! Botafogo passa sufoco, mas derrota o América na estréia - 22/01/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/01/2005 - 19h54
Botafogo passa sufoco, mas derrota o América na estréia

Do Pelé.Net
No Rio de Janeiro

O Botafogo conseguiu uma bela vitória na estréia do Campeonato Estadual, ao derrotar o América por 3 a 2, no Maracanã, gols de César Prates, Almir e Alex Alves, com William (2) descontando para os americanos. Todos os gols aconteceram na etapa final.

Sem contar ainda com suas principais contratações para 2005, o meia Ramon e o atacante Guilherme, o Botafogo mostrou que a pré-temporada no Chile valeu a pena. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o time soube se impor nos 45 minutos finais e conseguiu os três pontos, mesmo jogando com um a menos depois da expulsão de Juca, aos 28min do segundo tempo.

O América demonstrou vontade, mas sentiu o gol logo no início da segunda etapa e não teve forças para reagir. O técnico Carlos César tentou as três alterações logo depois do segundo gol, mas o jovem time não resistiu à melhor organização botafoguense, mesmo fazendo dois gols no fim.

O próximo confronto do América é contra o Vasco, quarta-feira, às 21h40, no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos. O Botafogo joga contra o Friburguense, no mesmo dia, às 20h30, no estádio Eduardo Guinle, região serrana do Rio.

O jogo

O América teve a primeira chance do jogo, aos 5min, quando o lateral Edson isolou a bola em cobrança de falta frontal ao gol de Jefferson. A partir daí, o Botafogo tomou as rédeas da partida e, com mais posse de bola, conseguiu chegar várias vezes com perigo.

Aos 9min, César Prates chegou pela direita e cruzou por baixo para Almir. O atacante passou pela bola e Caio não chegou a tempo. Logo depois, Almir tocou na esquerda para Marquinhos, que cruzou para a área.

A bola passou por todos os atacantes, na frente do gol, mas ninguém completou. Aos 17min, novamente com Marquinhos, o time de General Severiano quase marcou na cabeçada de Alex Alves, para grande defesa de Lázaro.

O América estava acuado e não tinha a resposta para os ataques do Botafogo, que, por sua vez, não revertia sua maior posse de bola em gols. Aos 28min, Juca arriscou um petardo de fora e a bola passou rente à trave do arqueiro americano.

Aos 30min, o América quase marcou na cobrança de falta de Léo, na entrada da área, pela esquerda, que obrigou Jefferson, encoberto pela barreira, a fazer excelente defesa no canto esquerdo.

A defesa do América deixava César Prates livre pela direita, e o lateral chegava com muito perigo ao ataque. Aos 32min, ele cruzou rasteiro, mas a zaga aliviou. No contra-ataque, depois de um cruzamento da esquerda, Léo pegou de primeira e a bola passou muito perto, assustando o arqueiro botafoguense

Um minuto depois, Edvaldo, de cabeça, colocou na trave esquerda de Jefferson. O lance foi o retrato da primeira etapa, muito equilibrada e com chances claras de gol para ambos os lados, apesar do leve domínio da posse de bola por parte do Botafogo.

Na segunda etapa, o jogo começou truncado no meio-campo, mas, aos 4min, Caio sofreu falta na meia-lua. César Prates cobrou com perfeição, no canto direito de Lázaro, que nem se mexeu. Era o primeiro gol do Botafogo no Estadual 2005.

Aos 9min, Caio arrancou pelo meio e quase aumentou, mas o arqueiro americano espalmou a escanteio, em bela defesa. Atordoado, o América assistia passivamente ao Botafogo jogar. Desta forma, Alex Alves entrou pela direita e cruzou para o centro da área, a meia altura, para Almir emendar e colocar no fundo das redes: 2 a 0.

Aos 18min, depois de escanteio, Scheidt cabeceou e Dida salvou em cima da linha, colocando pela linha de fundo. O técnico do América, Carlos César, tentou modificar o time, fazendo três alterações, mas o Botafogo estava irrestível. Aos 19min, em tabela com Juca, Alex Alves bateu de pé direito, sem chances para Lázaro, dando pinta de que uma goleada poderia ser desenhada no Maracanã.

O América quase fez o primeiro aos 21min, quando William se jogou no chão para cabecear, sozinho, e colocar longe do gol de Jefferson. No lance seguinte, Juca, que já tinha cartão amarelo, deu uma cotovelada no zagueiro americano, tentando proteger a bola, e foi expulso.

Com um a mais, o América foi para cima e conseguiu seu gol. Aos 28min, William, que havia entrado no segundo tempo, aproveitou rebote de Jefferson e tocou para o fundo das redes. Animado, o time ainda tentou uma reação. William, novamente, conseguiu o segundo aos 45min, assustando o bom público botafoguense presente ao Maracanã. Mas era tarde demais.

BOTAFOGO
Jefferson; César Prates, Juninho, Scheidt e Marquinhos (Daniel); Túlio, Leandro Carvalho, Juca e Caio (Hugo); Almir (Élvis) e Alex Alves
Técnico: Paulo Bonamigo

AMÉRICA
Lázaro, Édson (Guto), André, Max e Dida; Humberto, Luciano (Fabiano), Fábio, Léo; Edivaldo (William) e Flavinho
Técnico: Carlos César

Local: estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Samir Yarak
Assistentes: Eurivaldo Faria Lima e Jorge Luis Roxo
Cartões amarelos: Flavinho, Max (América), Juca (Botafogo)
Cartão vermelho: Juca (Botafogo)
Gols: César Prates, aos 5min; Almir, aos 12min; Alex Alves, aos 19min; William, aos 28min e 45min do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias