! Santo André vence Grêmio, mas está fora da 'B' - 14/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/10/2005 - 22h28
Santo André vence Grêmio, mas está fora da 'B'

Da Redação
Em São Paulo

Já classificado para o quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Santo André na noite desta sexta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. A vitória dos visitantes por 2 a 0 impôs à equipe gaúcha sua primeira derrota em casa nesta fase, mas não foi suficiente para manter vivo o sonho dos paulistas de chegarem à Primeira Divisão em 2006.

GOLEADA DO SANTA CRUZ
O Santa Cruz precisava apenas de um empate para garantir vaga no quadrangular final da Série B, mas foi com tudo para cima do já eliminado Avaí e goleou por 5 a 1. Com isso, a equipe tricolor terminou na liderança do Grupo A e conquistou a vantagem de fazer a última partida da próxima fase no estádio Arruda, em Recife. Leia mais
Para que isso fosse possível, o Santo André precisava vencer por cinco gols de diferença e ainda torcer por uma derrota do Santa Cruz, que goleou o Avaí por 5 a 1, em Recife, e tirou a primeira colocação do Grupo A do Grêmio, que terminou com 12 pontos somados.

Dessa maneira, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes perde o direito de fazer a última partida da próxima fase em casa, o que aconteceria caso a liderança se concretizasse. O time do ABC, por sua vez, terminou na terceira colocação, com dez pontos.

A estréia de Grêmio e Santa Cruz no quadrangular final da Série B ainda não foi definida pela CBF. Como ainda falta um classificado no Grupo B (o Náutico já se garantiu), que será definido neste sábado, a entidade deve divulgar as datas apenas no início da próxima semana.

O jogo
Precisando de uma expressiva vitória para seguir na disputa por uma vaga na elite, o Santo André foi logo de cara ao ataque. No entanto, a equipe esbarrou na boa marcação do Grêmio e teve dificuldade para criar jogadas de perigo. O time gaúcho, por sua vez, administrou a posse de bola.

O primeiro bom momento do time do ABC paulista aconteceu aos 10min. Após boa jogada de André Luiz pela esquerda, a bola ficou com o atacante Sandro Gaúcho. O jogador dominou e chutou prensado com um zagueiro por cima do gol gremista.

Enquanto o Santo André buscava o primeiro gol, o Grêmio conseguiu apenas esboçar alguns inícios de contra-ataque. Porém, na maioria deles, o atacante Ricardinho não conseguiu chegar com força perto do gol defendido por Júlio César.

De tanto insistir, o clube paulista marcou um gol aos 39min. O atacante Rodrigão recebeu passe na meia-lua e chutou de perna direita. Um desvio na zaga dificultou a defesa do goleiro Galatto, que apenas observou a bola entrar no seu canto direito.

"Criamos muitas oportunidades de gol e conseguimos marcar um gol, mas precisamos de mais. No segundo tempo vamos tentar marcar o máximo de gols possível para ainda sonhar com a classificação. Precisamos pelo menos fazer a nossa parte", declarou Rodrigão, no intervalo.

No segundo tempo, o Grêmio mudou sua postura e passou a atacar mais. Tanto que teve ótima chance de empatar aos 16min. O atacante Lipatin recebeu passe na esquerda da grande área e chutou cruzado. Bem colocado, Júlio César fez boa defesa, espalmando por cima do gol.

Dois minutos depois da melhor chance do time tricolor na partida, porém, o Santo André ampliou. Após cobrança de falta cruzada da direita, o atacante Sandro Gaúcho subiu entre os zagueiros e cabeceou para o fundo do gol.

O placar, no entanto, não foi suficiente para dar uma vaga na fase final ao time paulista.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias