrinho, na pequena área, para marcar.

Mas o Botafogo não se abateu e teve uma ótima oportunidade para empatar aos 12min. Após cruzamento da esquerda, Lúcio Flávio cabeceou, a bola quicou no gramado e sobrou para Dodô. O atacante subiu para tentar marcar de cabeça, quase na pequena área, mas não alcançou a bola, que ficou de graça para o goleiro Everton.

Entretanto, o América-RJ continuava mais perigoso e ampliou a vantagem aos 33min. Guerra aproveitou a sobra, invadiu a grande área e tocou na saída de Max, colocando a bola no canto direito do goleiro alvinegro.

O Botafogo voltou para o segundo tempo sem conseguir melhorar muito. O time continuou inoperante no ataque e oferecendo o contra-golpe ao adversário. O jogo se arrastou desta forma até os 24min, quando o Alvinegro finalmente deu o primeiro susto através de um chute forte de Neném da meia direita, mas o goleiro Everton espalmou para fora.

O lance animou o Botafogo, que ameaçou seriamente o gol do América dois minutos mais tarde. Glauber chutou forte da meia esquerda, o goleiro espalmou e a bola tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Mas a tentativa de reação do Botafogo ficou nisso e o time não conseguiu reverter o placar de 2 a 0 para o América-RJ.

BOTAFOGO
Max; Neném, Rafael Marques, Scheidt e Bill (Glauber); Thiago Xavier, Joílson, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Reinaldo (Marcelinho) e Dodô (Pena)
Técnico: Carlos Roberto

AMÉRICA-RJ
Everton; Guerra (Dias), Santiago, André e Maciel; Válber, Argeu (Edu), Bruno Lazaroni, Robert e Julinho; Chris (Gonzales)
Técnico: Jorginho

Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Carlos Henrique Alves e Ediney Guerreiro
Cartões amarelos: Bill (B), Marcelinho (B), Joílson (B)
Gols: Chris, aos 8min e Guerra, aos 33min do primeiro tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias