! Dois jovens pintam como promessas em Minas - 23/05/2005 - Pelé.Net - Revista
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/05/2005 - 13h39
Dois jovens pintam como promessas em Minas

João Marcos Dias e Cândido Henrique Silva, do Pelé.Net

BELO HORIZONTE - Doze anos depois de ver despontar o talento fenomenal de Ronaldo, Minas Gerais volta os olhos novamente para dois adolescentes de Atlético-MG e Cruzeiro que pintam como promessas do futebol brasileiro. O atleticano Ramon, que completa 17 anos nesta terça-feira, e o cruzeirense Kerlon, de 17, revivem em 2005 uma disputa que faz lembrar o início da década de 1990.

Em 1993, então com 16 anos, Ronaldo chegou ao Cruzeiro. O Fenômeno logo se destacou, pouco ficou nas categorias de base do clube, estreou como profissional em abril e um ano depois já disputava sua primeira Copa do Mundo. O desenrolar da história é bem conhecido, o que pouca gente lembra é do "contraponto" do rival, o também atacante Reinaldo.

Reinaldo Rosa dos Santos tinha os mesmos 16 anos de Ronaldo, igualmente colecionava passagens por Seleções de base e logo foi alçado à condição de promessa alvinegra para rivalizar com Ronaldo. Mas, no fim das contas, acabou vendido ao Anderlecht, da Bélgica, em 1996, passou pelo Verona, da Itália, chegou a defender Palmeiras e Cruzeiro, mas não vingou.

Entre março e abril deste ano, a Seleção sub-17 campeã sul-americana na Venezuela teve como destaques os mineiros Ramon e Kerlon. O atleticano chamou a atenção pelo toque de bola, o porte físico, e os gols. Já o cruzeirense despontou como melhor jogador e artilheiro da competição e encantou com o drible em que, tal qual uma foca, equilibra a bola na cabeça.

Integrante de um clube com maiores necessidades, Ramon voltou da Venezuela e já passou a se observado pelo técnico Tite. Depois de sentar no banco de reservas algumas vezes, estreou na "fogueira", no segundo tempo da derrota por 1 x 0 para o Brasiliense, em 8 de maio. Três jogos como titular depois, o meia impressiona pela coragem e já é destaque do time.

Kerlon ganhou sua primeira chance na esteira do sucesso do amigo. Os dois se conhecem desde a Seleção sub-16 e são bons amigos, tanto que o cruzeirense desdenhou a rivalidade mineira e foi ao Mineirão assistir à primeira partida de Ramon como titular do Galo, o 1 x 1 contra o Ceará, dia 11 de maio. Dois dias depois, foi a sua vez de passar a treinar entre os profissionais do Cruzeiro.

Kerlon compõe no Cruzeiro um elenco numeroso e concorre com mais cinco meias por uma vaga no time. Aproveitando-se de uma brecha que foi o descanso da maioria dos titulares, o "Foquinha" estreou como profissional no 20 minutos finais da vitória por 5 x 0 sobre o Baraúnas, no último dia 18.

Antes reticente ao tratar do jogador, o técnico Levir Culpi já não se contém ao falar sobre o seu mais novo pupilo. "Ele tem uma perspectiva muito otimista e também é bem centrado. Sabe o que quer e tenho certeza que vai ter uma carreira muito importante pela frente", comentou o treinador.

Kerlon foi promovido ao elenco profissional após um período de indefinição sobre sua situação no clube. Ora treinava entre os juvenis, ora entre os juniores, e em boa parte do tempo atendia a jornalistas, inclusive estrangeiros. Na primeira entrevista que concedeu na Toca da Raposa II, o jogador comentou que teve 15 dias atribulados e perdeu a forma física.

Levir Culpi adverte para o risco de um deslumbramento que prejudique o desenrolar da carreira. "É muito perigoso perder o foco, o jogador tem que ter uma tranqüilidade. No caso do Kerlon, ele tem uma formação familiar excelente, tem tudo para vencer, tem carisma, mas tem um longo caminho para percorrer. Não adianta queimar etapas", destacou.

O próprio jogador já parece conformado a um papel de coadjuvante no início da carreira. "Quero trabalhar com o grupo, estar entre os 34, isso para mim é o mais importante agora. Não quero entrar de uma vez, quero entrar em um bom momento da equipe, o Cruzeiro vai ter paciência comigo, isso é o que eu espero. Entrar aos poucos mostrando meu valor", disse.

Chance conquistada

No Atlético, o técnico Tite também fez questão de ressaltar a qualidade de Ramon, que, segundo ele, conquistou um lugar no time por merecimento. "Não sou eu que estou dando a chance ao Ramon de começar como titular. Ele que está conquistando o espaço dele. O Ramon está fazendo ótimas partidas e merece um lugar no time", afirmou o treinador.

Com tantos jogadores experientes o cercando, Ramon recebe o apoio de companheiros como o goleiro Danrlei. "Eu acho que temos que deixá-lo tranqüilo. Ele não pode ficar inventando para agradar a torcida. O Ramon tem que jogar o futebol que ele sabe jogar e o faz muito bem. Deixe o garoto pegar o jeito primeiro. Ele tem muita competência para estar no grupo do Atlético", comentou.

Danrlei acredita que Ramon deve se espelhar no pentacampeão Ronaldinho Gaúcho, com quem jogou no Grêmio. "O Ronaldo é um bom exemplo para o Ramon. Ele foi subindo gradativamente e arrumando uma vaga no time titular já com 17 a 18 anos. Os atletas do próprio time titular já notavam que o Ronaldo merecia uma vaga no time profissional", recordou-se.

O atacante Euller, de 34 anos, disse que Ramon tem tudo para ser um grande jogador e ídolo da torcida atleticana. "Apesar do pouco tempo de profissional, nós percebemos que o Ramon é um jogador de muita qualidade individual. Ele tem um posicionamento tático muito bom e tem tudo para se tornar um grande jogador de futebol", ressaltou.

Leia também:
Tostão ainda quer ver Kerlon jogar
Ramon não quer ser só uma promessa
Kerlon imagina clássico contra Ramon
Colegas acolhem Kerlon e dão conselhos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias