! Fifa lança oficialmente o Mundial de Clubes 2005 - 05/04/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/04/2005 - 09h52
Fifa lança oficialmente o Mundial de Clubes 2005

Das agências internacionais
Em Tóquio (Japão)

A Fifa lançou oficialmente nesta terça-feira o Mundial de Clubes de 2005, que será disputado de 11 e 18 de dezembro deste ano, no Japão. A competição substitui ao Mundial Interclubes, que era disputado até o ano passado em uma partida entre o campeão da Copa Libertadores da América e o vencedor da Liga dos Campeões da Europa.

EFE 
Fifa lança logotipo do novo Mundial, que acontecerá em dezembro, no Japão
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Associação Japonesa, Saburo Kawabuchi, foram os protagonistas da cerimônia de lançamento, realizada em Tóquio. A entidade que rege o futebol mundial apresentou o logotipo do torneio e inaugurou uma sessão em seu site dedicada ao Mundial.

O novo torneio começou a tomar corpo no dia 17 de maio do ano passado, quando a Fifa anunciou que o Mundial Interclubes será substituído pelo Mundial de Clubes. "Mais do que a mudança de nome, a competição promete reunir as principais forças dos cinco continentes", disse o órgão, em comunicado oficial. "Precisávamos de uma competição que representasse todos os continentes", completou Blatter.

Em um hotel do bairro de Roppongi Hills, Blatter disse que o Mundial Interclubes, disputado até o ano passado, precisava ser ampliado porque não estava de acordo com o "espírito de solidariedade da Fifa" por ser disputado apenas pelos campeões europeu e sul-americano. "É bom que tenhamos os vencedores dos seis continentes, embora não tenha sido fácil convencer o Comitê Executivo e nem os clubes. Mas, no final, prevaleceu o espírito democrático e de solidariedade", disse o dirigente.

A primeira fase do novo Mundial será disputada pelos campeões continentais da África, Ásia, Concacaf e Oceania. Os classificados enfrentam os vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões, que entram na competição já nas semifinais.

Esta será a segunda edição de um Mundial organizado pela Fifa envolvendo equipes de todos os continentes. Em 2000, a entidade organizou um torneio no Brasil, que teve o Corinthians como campeão e o Vasco como vice.

Reuters 
Blatter defende a necessidade de um torneio com times de todos os continentes
Mesmo com o novo formato, europeus e sul-americanos seguem como os principais favoritos ao título. A Liga dos Campeões inicia a disputa das quartas-de-final nesta terça, com os duelos de ida entre Liverpool x Juventus, e Lyon x PSV, ambos às 15h45 (horário de Brasília).

Entre os sul-americanos, Atlético-PR, Palmeiras, Santo André, São Paulo e Santos, representantes brasileiros na Libertadores, têm chance de chegar ao Mundial.

De acordo com a Fifa, os ingressos para os sete jogos, cujos preços oscilarão entre 3 mil e 30 mil ienes (US$ 27 e US$ 272, respectivamente), serão colocados à venda no final desta semana.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias