! No clássico gaúcho, Inter goleia Juventude e é vice-líder - 17/07/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/07/2005 - 20h01
No clássico gaúcho, Inter goleia Juventude e é vice-líder

MBPress
No Rio de Janeiro

Com um primeiro tempo fulminante, o Internacional goleou o Juventude por 5 a 2, neste domingo à tarde, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O resultado colocou a equipe colorada na vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Iarley, Índio e Jorge Wagner, este último duas vezes, fizeram 4 a 0 para o Inter em pouco menos de 20 minutos, dos 10min aos 29min. No segundo tempo, Rafael Sóbis ampliou. Naldo e Zé Carlos diminuíram no fim.

Esta foi a quarta vitória seguida do Inter. A arrancada colorada levou a equipe aos 25 pontos ganhos, apenas um a menos que a líder Ponte Preta. Já o Juventude, com 19 pontos, ocupa a nona colocação.

QUARTA VITÓRIA SEGUIDA
São Paulo 1 x 3 Internacional
Internacional 2 x 1 São Caetano
Vasco 2 x 4 Internacional
Internacional 5 x 2 Juventude
Com os cinco gols marcados, o Internacional tem agora o melhor ataque da competição, junto com Santos e Corinthians, com 24 gols.

Para o Juventude, o jogo marcou a estréia do técnico Dorival Júnior, que substituiu Ivo Wortmann. O ex-treinador deixou a equipe para dirigir o Dínamo de Moscou, após 1 ano e 4 meses no clube. Mesmo sem querer mudar muito o time, a primeira providência do atual comandante foi barrar Túlio Maravilha.

Mas, o que mudou mesmo na equipe foi o desempenho de seu sistema defensivo. Pela primeira vez no ano, contando o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil, o Juventude sofreu tantos gols numa única partida.

Na próxima rodada, o Internacional volta a jogar no Beira-Rio. Na quarta-feira, o time recebe o Goiás, às 20h30. O Juventude viaja até o Rio de Janeiro, onde enfrenta, na quinta-feira, o Flamengo, no estádio Luso-Brasileiro, às 20h30.

O jogo
O jogo começou movimentado e, antes dos 5min, Juventude e Internacional já haviam criado uma situação de gol cada. Mas logo os donos da casa tomaram conta da partida e abriram o placar.

CLÁSSICO GAÚCHO
Com o Grêmio disputando a Segunda Divisão, não haverá Gre-Nal neste Brasileiro. Com isso, Internacional e Juventude é o único clássico gaúcho do campeonato.

Os confrontos entre os times ganharam proporções de clássico, em 1998, quando decidiram um Campeonato Gaúcho, e em 1999, quando disputaram uma vaga às quartas-de-final da Copa do Brasil. Nas duas vezes, o time alviverde venceu.

Apesar da goleada deste domingo, normalmente o jogo entre Inter e Juventude é equilibrado. Com esta partida, cada equipe venceu seis vezes, além de três empates, em Brasileiros. Em número de gols, antes do jogo os dois times estavam empatados.
Aos 10min, após cobrança de escanteio, Doni cortol mal a bola e Iarley pegou a sobra, batendo de primeira.

O primeiro gol desmontou todo o time do Juventude, que viu o Inter ampliar apenas quatro minutos depois. Jorge Wagner cobrou falta para a área e Índio, livre, cabeceou para dentro do gol.

A pressão continuou e Doni, que salvou sua equipe aos 16min, em chute de Alex, falhou pouco depois, aos 27min. Jorge Wagner chutou de fora da área, o goleiro do Juventude bateu com a mão na bola, mas sem força para evitar o gol.

Mais uma vez o Inter aproveitou o impacto de um gol para marcar outro na seqüência. Aos 29min, Rafael Sóbis cruzou no segundo pau, a bola passou por Doni e Jorge Wagner, novamente, só empurrou de cabeça.

Na volta para a segunda etapa, o Inter continuou melhor nos primeiros minutos e esteve mais próximo de fazer o quinto gol do que de sofrer o primeiro. Perdido em campo, o Juventude começou a abusar das faltas, tornado o jogo violento.

Quando a equipe colorada diminuiu seu ritmo, o Juventude assustou, mas apenas em cobranças de falta. Primeiro com Jaílson, aos 18min, e depois com Naldo, aos 23min. Os dois chutes passaram perto do gol de Clemer.

O Inter voltou a forçar e ampliou sua vantagem aos 31min. A defesa do Juventude errou, a bola ficou com Rafael Sóbis, que partiu no contra-ataque desde o meio do campo e tocou na saída de Doni, da entrada da área.

Com a goleada, os donos da casa permitiram o crescimento do Juventude. Assim, a equipe de Caxias marcou duas vezes. Naldo marcou aos 37min, em cobrança de falta -ainda acertou o travessão de Clemer aos 39min, e Zé Carlos, aos 46min, encerrou a contagem em cobrança de pênalti.

INTERNACIONAL
Clemer; Índio, Wilson e Vinícius (Welington); Elder Granja (Ceará), Edinho (Gavilán), Fernandão, Jorge Wagner e Alex; Iarley e Rafael Sobis
Técnico: Muricy Ramalho

JUVENTUDE
Doni; Chicão, Naldo e Antônio Carlos; Magal, Bruno Lança, Lauro, Leandro Moreno (Enilton) e Jaílson (Daniel); William (Caíco) e Zé Carlos.
Técnico: Dorival Júnior

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS)
Auxiliares: José Otávio Dias Bitencourt e José Antônio Chaves Franco Filho (ambos do RS)
Cartões amarelos: Antonio Carlos (J), Chicão (J), Wilson (I), Bruno Lança (J), Iarley (I)
Gols: Iarley, aos 10min, Índio, aos 14min, e Jorge Wagner, aos 27min e aos 29min do primeiro tempo; Rafael Sóbis, aos 31min, Naldo, aos 37min, e Zé Carlos, aos 46min do segundo tempo

Leia mais


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias