! Nos pênaltis, Arsenal vence Manchester e leva a Copa da Inglaterra - 21/05/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  21/05/2005 - 13h44
Nos pênaltis, Arsenal vence Manchester e leva a Copa da Inglaterra

Da Redação
Em São Paulo

Pela primeira vez em sua longa história, a Copa da Inglaterra foi decidida nos pênaltis. Em um clima tipicamente britânico, com uma garoa quase intermitente, o Arsenal derrotou o Manchester por 5 a 4 (houve empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação) para ficar com o 10º título do torneio, diante de 75 mil torcedores no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales.

O "vilão" nas penalidades foi o meia Paul Scholes. O jogador, destaque do Manchester por toda a temporada, foi o único a desperdiçar uma cobrança, após colocar no canto direito e ver o goleiro Jens Lehmann defender. O experiente Vieira foi o responsável pela cobrança que garantiu o título ao Arsenal.

As duas equipes mantêm uma hegemonia da Copa da Inglaterra nos últimos anos. O Arsenal venceu em 2001, ao bater o Liverpool, e repetiu o feito nos dois anos seguintes, superando Chelsea e Southampton, respectivamente. No ano passado, o Manchester foi campeão ao vencer o até então desconhecido Millwall.

A decisão foi marcada pela polêmica, principalmente fora de campo. As três últimas partidas entre as equipes (duas pelo Campeonato Inglês e uma pela Copa da Liga Inglesa) foram cercadas de polêmica e trocas de acusações entre técnicos e jogadores. Em todos os três jogos, foi o time de Manchester que saiu vencedor - no campeonato, os "Red Devils" acabaram com uma invencibilidade do Arsenal que durava 49 jogos.

Com a bola rolando, o Arsenal sentiu a ausência de seu principal jogador, o francês Thierry Henry. O atacante, artilheiro do Campeonato Inglês, está machucado e foi vetado pelo departamento médico. A ausência fez com que o time criasse raras oportunidades de gol.

A final
O Manchester começou melhor a partida e foi mais perigoso durante o primeiro tempo. Logo aos 5min, a equipe chegou perto do gol, em lance do meia português Cristiano Ronaldo. O troco do Arsenal veio aos 23min, em cobrança de falta do espanhol Jose Antonio Reyes.

Quatro minutos depois, o Manchester chegou a marcar, mas o lance foi invalidado pela arbitragem. O goleiro do Arsenal, Jens Lehmann, fez bela defesa após tiro de Wayne Rooney, e Rio Ferdinand, impedido, empurrou para as redes.

O panorama do jogo não mudou na segunda etapa, com o Manchester dominando. Mas, pela primeira vez, o Arsenal se aproximou do primeiro gol da decisão, em chute perigoso de Robert Pires sobre o travessão.

Aos 41min, o Manchester criou a principal chance de gol da partida até então. Após cobrança de escanteio, a zaga do Arsenal ficou estática e a bola sobrou limpa para Ruud van Nistelrooy. O atacante holandês cabeceou firme no canto direito. Lehmann estava "batido" no lance, mas Fredrik Ljungberg, em cima da linha, salvou o Arsenal. A bola ainda tocou no travessão antes de a zaga afastar.

Com o empate sem gols, o jogo foi para a prorrogação. Campeão inglês da última temporada, o Arsenal chegou a assustar aos 7min, em cobrança de falta de Persie, que obrigou o goleiro Roy Carroll a realizar boa defesa no canto direito. O troco do Manchester quase foi fatal: em jogada dentro da área, Paul Scholes girou com velocidade e Lehmann fez uma intervenção salvadora no canto esquerdo. Antes do apito final, Reyes deu uma cotovelada em Cristiano Ronaldo e foi expulso.

Nas penalidades, o Manchester viu sua superioridade durante o tempo normal e a prorrogação ruir logo na segunda cobrança. Scholes colocou no canto direito, mas Lehmann conseguiu fazer a defesa. Nistelrooy, Cristiano Ronaldo, Rooney e Keane anotaram para o Manchester, enquanto Lauren, Ljungberg, Persie, Cole e Vieira garantiram o título para o Arsenal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias