! Ipatinga surpreende, vence o Cruzeiro e conquista o Mineiro - 17/04/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/04/2005 - 17h58
Ipatinga surpreende, vence o Cruzeiro e conquista o Mineiro

MBPress
No Rio de Janeiro

Filial ou não, o Ipatinga é o campeão mineiro de 2005. A equipe do Vale do Aço mineiro deu um show na tarde deste domingo e bateu o Cruzeiro por 2 a 1, em pleno Mineirão. Os gols foram marcados por Léo Medeiros e Willian, no primeiro tempo. Fred descontou na etapa final, mas já era tarde.

Reuters 
Jogadores do Ipatinga comemoram conquista; veja o álbum de fotos
Com isso, o time do técnico Ney Franco conquistou o primeiro título de sua curta história, de menos de oito anos, e impediu o Cruzeiro de sagrar-se tricampeão, já que havia vencido em 2003 e 2004.

O Ipatinga terminou o campeonato invicto fora de casa, com cinco vitórias e três empates, terminando com 10 jogos e quase dois meses sem derrotas dos cruzeirenses. No total, o time do interior venceu nove vezes, obteve quatro empates e apenas um revés, contra o próprio Cruzeiro. Com a vitória, superou o rival e foi a melhor campanha da competição.

A conquista vingou ainda a derrota do clube para a "matriz" na Copa do Brasil, por 3 a 0, em Ipatinga, eliminando a necessidade do jogo de volta.

Para a disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro emprestou 17 jogadores para o time do interior, além da comissão técnica, liderada pelo técnico Ney Franco, ex-comandante das categorias de base do clube da capital.

Desde 1997, quando os cruzeirenses foram campeões em cima do Villa Nova, a única decisão com um time do interior aconteceu em 2002, quando só os pequenos disputaram o Mineiro e a Caldense foi campeã.

O jogo
O Mineirão estava em festa e era praticamente todo azul, mas a torcida cruzeirense tomou um susto logo aos 5min. Léo Medeiros, em jogada individual, levou pela direita, trouxe para o meio, passou por um marcador e chutou rasteiro. O goleiro Fábio falhou no lance e a bola entrou no ângulo esquerdo.

Não satisfeito com a abertura do placar, o Ipatinga foi para cima e quase aumentou aos 9min, quando Beto cobrou falta dentro da área. A zaga afastou e Kanu ficou com a sobra. O atacante bateu forte e levou muito perigo.

Reuters 
Paulinho (dir.) foge da marcação de Athirson na final; veja o álbum de fotos
Aos 15min, Léo Medeiros cobrou escanteio, a bola foi desviada de cabeça para trás e Willian, livre, completou para as redes da pequena área, calando a torcida do Cruzeiro. Logo no início da partida, o time do interior abria 2 a 0 e dominava a partida.

Ainda atônitos, os cruzeirenses nas arquibancadas pediam raça. Aos 20min, o técnico Levir Culpi resolveu arriscar e tirou Diogo, um volante, para colocar Jean, tentando dar maior poder ofensivo à equipe.

Animado, o Ipatinga chegou novamente com perigo aos 22min, quando Kanu tabelou com Walter, que bateu de cobertura. Fábio, adiantado, se esticou todo e fez grande defesa.

Nos contra-ataques, o time do interior estava prestes a marcar o terceiro. Aos 29min, Irineu cabeceou sozinho dentro da área, depois de cruzamento de falta, e a bola passou rente à trave direita. O goleiro Rodrigo Posso não havia feito uma defesa até então.

Aos 35min, Léo Medeiros achou Luizinho livre na área. Ele bateu colocado e Fábio espalmou, salvando o Cruzeiro. Aos 38min, Fred driblou um marcador e chutou rasteiro. A bola passou raspando a trave direita, no primeiro lance de real perigo da equipe da capital. O primeiro tempo terminou com vaias da torcida cruzeirense.

Na segunda etapa, o time de Levir Culpi voltou mais aceso. Logo a 1min, Jean arriscou de longe e Rodrigo Posso pegou bem. Aos 4min, Kanu girou rápido na área, mas chutou para fora.

Aos 6min, o Cruzeiro teve ótima chance em bola parada. O zagueiro Edu Dracena bateu forte e Rodrigo Posso fez a defesa parcial. No rebote, Fred cabeceou mal, mas o lance já tinha sido invalidado por impedimento do artilheiro. O panorama do segundo tempo era totalmente diferente. O Ipatinga se fechou todo na defesa, enquanto o Cruzeiro corria atrás do prejuízo.

Nos contra-ataques, o time do interior levava perigo, como aos 9min, quando Luizinho puxou a jogada na velocidade, tocou para Kanu, que abriu na esquerda para o chute de Beto. O lateral-esquerdo não pegou bem e Fábio fez ótima defesa, evitando o terceiro gol do adversário. O time do Vale do Aço ainda reclamou de um pênalti, mas o árbitro Alício Pena Júnior considerou toque involuntário.

Com o passar do tempo, o Cruzeiro aumentava a pressão. Aos 18min, Fred teve grande chance, antecipando-se após um cruzamento, mas Rodrigo Posso fez excelente defesa.

Aproximando-se do fim do jogo, a torcida cruzeirense começou a se dividir. Uma parte gritava olé quando o Ipatinga pegava na bola enquanto outra parte vaiava as manifestações contrárias.

Em campo, o Cruzeiro insistia em busca do primeiro gol para tentar a reação. Aos 32min, Ruy foi expulso por fazer falta dura no atacante Kanu.

Com um homem a menos, o Cruzeiro acabou conseguindo seu gol. Athirson achou Fred dentro da área, que bateu de direita para as redes, fazendo a torcida voltar a ter espernaça.

O time do interior desperdiçou contra-ataque aos 36min e, no lance, Edu Dracena se contundiu, sendo substituído por Patrick. O final foi dramático, com muita pressão cruzeirense em busca do empate, mas já era tarde.

CRUZEIRO
Fábio, Ruy, Edu Dracena (Patrick), Marcelo Batatais e Athirson; Maldonado, Diogo (Jean), Marabá e Kelly (Adriano); Lopes e Fred
Técnico: Levir Culpi

IPATINGA
Rodrigo Posso, Luizinho, Willian, Irineu e Beto, Fahel, Paulinho, Leandro e Léo Medeiros; Walter e Kanu
Técnico: Ney Franco

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 52.816 pagantes
Renda: R$ 444.285,00

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helbert Costa Andrade e Marcos Antônio Martins
Cartões amarelos: Maldonado, Marabá, Athirson (Cruzeiro); Beto, Léo Medeiros (Ipatinga)
Cartão vermelho: Ruy (Cruzeiro)
Gols: Léo Medeiros, aos 5min; Willian, aos 16min do primeiro tempo; Fred, aos 34min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias