! Contratações no RS: qualidade x quantidade - 27/01/2005 - Pelé.Net - Revista
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  27/01/2005 - 11h30
Contratações no RS: qualidade x quantidade

Paulo Ulbrich, do Pelé.Net

PORTO ALEGRE - Grêmio e Internacional estão apresentando filosofias de trabalho completamente diferentes nesta temporada de 2005. No duelo de contratações, que sempre chama a atenção das duas principais torcidas do Rio Grande do Sul, até o momento temos a "quantidade" contra a "qualidade".

Na realidade, o Tricolor foi praticamente obrigado a apelar para a contratação de jogadores baratos e em grande número. Após o vexatório rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2004, muitos profissionais não poderiam em hipótese alguma ser reaproveitados. Ao mesmo tempo, o clube está se preparando para um ingresso cada vez menor de receitas (as cotas da televisão, principal fonte de renda do clube, foi reduzida pela metade devido ao ingresso na Segunda Divisão).

O novo presidente gremista, Paulo Odone, confiou ao ex-jogador Mário Sérgio a tarefa de reestruturar o departamento de futebol. O gerente contratou para o cargo de treinador o uruguaio Hugo de León, outro integrante do time campeão do mundo em 1983.

"Temos a tarefa de colocar o Grêmio novamente em um lugar entre os grandes do Brasil. Por isso, nada melhor que contar com a competência de duas pessoas que são profundamente identificadas com a torcida", destacou Odone.

Como Hugo de León ainda não está 100% atualizado sobre o mercado brasileiro, coube também a Mário Sérgio a montagem do elenco. O agora "cartola" teve que contar com algumas armas secretas, como o seu carisma, por exemplo. Sem dinheiro, os primeiros reforços foram assegurados na base da "camaradagem".

"Eu tenho um bom trânsito entre os clubes e estou tentando dizer que, em determinados casos, é melhor para um jogador atuar pelo Grêmio e ficar valorizado que não ter chance para demonstrar o seu valor nesta outra equipe", declarou Mário Sérgio, que, em nome do Tricolor, se ofereceu para pagar somente os salários de alguns dos atletas.

Até o momento, 14 profissionais já se apresentaram no estádio Olímpico. São eles os goleiros Eduardo e Márcio (que chegou a ser dispensado, mas renovou no começo do ano); os laterais Gustavo e Márcio Alexandre; os zagueiros Dênis, Marcelo Oliveira e Michell; os volantes Marcus Vinícius, Douglas Silva e Jeovânio; os meias Marcelo Oliveira e Ênio; e os atacantes Somália e Fábio Bala.

Vale lembrar que Cássio (meia-atacante), Vladmir (lateral) e Reginaldo (volante) passam por um período de testes e serão contratados em definitivo apenas se aprovados por Hugo de León.

Entre estes 14 nomes citados, poucos são os jogadores mais conhecidos no cenário nacional. Marcus Vinícius, ex-Ponte Preta, Douglas Silva, ex-Flamengo, Fábio Bala, ex-Flu, e Somália, ex-São Caetano, passaram a ser os principais destaques de uma equipe que já cedeu inúmeros profissionais para a Seleção Brasileira.

O período de contratações do Grêmio teve ainda um momento de enorme frustração. O volante Adriano, ex-São Paulo, chegou a confirmar a sua transferência para o estádio Olímpico, mas no chamado último instante recuou e optou por defender o Juventude - teria recebido uma determinada quantia antecipada do Alviverde de Caxias do Sul.

Este fato irritou profundamente Mário Sérgio. "Um profissional tem que cumprir a sua palavra, independentemente do dinheiro. Ele já havia acertado com o Grêmio e acabou tendo uma atitude de mau-caráter", declarou o dirigente. O jogador, por sua vez, acusou o Tricolor de uma certa demora na definição do negócio.

Por outro lado, o Inter foi beneficiado pela competente campanha realizada na última temporada. Oferecendo uma boa estrutura, a equipe conseguiu segurar os seus principais destaques. Não obstante, as finanças em dia permitiram que grandes reforços acertassem as suas transferências para o estádio Beira-Rio.

Somente do Exterior vieram três jogadores: o meia-atacante Jorge Wagner (ex-Lokomotiv Moscou); o centroavante Souza (ex-Marítimo, de Portugal); e o volante Paulo César Tinga (ex-Sporting, também de Portugal). Os outros três novos integrantes do grupo foram adquiridos no próprio País, mas todos atravessando um bom momento em suas carreiras: o volante Augusto Recife (ex-Cruzeiro); o zagueiro Índio (ex-Juventude); e o lateral-direito Pedro (ex-Vitória).

Outro atleta que pode ser considerado como um reforço é o jovem centroavante Leandrão. O "prata da casa" vinha servindo apenas como moeda-de-troca para o Inter nas últimas temporadas, pois era considerado extremamente indisciplinado. No início deste ano, no entanto, o treinador Muricy Ramalho solicitou que ele recebesse uma nova chance, tendo sido prontamente atendido.

Mesmo perdendo o "clássico" das contratações por 14 x 7, o Colorado de imediato passou a ser considerado o grande favorito para a conquista do título do Campeonato Gaúcho. A competição começará a ser disputada a partir deste final de semana.

O presidente alvirrubro Fernando Carvalho cumpriu a promessa realizada durante a campanha para a sua reeleição. O dirigente havia revelado a intenção de investir bastante em futebol no decorrer do ano.

Não está descartada ainda a transferência de um novo centroavante para o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Obina, que atuou pelo Vitória em 2004, foi tentado, mas os seus salários estavam fora da realidade financeira do clube. A urgência ou não desta contratação será definida de acordo com o aproveitamento de Souza e Leandrão nos primeiros meses do ano.

"Além de manter a boa base que já vinha jogando no último ano, a direção ainda se esforçou para trazer outros profissionais de qualidade, deixando o grupo ainda mais experiente. Isso nos faz acreditar que o Internacional terá ainda maiores chances de conquistar títulos importantes em 2005", revelou o veterano goleiro Clemer, ainda em meio à pré-temporada, realizada recentemente no município de Bento Gonçalves.

"O Inter conseguiu formar um grupo ainda melhor este ano. Os reforços que estão chegando são realmente de grande nível", concordou o líbero Sangaletti, que deverá passar a amargar apenas um lugar no banco de reservas do Internacional.

A maior "novela" entre as contratações do Colorado foi sem dúvida alguma a de Jorge Wagner. O meia-atacante vinha sendo sondado desde o encerramento do ano anterior. Mesmo após a sua chegada no Beira-Rio, ele não ficou à disposição do treinador Muricy Ramalho, pois seguiu discutindo com o Lokomotiv Moscou por uma dívida de cerca de US$ 100 mil.

Jorge Wagner assinou o seu contrato com o Inter somente nesta terça-feira. Por causa disso, não terá condições legais de atuar nas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil.

Confira as contratações do Grêmio:

Eduardo
Nome: Eduardo Allax Scherpel
Posição: goleiro
Nascimento: 02/07/77
Local: Rio de Janeiro/RJ
Peso: 87 Kg
Altura: 1,93m
Clubes: Portuguesa/RJ, Coritiba/PR, Bangu/RJ e Atlético/MG

Márcio
Nome: Márcio Augusto dos Santos Aguiar
Posição: goleiro
Nascimento: 20/12/81
Local: São Paulo/SP
Peso: 87 Kg
Altura: 1,92m
Clubes: São Paulo/SP, Paulista/SP e Grêmio

Dênis
Nome: Denisson Ricardo de Souza
Posição: zagueiro
Nascimento: 27/06/74
Local: Belo Horizonte/MG
Peso: 80kg
Altura: 1,85m
Clubes: América/MG, Botafogo/RJ, Goiás/GO, Sporting Cristal/PER, Palmeiras/SP, Portuguesa/SP e Paysandu/PA

Michell
Nome: Michell Nunes
Posição: zagueiro
Nascimento: 10/12/78
Local: Imbituba/SC
Peso: 84 Kg
Altura: 1,85m
Clubes: Tubarão/SC, Joinville/SC, Marcílio Dias/SC, Sertãozinho/SP e Esportivo/RS

Marcelo Oliveira
Nome: Marcelo José Oliveira
Posição: zagueiro
Nascimento: 05/09/81
Local: Sta. Rita do Sapucaí/MG
Peso: 78 Kg
Altura: 1,86m
Clubes: Ulbra/RS e Corinthians/SP

Gustavo
Nome: Gustavo Ratunde de Carvalho
Posição: lateral-direito
Nascimento: 01/03/80
Local: Goiânia/GO
Peso: 68kg
Altura: 1,78m
Clubes: Vila Nova/GO, Bom Jesus/GO e Goiás/GO

Márcio Alexandre
Nome: Márcio Alexandre Soriano
Posição: lateral-esquerdo
Nascimento: 11/11/80
Local: Lucélia/SP
Peso: 62 kg
Altura: 1,71m
Clubes: Rio Branco/SP, Vitória de Guimarães/POR e Goiás/GO

Douglas Silva
Nome: Douglas Silva
Posição: volante
Nascimento: 15/03/80
Local: Rio de Janeiro/RJ
Peso: 79 Kg
Altura: 1,81m
Clubes: Bangu/RJ, Atlético/PR, Sport/PE, Atlético/PR e Flamengo/RJ

Jeovânio
Nome: Jeovanio Rocha do Nascimento
Posição: volante
Nascimento: 11/11/77
Local: Goiânia/GO
Peso: 76 Kg
Altura: 1,73m
Clubes: Atlético/GO, América/SP, Figueirense/SC, Palmeiras/SP e Figueirense/SC.

Marcus Vinícius
Nome: Marcus Vinícius de Souza Ozias
Posição: Volante
Nascimento: 28/04/73
Local: Alfenas/MG
Peso: 85 Kg
Altura: 1,88m
Clubes: Caldense/MG, Ponte Preta/SP, Atlético/PR, Cruzeiro/MG, Portuguesa/SP, Beijing/CHI, Juventude/RS e Ponte Preta/SP

Márcio Oliveira
Nome: Márcio José de Oliveira
Posição: meia
Nascimento: 20/07/84
Local: Irapuã/SP
Peso: 67 Kg
Altura: 1,71m
Clubes: Cruzeiro/MG

Ênio
Nome: Ênio Oliveira Júnior
Posição: meia-atacante
Nascimento: 16/05/81
Local: Porto Alegre/RS
Peso: 72 Kg
Altura: 1,75m
Clubes: Mogi Mirim/SP, São Caetano/SP, Samsung/COR e Portuguesa/SP

Fábio Bala
Nome: Fábio Pereira de Oliveira
Posição: atacante
Nascimento: 30/09/81
Local: Manaus/AM
Peso: 73 Kg
Altura: 1,72m
Clubes: Fluminense/RJ

Somália
Nome: Wanderson de Paula Sabino
Posição: atacante
Nascimento: 22/06/77
Local: Vitória/ES
Peso: 78 Kg
Altura: 1,89m
Clubes: América/MG, Publicum/SLO, Feyenoord/HOL, São Caetano/SP, Al Hilal/KUW e Goiás/GO


Confira as contratações do Internacional

Índio
Nome: Marcos Antônio de Lima
Posição: Zagueiro
Data de nascimento: 14/02/1975
Local de nascimento: Maracaí/SP
Altura: 1m80cm
Peso: 79Kg
Clubes: Novorizontino (93 a 96), Bragantino (97/98) Santo André (99) Figueirense (2001 e 2002) América MG (2001), Palmeiras (2003), Juventude (2003 e 2004)

Pedro
Nome: Pedro Alves da Silva
Posição: Lateral-direito
Data de nascimento: 25/04/1981
Local de nascimento: Brasília/DF
Altura: 1m79cm
Peso: 77 Kg
Clubes: Palmeiras (2001-2003), Figueirense (2003) e Vitória (2004)

Augusto Recife
Nome: Augusto Oliveira da Silva
Posição: Volante
Data de nascimento: 03/08/1983
Local de nascimento: Joaquim Nabuco/PE
Altura: 1m69cm
Peso: 61Kg
Clubes: Juventus-SP (1998-1999) e Cruzeiro (2000-2004)

Tinga
Nome: Paulo César Fonseca do Nascimento
Posição: Volante
Data de nascimento: 13/01/1978
Local de nascimento: Porto Alegre/RS
Altura: 1m70cm
Peso: 65Kg
Clubes: Grêmio (96-99), Frontale Kawasaki-JAP (99-2000), Botafogo (2000), Grêmio (200-2003) e Sporting Lisboa (2004)

Jorge Wagner
Nome: Jorge Wagner Goes Conceição
Posição: Meia-atacante
Data de nascimento: 17/11/1978
Local de nascimento: Feira de Santana/BA
Altura: 1m78cm
Peso: 69Kg
Clubes: Bahia (96-2000), Cruzeiro (2001-2002), Corinthians (2003), Lokomotiv Moscow (2003-2004)

Souza
Nome: Rodrigo de Souza Cardoso
Posição: Centroavante
Data de nascimento: 04/03/1982
Local de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Altura: 1m85cm
Peso: 85Kg
Clubes: Vasco da Gama (2000-2002), CSKA-Bulgária (2003) e Marítimo-Portugal (2003-2004)

Leandrão
Nome: Leandro Costa Miranda Moraes
Posição: Centroavante
Data de nascimento: 25/07/1983
Local de nascimento: Uberlândia/MG
Altura: 1m89cm
Peso: 90Kg
Clubes: Internacional (2001), Botafogo-RJ (2003), Vissel Kobe-JAP (2004)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias