! Corinthians conquista sua sexta Copa SP - 25/01/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/01/2005 - 11h53
Corinthians conquista sua sexta Copa SP

MBPress
Em São Paulo

Reuters 
Dinelson comemora gol junto à massa corintiana; veja fotos do dia e do título
O Corinthians é o recordista absoluto de títulos da Copa São Paulo de juniores. Nesta terça-feira, no estádio do Pacaembu, o alvinegro venceu o Nacional por 3 a 1, de virada, e conquistou pela sexta vez na história a competição - antes, a equipe dividia o status de maior vencedor do certame com o Fluminense.

Com um time mais "experiente" do que os outros participantes do torneio, já que boa parte dos titulares aturam no profissional nos últimos anos, o clube do Parque São Jorge sobrou ao longo da Copa. Invicta, a campanha alvinegra foi de seis vitórias e dois empates.

O destaque da final foi o meia Dinelson, que depois de um período na equipe profissional em 2004, foi deslocado para o time de juniores. Ele entrou na segunda etapa, quando o time perdia por 1 a 0, fez dois gols e comandou o time rumo ao título.

Artilheiro do Corinthians com sete gols, o atacante Bobô foi outro destaque. Depois de errar um pênalti no primeiro tempo, o jogador marcou, de cabeça, o gol da virada.

Resta saber agora quais campeões da Copinha serão aproveitados no elenco profissional do alvinegro. Com a chegada do fundo de investimentos MSI, o espaço para as pratas-da-casa ficou reduzido.

O jogo
Empurrado pela sua torcida, que lotou o estádio do Pacaembu, o Corinthians foi para cima do Nacional logo no primeiro minuto. No entanto, o time alvinegro percebeu que não teria facilidade para passar pela forte marcação do adversário.

COPA SÃO PAULO
AnoCampeãoVice
1969Corinthians Nacional-SP
1970Corinthians Palmeiras
1971Fluminense Botafogo-RJ
1972Nacional-SP Inter-RS
1973Fluminense Corinthians
1974Inter-RS Ponte Preta
1975Atlético-MG Corinthians
1976Atlético-MG Corinthians
1977Fluminense Ponte Preta
1978Inter-RS Corinthians
1979Marília-SP Fluminense
1980Inter-RS Atletico-MG
1981Ponte Preta São Paulo
1982Ponte Preta Santos
1983Atlético-MG Botafogo-RJ
1984Santos Corinthians
1985Juventus-SP Guarani
1986Fluminense Ponte Preta
1987Não houve -----------
1988Nacional-SP America-SP
1989Fluminense Juventus
1990Flamengo Juventus
1991Portuguesa Grêmio
1992Vasco São Paulo
1993São Paulo Corinthians
1994Guarani São Paulo
1995Corinthians Ponte Preta
1996América-MG Cruzeiro
1997Lousano PaulistaCorinthians
1998Inter-RS Ponte Preta
1999Corinthians Vasco
2000São Paulo Juventus
2001Roma-SP São Paulo
2002Portuguesa Cruzeiro
2003Santo André Palmeiras
2004Corinthians São Paulo
2005Corinthians Nacional-SP
Nos cinco primeiros minutos de partida, ambas as equipes não conseguiram dar um chute a gol. O Corinthians, porém, teve mais posse de bola e dominou as principais ações do jogo.

Apesar disso, foi o Nacional que criou a primeira oportunidade clara de gol. Aos 8min, Souza fez ótima jogada pela esquerda, entrou na área e chutou cruzado. A bola passou na frente do atacante Leandro, que não conseguiu desviá-la para o gol vazio.

O lance, porém, não intimidou o clube do Parque São Jorge, que manteve sua postura ofensiva. Aos 14min, o meia Elton lançou a bola para a área e Abuda, em disputa normal com um zagueiro, se jogou. O árbitro deu pênalti. Na cobrança, aos 15min, Bobô bateu mal e o goleiro Rodrigo defendeu.

Dessa maneira, o Nacional cresceu na partida e passou a atacar mais o seu rival. Com dificuldade de sair do campo de defesa, o Corinthians passou a arriscar em chutes de fora da área, como o de Wilson, aos 23min, que passou rente à trave.

A superioridade do time da rua Comendador Souza foi revertida em gol aos 32min, quando Caio recebeu a bola no meio, avançou para a área e tocou na saída do goleiro Júlio César. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Antes do final do primeiro tempo, o alvinegro ainda teve uma ótima chance de empatar, mas Bobô desperdiçou. Aos 36min, Elton cruzou para o atacante, que, sozinho, cabeceou para fora.

Dois minutos depois, por pouco o Nacional não ampliou. Após bobeira da zaga corintiana, a bola sobrou para o meia-atacante Souza, que arriscou da entrada da área e viu a bola passar perto da trave direita do goleiro Júlio César.

No segundo tempo, o Corinthians voltou com uma alteração. O técnico Adaílton Ladeira sacou o atacante Abuda e colocou Dinelson em campo. O time bicolor, por sua vez, continuou com a mesma formação.

A alteração do treinador alvinegro deixou a equipe com mais movimentação no meio-campo. Aos 4min, por exemplo, o meia Elton recebeu a bola na área e chutou à queima-roupa. Bem colocado, Rodrigo fez a defesa.

Aos 8min, o pé-quente Dinelson empatou a partida para o Corinthians. Após toque de Elton, o atacante Bobô ajeitou com a ponta da chuteira para o meia chutar de primeira, sem chances de defesa para o camisa 1 rival.

Após o gol do alvinegro, a partida voltou a ser de muita marcação no meio-de-campo e de poucas oportunidades de gol. Só aos 18min foi que o Corinthians teve uma chance. Após cobrança de escanteio, o goleiro Rodrigo falhou e Bruno Octávio cabeceou. O camisa 1, porém, conseguiu se recuperar a tempo e desviou para escanteio.

Melhor em campo, o time do técnico Adaílton Ladeira virou o jogo aos 26min, quando Elton recebeu a bola na esquerda e cruzou para Bobô, que desviou de cabeça para o gol. Foi o sétimo dele na competição.

Abatido com a desvantagem no placar, o Nacional não conseguiu mais jogar. Aos 28min, Caio falhou na frente da área e deixou a bola para Dinelson, que viu o goleiro adiantado e marcou um belo gol de cobertura.

Depois desse gol, a torcida alvinegra passou a gritar "é campeão" e apenas aguardou o apito final para comemorar.

CORINTHIANS
Júlio César; Fabiano, Fábio, Renato e Ronny, Bruno Octávio, Carlão, Elton e Wilson; Abuda (Dinelson) e Bobô
Técnico: Adaílton Ladeira

NACIONAL
Rodrigo; Ferrinho (Willians), Douglas, Ricardo e Felipe Ribeiro; Nonô, Everton, Xororó (Thiago) e Souza; Caio e Leandro
Técnico: Paulo Sérgio Tognasini

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Auxiliares: Marcelo Carvalho Vangassi e Herman Blumel Vani
Cartões amarelos: Bruno Octávio (C), Nonô (N), Xororó (N), Ricardo (N), Carlão (C)
Gols: Caio, aos 32min do primeiro tempo; Dinelson, aos 8min, Bobô, aos 26min, e Dinelson, aos 28min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias