! Portugal empata com a Rússia e fica a um ponto da Copa - 07/09/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  07/09/2005 - 13h50
Portugal empata com a Rússia e fica a um ponto da Copa

Da Redação
Em São Paulo

A seleção de Portugal não soube aproveitar a vantagem de atuar com um jogador a mais desde o final do primeiro tempo e ficou apenas no empate em 0 a 0 com a Rússia nesta quarta-feira, em Moscou, pelas eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2006. Mesmo assim, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari continua perto da vaga no Mundial, precisando apenas de um empate para se classificar.

EFE
Dois jogadores da Rússia tentam tirar a bola de Figo no empate de 0 a 0 em Moscou
Com o resultado desta quarta-feira, Portugal mantém cinco pontos de vantagem em relação à Rússia e à Eslováquia, faltando apenas duas rodadas para o término das eliminatórias.

Assim, Portugal pode conseguir a vaga na próxima rodada, quando enfrenta em casa a frágil seleção de Liechtenstein. Um empate colocará o time de Felipão no Mundial da Alemanha porque Portugal leva vantagem no confronto direto tanto contra russos quanto contra eslovacos.

"Foi um resultado positivos. Temos pela frente mais seis pontos e não pretendemos perder nenhum deles", disse Felipão.

Na partida desta quarta-feira, Portugal jogou de luto pela morte do pai do atacante Cristiano Ronaldo. Mesmo abalado, o jogador disputou a partida e desperdiçou algumas boas oportunidades.

Mas foi a Rússia quem começou melhor, pressionando os portugueses. O goleiro Ricardo evitou o gol dos donos da casa em duas oportunidades antes dos 16 minutos.

A partir daí, Portugal equilibrou as ações, apesar de não levar muito perigo ao gol de Akinfeev. Só após a expulsão do capitão da Rússia, Smertin, por falta violenta, a seleção portuguesa passou a pressionar a meta adversária.

No segundo tempo, Portugal teve grandes chances para marcar. Aos 6min, Deco achou Pauleta na área, mas o atacante demorou para dominar a bola e perdeu a oportunidade. Dez minutos depois, Pauleta desperdiçou outra boa chance, desta vez após passe de Figo.

Felipão então se irritou com Pauleta e substituiu o jogador por Hélder Postiga. Logo no primeiro lance, o "talismã" português arriscou de fora da área e Akinfeev fez a defesa. A Rússia devolveu o perigo logo depois, em chute de Arshavin que foi para fora.

No final, Portugal diminuiu o ritmo e administrou o resultado, mantendo a invencibilidade nas eliminatórias e a fama de algoz da Rússia (em sete jogos contra o rival, foram cinco vitórias, um empate e uma derrota).

No outro jogo do grupo, a Eslováquia não passou de um 1 a 1 com a Letônia fora de casa. Os eslovacos abriram o placar aos 35min do primeiro tempo, com Robert Vittek, mas levaram o empate aos 29min da etapa final, por intermédio de Jurijs Laizans.

Na próxima rodada, a Eslováquia enfrenta a Estônia e a Rússia pega a seleção de Luxemburgo. Na última rodada, eslovacos e russos se enfrentam, em jogo que vai definir quem manterá a chance de ir para a Copa.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias