! Na despedida, Guarani vence o Grêmio em Campinas - 19/12/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/12/2004 - 17h49
Na despedida, Guarani vence o Grêmio em Campinas

MBPress
Em Campinas

No adeus à Primeira Divisão, o Guarani venceu o Grêmio por 2 a 0, nesta tarde de domingo, no estádio Brinco de Ouro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos se concentram agora na disputa da Série B do próximo ano.

Com a vitória, o alviverde de Campinas chegou aos 49 pontos e encerrou sua participação na 22ª colocação. O Grêmio ficou com os mesmos 39 pontos e segurando a lanterna da competição.

O resultado deste final de semana manteve um tabu de seis anos sem vitória do tricolor sobre o alviverde em Campinas. A última aconteceu no dia primeiro de novembro de 1998, quando passou pelo adversário por 3 a 1, também pelo Campeonato Brasileiro.

Guarani e Grêmio se concentram agora na tentativa de voltar à Primeira Divisão já no próximo ano. O clube de Porto Alegre, aliás, espera anunciar a contratação de um novo treinador na próxima semana. Vadão, ex-Bahia, é o nome mais cotado para ficar com a vaga de Cláudio Duarte.

A baixa, porém, é a perda do atacante Cláudio Pitbull, artilheiro do time com 19 gols. O jogador praticamente definiu na última sexta-feira sua transferência para um clube alemão. O nome não foi revelado, mas especula-se que seja o Sttutgart. Borussia Dortmund e Hannover também demonstraram interesse no avante.

Outro que pode deixar o estádio Olímpico é o atacante Christian. Autor de 16 gols no Brasileirão, ele estaria negociando com o São Paulo para a disputa da Copa Libertadores. O jogador teria sido indicado pelo técnico Emerson Leão, que também já o tinha indicado para o Santos.

O Guarani, por sua vez, tenta segurar o técnico Jair Picerni. O treinador tem um acordo verbal com o clube, mas nos últimos dias foi sondado por Goiás e Bahia. A expectativa é de que ele defina sua situação até segunda-feira.

Alguns jogadores do atual elenco devem permanecer em 2005. O goleiro Jean, os volantes Marcos Paulo e Careca, o meia Harison e o atacante Sandro Hiroshi serão chamados nos próximos dias para negociarem suas renovações de contrato.

Reforços também devem ser anunciados. O atacante Somália, o meia Anaílson e o volante Adãozinho foram indicados por Picerni, porém, ainda não chegaram a ser contactados pelos diretores do Guarani.

O jogo
Com melhor toque de bola, o Guarani começou a partida dominando o Grêmio. No entanto, sem poder de criação, o time paulista teve dificuldade para criar jogadas de ataque, já que dependeu apenas de Harison para chegar ao campo ofensivo.

O Grêmio também não conseguiu mostrar força. Sem qualidade no meio-campo, o time tricolor precisou contar com a colaboração dos atacantes Roberto Santos e Marcelinho, que voltavam para buscar o jogo.

Na primeira boa oportunidade, o Guarani abriu o placar com um golaço. Aos 20min, Marcos Paulo tabelou com Sandro Hiroshi pela direita, invadiu a área, driblou um marcador e tocou no canto esquerdo de Márcio.

A vantagem no placar deixou o Guarani mais animado. Dois minutos depois, Sandro Hiroshi entrou na área pela direita novamente e bateu forte. Márcio, bem colocado, conseguiu espalmar e evitar o segundo gol dos paulistas.

Irritado com a má atuação do meia Bruno Coutinho, o técnico Cláudio Duarte sacou o jogador e colocou Anderson Luís. A mudança surtiu efeito e o Grêmio ganhou mais mobilidade.

Aos 30min, os gaúchos tiveram grande chance para empatar. Anderson Luís recebeu livre na área e na saída de Jean chutou. O goleiro da equipe paulista fez linda defesa com os pés e salvou seu time.

Dois minutos mais tarde, o Guarani teve um gol anulado. Catatau recebeu a bola pela esquerda e rolou para Harison bater forte. Márcio defendeu e, no rebote, Evandro Roncatto completou para o gol. No entanto, o árbitro Cléber Assunção Gonçalves já havia marcado impedimento.

No final do primeiro tempo, os campineiros quase ampliaram. Aos 41min, Patrick lançou Harison na entrada da área. O meia dominou sem marcação e bateu por cima do gol de Márcio.

Na volta do intervalo, novamente Jean salvou o Guarani. E em nova oportunidade com o meia Anderson Luís. Ele recebeu passe livre na área e bateu no canto direito. O goleiro do Guarani caiu do lado certo e fez grande defesa logo a 1min.

Aproveitando os espaços pelo lado direito da defesa adversária, o Grêmio continuou melhor na segunda etapa. Aos 10min, Roberto Santos foi lançado e, da entrada da área, soltou uma bomba para outra boa defesa de Jean que, de soco, afastou a bola.

O que parecia a reação do Grêmio não durou por muito tempo. A partir dos 20min, o Guarani conseguiu reestabelecer seu domínio e a bloquear as principais jogadas do adversário. Apesar disso, os gaúchos continuaram com mais posse de bola, porém, com pouca qualidade ofensiva.

O tricolor gaúcho voltou a levar perigo aos 32min. Em outra jogada pela direita da defesa do Guarani, Roberto Santos invadiu a área, bateu cruzado e Jean defendeu novamente.

Dois minutos mais tarde, George cobrou falta próxima à área e o goleiro do Guarani fez outra bela defesa, desta vez no ângulo direito.

Aos 41min, o Guarani fez o segundo. Patrick cruzou da esquerda, Adriano, livre na área, pegou de pé esquerdo e fechou o placar em favor do alviverde paulista.

GUARANI
Jean; Mariano (Netinho), João Leonardo, Nenê e Patrick; Marcos Paulo, Simão (Roberto) e Harison; Sandro Hiroshi (Adriano), Evandro Roncatto e Catatau

GRÊMIO
Márcio; Renato, Baloy e Tiago Prado; George, Cocito (Gláuber) , Leanderson, Bruno Coutinho (Anderson Luís) e Douglas; Marcelinho (Waldison) e Roberto Santos
Técnico: Cláudio Duarte

Local: estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Árbitro: Cléber Assunção Gonçalves (MG)
Auxiliares: Marco Antonio Martins e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: João Leonardo (G) e Nenê (G)
Gols: Marcos Paulo, aos 20min do primeiro tempo; Adriano, aos 41min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias