! São Paulo quebra jejum e humilha o Flamengo - 16/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/10/2005 - 17h53
São Paulo quebra jejum e humilha o Flamengo

Da Redação
No Rio de Janeiro

O São Paulo voltou a festejar na Cidade Maravilhosa. Depois de mais de dois anos sem conseguir vencer no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, a equipe arrasou na tarde deste domingo o Flamengo, por 6 a 1 e, de quebra, afundou ainda mais o time carioca no certame.

FIM DO TABU

Adversário

Placar

Ano

Flamengo1 x 12003
Vasco2 x 32003
Botafogo0 x 12004
Flamengo0 x 12004
Fluminense0 x 12004
Vasco0 x 02004
Fluminense1 x 22005
Vasco1 x 32005
Botafogo1 x 12005
Flamengo6x 12005
O incômodo jejum são-paulino vinha desde 2003 e durou nove jogos contra equipes cariocas, nos quais somou apenas três pontos. Mas, com dois gols do zagueiro Edcarlos, Amoroso, Thiago, Mineiro e Souza, o time tricolor quebrou o tabu e pulou para os 44 pontos na tabela de classificação.

Desta forma, o São Paulo volta a figurar entre os 11 primeiros colocados da competição, que garantem vaga na Copa Sul-Americana de 2006. Além disso, a vitória serve para dar tranqüilidade no Brasileiro e na preparação para a disputa do Mundial Interclubes, em dezembro, no Japão.

Entretanto, nem tudo foi perfeito para o time tricolor esta tarde. No primeiro tempo, Amoroso deu uma cotovelada no rosto de Jônatas e, apesar de não ter sido expulso, deverá ser punido pelo STJD, já que foi flagrado pelas câmeras de televisão. O lance gerou revolta entre os atletas rubro-negros e, na confusão, Renato e Júnior foram expulsos.

"Eu não fiz nada, apenas estiquei o braço para proteger a bola e sem querer ele pegou no Jônatas", explicou-se Amoroso.

Já o Flamengo vai de mal a pior no Brasileirão. Com mais uma derrota (a 14ª), o time segue muito próximo da zona do rebaixamento com 34 pontos. O Brasiliense, lanterna, tem apenas dois pontos a menos e também um jogo a menos.

A próxima partida da equipe será o clássico contra o Vasco, também seriamente ameaçado pelo rebaixamento. O confronto está marcado para sábado, às 16h, em São Januário. Um novo insucesso provavelmente deixará o Fla entre os quatro últimos colocados e a situação do técnico Andrade ficará ainda mais complicada.

Já o São Paulo volta a jogar na quarta-feira, contra a Ponte Preta, às 21h50, em Campinas. A partida foi remarcada por ter sido apitada por Edílson Pereira de Carvalho. No sábado, o duelo será contra o Santos, às 20h30, no Morumbi.

O jogo
Logo aos 3min de jogo Edcarlos deu a senha da etapa eletrizante que estava por vir. Após cobrança de escanteio de Cicinho, o zagueiro subiu mais que Diego Souza e cabeceou com força, abrindo o placar.

O gol não abateu o Flamengo, que partiu em busca da igualdade e não demorou a empatar. Aos 9min, Renato foi ao fundo e cruzou rasteiro. Júnior vacilou e a bola sobrou limpa para Josafá, que não perdoou e chutou no canto.

O mesmo Josafá teve a chance de virar a partida aos 16min, mas chutou duas vezes em cima de Rogério Ceni após entrar cara a cara com o goleiro. Depois disso, o tempo esquentou aos 20min, quando Amoroso maldosamente deu uma cotovelada em Jônatas.

Renato não gostou e foi tirar satisfação. Após muito bate boca e empurrões no centro do gramado, o árbitro expulsou Renato e Júnior, este último que apenas tentou apaziguar o tumulto. Amoroso seguiu no jogo.

"É brincadeira, se fosse alguém do Flamengo seria expulso. Mas contra a gente nada acontece. O Amoroso dá uma cotovelada e eu que sou expulso", reclamou Renato.

Com a partida reiniciada, o Fla perdeu Josafá aos 23min, com dores no joelho. Fábio Júnior entrou e viu Edcarlos, em lance idêntico ao seu primeiro gol, colocar novamente o São Paulo na frente do placar, aos 24min.

Desta vez o Flamengo se abateu e não encontrou forças para pressionar o São Paulo. Com calma, os visitantes tocaram bem a bola e ampliaram aos 43min, quando Richarlyson cruzou rasteiro, Renato Silva furou e Amoroso, sozinho, completou para o fundo das redes.

Em desvantagem, o Fla retornou para o segundo tempo com o atacante Marcelo no lugar do volante Róbson. O time voltou com mais posse de bola, mas encontrou dificuldades para penetrar na área paulista.

Explorando os contra-ataques, o São Paulo perdeu duas ótimas chances de ampliar. Aos 18min, Christian entrou cara a cara e Diego salvou com os pés o chute cruzado. No complemento, Cicinho levantou na segunda trave e Souza cabeceou, mas o goleiro se esticou e fez milagrosa defesa.

Aos 27min, Souza perdeu mais um gol para o São Paulo. Após driblar três vezes o goleiro Diego, chutou prensado e a bola foi para escanteio. A essa altura, o Fla tinha Obina no lugar de Ramirez, que teve atuação apagada.

A torcida do Flamengo, revoltada com mais uma derrota, passou a hostilizar os jogadores e uma parte dos torcedores assistiu os minutos finais de costas para o campo, aos gritos de "time horroroso".

Desta forma, não viram o belo gol de Thiago, as 42min, em chute da meia-lua, e nem o de Mineiro, aos 45min, que pegou rebote de um chute de Thiago e, sem goleiro, marcou mais um.

Muito menos viram o golaço de Souza aos 46min, que da intermediária mandou no ângulo direito de Diego, fechando o massacre tricolor.

FLAMENGO
Diego; Leonardo Moura, Júnior Baiano, Renato Silva e André; Róbson (Marcelo), Jônatas, Diego Souza e Renato; Josafá (Fábio Júnior) e César Ramírez (Obina)
Técnico: Andrade

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cicinho, Edcarlos, Lugano e Júnior; Mineiro, Josué, Leandro Bomfim (Renan) e Richarlyson; Amoroso (Souza) e Christian (Thiago)
Ténico: Paulo Autuori

Local: estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Marco Antonio Gomes (Fifa-MG) e Marco Antônio Martins (MG)
Cartões amarelos: Júnior Baiano (F), Lugano (S), Edcarlos (S), Souza (S)
Cartões vermelhos: Renato (F), Júnior (S)
Gols: Edcarlos, aos 3min, Josafá, aos 9min Ecarlos, aos 24min, Amoroso, aos 43min do primeiro tempo; Thiago, aos 42min, Mineiro, aos 45min, Souza, aos 46min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias