! Vasco estréia com facilidade no Estadual - 15/01/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/01/2006 - 17h59
Vasco estréia com facilidade no Estadual

Da Redação
No Rio de Janeiro

O Vasco não precisou se esforçar muito para estrear com vitória no Estadual do Rio. Com bom toque de bola, a equipe derrotou o Madureira por 3 a 1, neste domingo, em São Januário, gols de Ygor, Morais e Alex Dias.

'VALENDO', ROMÁRIO NÃO FEZ
Depois de balançar as redes três vezes em amistosos contra equipes da Segunda e Terceira Divisão do Rio de Janeiro, Romário passou em branco esta tarde em uma partida valendo pontos.

Com o objetivo de chegar ao gol mil, o Vasco marcou os amistosos com súmula, trio de arbitragem e uniformes oficias apenas para o atacante ficar mais próximo da sua meta. Ao ser questionado sobre isso e o fato de não ter feito gol "valendo" esta tarde, o centroavante ironizou.

"Tudo o que diz respeito a mim sempre envolve essa polêmica e com isso[milésimo gol] não iria ser diferente. Mas eu gosto disso, porque mostra que eu ainda incomodo", disse Romário.
O time do técnico Renato Gaúcho, que manteve a base de 2005, sentiu o sol forte que castigou o Rio de Janeiro esta tarde e não forçou o ritmo. De novidades em relação ao ano passado apenas as estréias do volante Andrade, do meia Fábio Baiano e de Ernane - este último entrou no segundo tempo.

O atacante Romário, que luta para chegar ao milésimo gol na carreira, permaneceu em campo durante os 90 minutos e não marcou, mas mostrou categoria ao dar lindo passe para Alex Dias fazer o seu.

"Nós erramos muito, mas isso era esperado. Dois jogadores estrearam, é começo de temporada, nosso primeiro jogo oficial. Essas coisas influenciam", disse Romário, que tem 944 gols na carreira.

Pelo lado do Madureira, o time contou com algumas caras conhecidas dos torcedores. O zagueiro Odvan e os meias Djair e Marquinhos eram os mais famosos da equipe, que também tem Maicon, ex-Fluminense, e Muriqui, ex-Vasco. Contudo, não demonstrou um bom futebol e pouco ameaçou o gol vascaíno.

Com o resultado, o Vasco soma três pontos no Grupo B da competição, enquanto o Madureira está sem nenhum. Os dois times voltam a campo nesta quarta-feira, pela segunda rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual.

O Vasco, novamente em São Januário, enfrentará o Volta Redonda, às 21h45. Já o Madureira receberá o Botafogo em Conselheiro Galvão, em partida marcada para as 16h.

O jogo
O Vasco contou com uma certa dose de sorte para deixar o primeiro tempo em vantagem no marcador. Logo aos 7min, Wagner Diniz levantou na marca do pênalti e Ygor desviou de cabeça. O goleiro Cléber foi mal na bola e ela passou por baixo dos seus braços.

Depois disso, o Vasco, em sua primeira partida oficial no ano, deu a impressão de ter sentido o forte calor e pouco fez. Entretanto, o Madureira, comandado pelos veteranos Odvan, Djair e Marquinhos, tampouco conseguiu impor um forte ritmo e arriscou apenas chutes de fora da área, que não assustaram o goleiro Roberto.

Emoção novamente só aos 42min, quando o zagueiro Fábio Braz arrancou desde o seu campo e tocou para Romário sozinho na área, mas o chute do atacante foi no meio do gol e Cléber defendeu.

"Fisicamente o grupo está no início da preparação, mas espero que no segundo tempo o nosso time melhore", disse na saída para os vestiários o centroavante Romário.

Na segunda etapa, o Vasco voltou com Ernane no lugar de Fábio Baiano. "Ele sentiu o desgaste do primeiro tempo e eu tirei, pois quero ele em plenas condições nos próximos jogos", disse o técnico Renato Gaúcho.

O Madureira também mexeu e voltou com Muriqui no lugar de Marco Antonio. A partida ficou um pouco mais movimentada, também graças a uma parte do campo ter ficado com sombra. Aos 18min, o Vasco ampliou. Morais tabelou com Alex Dias e entrou na área pela direita. Na saída de Cléber, o meia tocou por baixo do goleiro, com categoria.

O Madureira então se abriu e facilitou a vida vascaína. Aos 23min, Romário dominou na entrada da área e deu lindo passe por cobertura para Alex Dias, que, sozinho na grande área, não perdoou Cléber.

Aos 30min, em um vacilo da defesa do Vasco, o Madureira diminuiu. Após cobrança de escanteio, a zaga vascaína ficou apenas observando Rafael desviar com o bico da chuteira e fazer o gol de honra dos visitantes.

VASCO
Roberto; Wagner Diniz (Claudemir), Fábio Braz, Éder e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Fábio Baiano (Ernane) e Morais; Alex Dias e Romário
Técnico: Renato Gaúcho

MADUREIRA
Cleber; Paulo César, Odvan e Léo Fortunato (Rafael); Boiadeiro, Roberto Lopes (Tiago Costa), Djair, Marquinhos e Everton; Maicon e Marcos Antonio (Muriqui)
Técnico: Renato Trindade

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Djalma Beltrami
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Jorge Luis Campos
Cartões amarelos: Ygor (V), Morais (V), Marquinhos (M), Djair (M), Tiago Costa (M)
Cartão vermelho: Djair (M)
Gols: Ygor, aos 7min do primeiro tempo; Morais, aos 18min, Alex Dias, aos 23min, Rafael, aos 30min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias