! Corinthians vacila e mantém jejum em SP - 24/04/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/04/2005 - 17h52
Corinthians vacila e mantém jejum em SP

MBPress
Em São Paulo

Folha Imagem 
Marcelo Mattos comemora segundo gol corintiano no empate em casa; veja fotos
O Corinthians vacilou no início do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando em casa, o clube paulista não passou de um empate por 2 a 2 com o Juventude neste domingo, no Pacaembu.

Com este empate, o Corinthians mantém um retrospecto negativo diante de equipes do Rio Grande do Sul. Em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o clube paulista perdeu quatro vezes e empatou outras duas nos seis confrontos com adversários gaúchos.

Contra o Juventude, a situação do Corinthians é ainda pior. O clube paulista não bate a equipe de Caxias do Sul desde o dia 24 de maio de 2003, quando fez 3 a 0 no Pacaembu (dois gols de Gil e um de Rogério).

Desde então, Corinthians e Juventude se enfrentaram três vezes. No segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2003, o time gaúcho goleou por 6 a 1 e derrubou o técnico Geninho do comando da equipe paulista.

Folha Imagem 
Torcida do Corinthians exibe camisa gigante contra racismo e exclusão social
No ano passado, o retrospecto do Juventude contra o Corinthians foi ainda melhor. O time gaúcho venceu por 1 a 0 em Caxias do Sul e por 2 a 1 em São Paulo.

Além disso, a defesa corintiana, melhor do Paulistão (15 gols sofridos em 19 partidas), voltou a sofrer dois gols. Em 2005, o Corinthians havia sofrido dois ou mais gols num mesmo jogo em apenas quatro oportunidades. Isso não acontecia desde o dia 23 de março, quando o clube dirigido por Daniel Passarella empatou com o São Caetano, no Pacaembu, por 2 a 2.

Novo artilheiro
O gol da virada do Corinthians, aos 43min do primeiro tempo, foi marcado pelo camisa 5 Marcelo Mattos. O volante também havia anotado o segundo alvinegro na quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude.

GOLEIRO BETÃO
O zagueiro corintiano Betão deu uma de goleiro e evitou um gol do Juventude com a mão. O pênalti, porém, não foi marcado pela arbitragem. "Só vi que a bola passou pelo Fábio Costa e que eu consegui evitar o gol", esquivou-se. Leia mais
O inusitado é que estes são os dois primeiros gols da carreira de Marcelo Mattos. Contratado em 2005, o volante marcou mais vezes nesta temporada que o centroavante Bobô (um gol) e se aproxima de Jô e Gil (três gols cada um). O artilheiro do Corinthians é o argentino Carlitos Tevez (11 gols).

"Fico muito feliz por poder ajudar o Corinthians, que é a coisa mais importante. Estamos trabalhando muito para que as jogadas trabalhadas nos treinamentos funcionem nas partidas e o resultado está aí", avaliou Mattos.

Roupa nova II
O jogo deste domingo foi o segundo consecutivo em que a equipe do Parque São Jorge apresentou novidades em seu uniforme. Na quarta-feira, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, o time paulista colocou a inscrição "Corinthians sem racismo" em suas camisas.

Neste domingo, a camisa voltou a ser lisa (logo depois de acertar a parceria com o Corinthians, a MSI rompeu os contratos de patrocínio do clube). A grande novidade, portanto, foi a numeração fixa e a presença dos nomes dos jogadores acima dos números.

A numeração fixa, prática que já é adotada pelo São Paulo, mostrou algumas situações curiosas. O meia Carlos Alberto voltou a utilizar a camisa 19, número que tinha quando defendia o Porto. E o atacante Jô, titular ao lado de Tevez, ficou com a camisa 30.

O jogo
Dentro de casa, o Corinthians apostou em uma marcação forte sobre a saída de bola do Juventude. Com isso, o início do confronto se concentrou no campo de ataque da equipe do Parque São Jorge.

No entanto, quando conseguiu encaixar um contra-ataque, o Juventude inaugurou o placar. Logo aos 6min, Enílton recebeu lançamento nas costas do zagueiro Ânderson e chutou cruzado, de pé esquerdo, para vencer o goleiro Fábio Costa.

O gol deu mais tranqüilidade ao Juventude, que se retraiu. No entanto, a equipe gaúcha não conseguiu segurar o Corinthians. Logo aos 10min, o time da casa contou com a sorte para empatar. Coelho levantou da direita, Ânderson cabeceou para trás e Tevez arriscou de fora da área. A bola desviou na defesa e entrou no ângulo esquerdo de Doni.

O empate do Corinthians restabeleceu o panorama do início do confronto. E novamente, o Juventude quase aproveitou um contra-ataque. Enílton fez bom lançamento para William aos 33min e Fábio Costa saiu nos pés do meia para interceptar a conclusão.

Para o Corinthians, a melhor alternativa ofensiva era a bola parada. Foi assim que Coelho quase marcou, aos 42min. O camisa 14 cobrou falta da ponta esquerda e quase surpreendeu o goleiro Doni, que esperava um cruzamento e precisou defender no ângulo direito.

Na cobrança do tiro de canto, contudo, o Corinthians conseguiu a virada. Coelho levantou da direita e encontrou o zagueiro Ânderson no segundo pau. O camisa 3 desviou de cabeça para a pequena área e Marcelo Mattos, também de cabeça, completou para as redes.

Em vantagem, o Corinthians diminuiu o ritmo no segundo tempo. E isso deu mais espaços para o Juventude trabalhar a bola. Porém, o time gaúcho não mostrou força ofensiva e demorou para levar perigo ao gol de Fábio Costa.

Aos poucos, porém, o Juventude foi se tornando superior. A equipe gaúcha aproveitou a queda de desempenho do Corinthians e assumiu o controle do jogo. Aos 27min, Enílton recebeu de costas para Ânderson, girou e chutou de pé esquerdo. Fábio Costa caiu para o canto direito e defendeu com segurança.

Animado com esta oportunidade, o Juventude voltou a criar aos 31min. Edu Silva desceu pela esquerda e cruzou no segundo pau. Enílton tocou de cabeça, a bola passou por Fábio Costa e Betão salvou com a mão. O árbitro carioca Luiz Antônio Silva Santos, contudo, apontou apenas o escanteio.

Na cobrança da direita, William levantou no segundo pau e Naldo cabeceou sozinho para empatar o confronto no Pacaembu. Com justiça, o Juventude definiu o empate no Pacaembu.

CORINTHIANS
Fábio Costa; Ânderson, Betão e Sebá; Coelho, Marcelo Mattos, Rosinei (Ji-Paraná), Carlos Alberto e Edson; Jô (Gil) e Tevez
Técnico: Daniel Passarella

JUVENTUDE
Doni, Naldo, Camazolla e Chicão; Anderson (Daniel), Bruno Lança (Adriano), Leandro Moreno, William e Edu Silva; Zé Carlos e Enílton (Zé Rodolpho)
Técnico: Ivo Wortmann

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues e Vilmar Raul (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Sebá (C), Tevez (C), Chicão (J), Daniel (J), Rosinei (C), Enílton (J), Gil (C)
Gols: Enílton, aos 6min, Tevez, aos 10min, Marcelo Mattos, aos 43min do primeiro tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias