! Rosinei se destaca e Corinthians vence Palmeiras - 10/07/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  10/07/2005 - 17h51
Rosinei se destaca e Corinthians vence Palmeiras

MBPress
Em Campinas

Folha Imagem 
Rosinei faz 2 e é o grande nome do Corinthians na vitória sobre o Palmeiras
Vencer o clássico deste domingo era fundamental para Márcio Bittencourt e Paulo Bonamigo. Na tarde em que os treinadores apostaram nas estréias dos galácticos Javier Mascherano e Carlos Gamarra, quem brilhou foi o prata-da-casa Rosinei, que entrou no segundo tempo, fez dois gols e garantiu a salvação do comandante alvinegro com a vitória por 3 a 1, de virada, no estádio do Morumbi.

O triunfo ameniza a pressão sobre o treinador, principalmente após as duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro para Fluminense e Fortaleza. Durante a semana passada, até mesmo o presidente do clube, Alberto Dualib, não garantia a permanência do técnico dependendo do resultado do clássico com o arqui-rival.

A sorte de Márcio começou a virar ainda no intervalo do duelo. O treinador sacou Carlos Alberto para a entrada de Rosinei. Depois de ver o arqui-rival inaugurar o marcador, o time de Parque São Jorge conseguiu a virada com um gol de Gustavo Nery e dois do garoto oriundo das categorias de base.

"Sempre estou preparado para entrar. O Carlos Alberto é um jogador muito importante, que briga dentro de campo e está sempre ajudando o time, mas também sei das minhas condições", ressaltou o meia.

A ESTRÉIA DE GAMARRA

Apesar de ter atuado apenas cinco vezes desde agosto do ano passado, Gamarra mostrou mais uma vez a velha classe que já havia conquistado a torcida corintiana.

O paraguaio quase marcou um gol no primeiro tempo, ao pegar de voleio uma bola dentro da área, que Fábio Costa conseguiu espalmar.

No entanto, ele teve papel decisivo no terceiro gol do rival, perdendo a bola para Mascherano. O argentino lançou, Jô cruzou e o Rosinei fechou o marcador.
A derrota faz Bonamigo balançar mais uma vez. Mesmo com a goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo, na última rodada, o técnico ainda convive com a sombra de Emerson Leão, sonho declarado de alguns diretores que chegaram a discutir salários com o ex-goleiro.

"Eu estarei tranqüilo independentemente do que aconteça. Existem pessoas competentes no Palmeiras para avaliar meu trabalho", afirmou.

Além de deixar em aberto a possível troca da comissão técnica, o Palmeiras segue em situação instável na classificação do Nacional-05. A equipe permanece com 13 pontos, em 15° lugar, e passa a se preocupar com a zona do rebaixamento.

Do outro lado, o resultado deste domingo faz o Corinthians quebrar uma série de duas derrotas (Fluminense e Fortaleza) e chegar agora aos 19 pontos, se aproximando da zona de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano.

Reencontro
A partida deste domingo marcou a volta do torcedor corintiano às arquibancadas após 49 dias. O clube foi punido pelo STJD por causa de torcedores que invadiram o gramado do Pacaembu na derrota por 5 a 1 para o São Paulo. O time não atuava na capital desde o dia 22 de maio, quando venceu o Figueirense por 2 a 1.

No período em que atuou em Mogi Mirim, o alvinegro derrotou o Flamengo por 4 a 1 e perdeu para o Fluminense por 1 a 0. Ambos os jogos foram realizados com as arquibancadas vazias, já que a punição não permitia a venda de ingressos, além de uma multa em dinheiro.

Corinthians e Palmeiras voltam a campo no próximo sábado. O alviverde recebe o Fortaleza, às 18h10, no Parque Antarctica. Já o time do Parque São Jorge visita o Paraná, no mesmo horário, no estádio Pinheirão.

O jogo
Mais objetivo, o Corinthians perdeu logo aos 2min a primeira grande oportunidade. Mascherano deu belo passe para Jô pelo meio. O atacante saiu na cara de Marcos, mas finalizou errado e mandou por cima da meta.

A ESTRÉIA DE MASCHERANO

Durante sua apresentação, o volante Mascherano fez questão de ressaltar que não era um jogador violento. Pelo menos no clássico contra o Palmeiras, o argentino conseguiu provar isso.

Mesmo sem fazer uma grande exibição, o marcador soube anular as jogadas do alviverde pela esquerda por meio das descidas de Lúcio e da aproximação de Pedrinho.

Para coroar a estréia, Mascherano iniciou a jogada que culminou no terceiro gol alvinegro, marcado por Rosinei.
Com mais posse de bola, o alvinegro fez o camisa 1 palmeirense trabalhar dois minutos mais tarde. Roger cobrou falta da intermediária, a bola fez uma curva para a direita e o goleiro conseguiu desviar para escanteio.

Errando muitos passes pelo meio, o Palmeiras foi obrigado a utilizar as laterais para atacar. Aos 9min, após cruzamento da direita, Alex Afonso se antecipou a Marinho na pequena área, porém, furou na hora de finalizar.

Depois de corrigir a marcação sobre Roger e Carlos Alberto, o alviverde conseguiu amenizar as jogadas de perigo do rival e quase inaugurou o placar aos 25min com Gamarra. Gustavo Nery não conseguiu afastar cruzamento da direita e o zagueiro pegou de voleio no meio da área. Fábio Costa fez grande defesa.

Cinco minutos mais tarde, o Palmeiras teve nova chance de abrir o placar. Marcinho não conseguiu desviar levantamento feito pela esquerda, a bola desviou em Marcelo Mattos e tocou no travessão.

O Corinthians só voltou a assustar aos 41min. Gustavo Nery fez jogada pela esquerda e rolou para Tevez. O argentino recebeu na entrada da área e chutou com a parte de fora do pé direito, mandando a bola por cima da meta de Marcos.

Na volta do intervalo, o Palmeiras reapareceu melhor e chegou ao primeiro gol aos 5min. Fábio Costa cortou cruzamento para a área, mas a bola sobrou para Gamarra. O paraguaio chutou e Leonardo Silva desviou de cabeça para o fundo das redes.

TUMULTO NO FIM DO JOGO

Nos acréscimos, Baiano cometeu falta dura em Tevez. Expulso, o lateral pegou a bola e chutou contra o argentino, ocasionando uma confusão generalizada. Para o palmeirense, Tevez fez "palhaçadas". Já o corintiano pediu desculpas por cuspe polêmico.
A reação do Corinthians foi imediata. Aos 7min, Roger cobrou falta, a zaga do Palmeiras não conseguiu cortar e Gustavo Nery apareceu entre os zagueiros para deixar tudo igual novamente.

Com a entrada de Rosinei no lugar de Carlos Alberto, o time de Márcio Bittencourt ganhou mais força na marcação e espaço no ataque. Aos 16min, Gustavo Nery recebeu lançamento de Roger na esquerda e cruzou. Rosinei pegou de primeira e virou o placar.

Aos 21min, o terceiro gol alvinegro aconteceu. Mascherano roubou a bola de Gamarra e tocou para Jô na direita. O atacante cruzou na medida e Rosinei, na segunda trave, apenas desviou para o gol.

Com a desvantagem, o Palmeiras passou a atacar no desespero. Sem organização, o time ainda tentou pressionar, mas abriu espaços para o Corinthians, que parou nas boas defesas do goleiro Marcos.

No final do jogo, Baiano foi expulso após receber uma cusparada de Tevez e chutar a bola contra o argentino, causando um tumulto generalizado. Na confusão, o corintiano Hugo também recebeu cartão vermelho.

CORINTHIANS
Fábio Costa; Édson, Marinho, Betão e Gustavo Nery (Marcus Vinícius); Marcelo Mattos, Mascherano, Carlos Alberto (Rosinei) e Roger (Hugo); Tevez e Jô
Técnico: Márcio Bittencourt

PALMEIRAS
Marcos; Gamarra, Nen e Leonardo Silva; Baiano, Alceu (Cristian), Correa, Pedrinho e Lúcio (Fabiano); Marcinho e Alex Afonso (Warley)
Técnico: Paulo Bonamigo

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Marinaldo Silvério e Valter José dos Reis (SP)
Cartões amarelos: Baiano (P), Carlos Alberto (C), Pedrinho (P), Mascherano (C), Correa (P), Baiano (P)
Cartões vermelhos: Baiano (P) e Hugo (C)
Gols: Leonardo Silva, aos 5min, Gustavo Nery, aos 7min, e Rosinei, aos 16min e aos 21min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias