! Flamengo arrasa Cruzeiro e se mantém na Série A - 19/12/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/12/2004 - 17h51
Flamengo arrasa Cruzeiro e se mantém na Série A

MBPress
No Rio de Janeiro

Pela segunda vez na sua história, o Flamengo chegou à última rodada do Campeonato Brasileiro fugindo do rebaixamento. E para a felicidade da maior torcida do país, assim como em 2001, novamente obteve êxito na inglória luta. Na tarde deste domingo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o time rubro-negro goleou o desmotivado Cruzeiro por 6 a 2 e garantiu vaga na Série A em 2005.

Celso Avila/Folha imagem 
Jogadores do Flamengo comemoram gol; time permanece na 1ª divisão em 2005
Os gols do triunfo rubro-negro foram marcados por André Bahia, duas vezes, Ibson, Whelliton, Athirson e Felipe. Fred e Tápia descontaram para os mineiros. Com a vitória, o Flamengo terminou a competição com 54 pontos, na 17ª posição.

Campeão brasileiro em 2003, o time celeste foi mero figurante na edição deste ano e acabou em 13º, com 56 pontos.

O principal protagonista do alívio rubro-negro foi o zagueiro André Bahia. Depois de acertar sua transferência para o Feyenoord, da Holanda, ele viveu momentos conturbados.

Acusando-o de quebra de contrato por ter posado para fotos com a camisa do seu futuro clube, a diretoria do Flamengo decidiu afastá-lo e posteriormente processá-lo.

Contudo, a carência de zagueiros forçou os dirigentes a reconsiderarem a decisão e reintegrarem Bahia ao elenco carioca. Mesmo assim, a ação processual não foi interrompida e o atleta conviveu com constantes visitas de oficiais de justiça à sua casa.

Mesmo achincalhado, André Bahia manteve a serenidade e com os dois gols salvadores feitos neste domingo, deu uma resposta efetiva à confusa diretoria do clube da Gávea.

Se o confronto determinou a manutenção na elite, também marcou a despedida de diversos jogadores da Gávea. A lista é encabeçada por Júlio César. Ídolo da torcida, o goleiro já tem praticamente acertada a ida para o futebol italiano (provavelmente para a Internazionale de Milão).

Felipe, que viveu uma temporada de altos e baixos, e Athirson, insatisfeito, igualmente não devem permanecer. Outras saídas, a maioria por deficiência técnica, são dadas como certas: Valentim, Roger, Douglas Silva, Dill, Juliano, Negreiros e Whelliton.

No Cruzeiro, a situação não é muito diferente. Decepcionada com o fraco rendimento no Brasileiro, a diretoria fará uma profunda reformulação no elenco. Nomes como Guilherme, Doni, Bruno Quadros, Tápia e Fernando Diniz não retornarão à Toca da Raposa quando janeiro chegar.

O jogo
Com o Raulino de Oliveira lotado (fato inédito nas 13 vezes em que o Flamengo atuou em Volta Redonda durante o torneio), os anfitriões desperdiçaram uma clara ocasião aos 2min. Roger cruzou da esquerda, Whelliton subiu livre e cabeceou para o chão, mas a bola quicou e acertou o travessão. Na sobra, Felipe finalizou mal e Doni defendeu.

Recheado de reservas, o Cruzeiro ameaçou com contra-ataques puxados pela dupla de ataque Fred e Jussiê. Em um deles, aos 9min, Fred tentou um plástico voleio, mas errou o alvo.

Aproveitando-se da apatia rubro-negra, os mineiros quase abriram o marcador aos 19min. Entretanto, Jardel, livre dentro da área, chutou para fora.

O domínio cruzeirense quase se materializou em gol aos 22min. Jardel cobrou falta e Júlio César defendeu parcialmente. No rebote, Jussiê chutou na trave e o goleiro rubro-negro apareceu novamente para salvar.

Quando demonstrava mais nervosismo, o Flamengo conseguiu abrir o placar. Aos 27min, Ibson cobrou falta da esquerda, André Bahia subiu e cabeceou para o gol.

Dois minutos depois, outro defensor quase ampliou a vantagem dos anfitriões. Júnior Baiano cobrou falta da intermediária e Doni, com dificuldade, espalmou para fora.

Aos 33min, o destaque do Flamengo no Campeonato Brasileiro, Ibson, deixou o pesadelo da segunda divisão ainda mais remoto. Ele recebeu bom passe de Felipe e, de carrinho, empurrou para as redes.

Desnorteado, o Cruzeiro sofreu o terceiro logo na seqüência. Jardel presenteou Whelliton e o atacante chutou da intermediária para marcar.

A amplitude do placar relaxou o time rubro-negro. Aos 37min, Fred recebeu cruzamento da esquerda e, no meio de três zagueiros, diminuiu. No momento seguinte, Jussiê teve outra oportunidade, mas mandou para fora.

A fartura de gols do primeiro tempo prosseguiu aos 42min. Felipe bateu escanteio e novamente André Bahia apareceu para desviar para o gol.

No entanto, enquanto atacou com precisão, o Flamengo concedeu espaços generosos na defesa. Em uma dessas ocasiões, aos 45min, Tápia recebeu, dominou sem ser incomodado e chutou no canto esquerdo de Júlio César, diminuindo novamente.

Aos 2min do segundo tempo, Whelliton apareceu livre na área cruzeirense, mas cabeceou para fora. Com o resultado que lhe favorecia, a equipe carioca passou a cadenciar o ritmo e a partida ficou mais pacífica.

A calmaria só foi interrompida aos 12min. Júnior errou uma saída de bola, Sandro aproveitou o vacilo e bateu para boa defesa de Júlio César. O Cruzeiro continuou melhor e, aos 15min, Gladstone assustou novamente ao cabecear uma bola no travessão.

Na sua despedida, Júlio César apareceu com destaque aos 19min. Primeiro, Gladstone cobrou falta e o camisa 1 espalmou. No rebote, Jardel tentou e novamente o goleiro salvou, só que dessa vez com os pés.

O Flamengo só apareceu ofensivamente aos 27min. Athirson foi à linha de fundo e cruzou para a área. Sem goleiro, Whelliton se esticou, mas Bruno Quadros, conseguiu salvar em cima da linha. Dois minutos depois, foi a vez de China rolar e Felipe chutar para fora.

O derradeiro alívio dos cariocas veio aos 31min. Athirson cobrou falta com violência da intermediária e acertou o canto de Doni. O quinto gol transformou o resto da partida num simples amistoso e proporcionou à torcida presente ao estádio Raulino de Oliveira minutos de euforia.

Aos 46min, porém, houve tempo para um lance mágico de Felipe. O camisa 10 driblou um defensor e, de fora da área, encobriu Doni com categoria e marcando o sexto gol rubro-negro.

FLAMENGO
Júlio César; China, Júnior Baiano, André Bahia e Roger (Athirson): Douglas Silva, Júnior (Robson), Ibson e Zinho; Felipe e Whelliton (Fabiano)
Técnico: Andrade

CRUZEIRO
Doni; Régis, Gladstone e Bruno Quadros; Alessandro, Jardel, Augusto Recife (Geovani), Wagner e Sandro; Jussiê e Fred (Tápia)
Técnico: Ney Franco

Local: estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Auxiliares:Ednilson Corona e Márcio Luís Augusto (ambos de SP)
Cartões amarelos: Augusto Recife (C), Júnior Baiano (F), Zinho (F), Gladstone (C), Ibson (F), Douglas Silva (F), Bruno Quadros (C), Felipe (F)
Gols: André Bahia, aos 27min, Ibson, aos 33min, Whelliton, aos 35min, Fred, aos 37min, André Bahia, aos 42min, e Tápia, aos 45min do primeiro tempo; Athirson, aos 31min, e Felipe, aos 46min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias