! Campeonato Cearense acaba no tapetão - 23/09/2004 - Pelé.Net - Revista
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/09/2004 - 11h26
Campeonato Cearense acaba no tapetão

Bernardo Coimbra e Marcelo Alves, do Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - Quem é o campeão cearense de 2004? Ninguém sabe e muito provavelmente nem vai saber. O motivo? Falta de datas para a decisão, em duas partidas, entre Fortaleza e Ceará. Quem sai perdendo com isso? O futebol e, principalmente, o torcedor daquele estado, que acaba ficando com cara de palhaço nessa confusão toda.

Enquanto os dirigentes de Ceará e Fortaleza brigam para encontrarem duas datas, São Pedro leva a culpa por toda essa novela. Por causa das fortes chuvas que castigaram a capital cearense no início do ano, inúmeras partidas do certame tiveram que ser adiadas mais de uma vez.

A competição disputada por dez equipes (Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Limoeiro, Uniclinic, Itapipoca, Quixadá, Icasa, Ferroviário, Boa Viagem e Maranguape), começou no dia 18 de janeiro para ser encerrada três meses depois. Ela foi disputada em dois turnos, com o vencedor de casa fazendo a grande final.

O Fortaleza papou o turno, enquanto o Ceará ficou com o returno, em partida disputada no dia 17 de abril, um dia antes do período marcado para o encerramento do Campeonato Cearense. As últimas datas previstas haviam sido os dias 21 de junho e 10 de julho, mas sem sucesso.

A partir daí o que se viu foi um festival de troca de acusações. Os dirigentes do Fortaleza, fazendo valer do regulamento que não permite disputar duas partidas sem o intervalo mínimo de 72 horas, alegaram que o tricolor estaria disputando o Campeonato Brasileiro da Série B, além da Copa do Brasil. Portanto, e por isso não haveria datas para as duas finais contra o maior rival.

"Não acredito que essa final aconteça. Infelizmente isso vai ser muito ruim para o nosso estado. Estamos virando motivo de chacota em todo o Brasil", lamentou o presidente do Fortaleza, Clayton Alcântara, ao Pelé.Net.

Em contrapartida, a diretoria do Ceará queria de qualquer maneira a realização dessas duas partidas, independentemente do dia e da hora. O Alvinegro ficou apenas aguardando a decisão da Federação Cearense de Futebol (FCF). (O presidente do Ceará, Alexandre Frota, foi procurado pela reportagem do Pelé.Net, mas não retornou as ligações).

Reuniões e briga na Justiça

Mas a entidade máxima não conseguiu nada. Restavam apenas reuniões e mais reuniões para definir o futuro da competição. As datas de 21 de agosto e 19 de setembro ou 11 e 28 do mesmo mês foram sondadas. Desta vez, Ceará e Fortaleza, alegando compromissos importantes pela Série B, deram suas rezões para que a decisão não se realizasse. O Alvinegro lutava para não ser rebaixado e o Tricolor tentava se classificar, o que acabou acontecendo. Ambos não aceitaram o proposto pela Federação.

Diante de tanto impasse, restou o Tribunal entrar na parada. O Ceará mudou de idéia e não quer mais jogar, alegando que não teria mais jogadores para isso, pois após a participação na Série B do Campeonato Brasileiro, muitos atletas deixariam o clube.

O Alvinegro entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça do Ceará (STJ) alegando "perda de objeto", mas que foi indeferido. Agora o clube busca o cancelamento do certame no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"Atualmente o Campeonato Cearense está sem data para as duas partidas que vão decidir o título deste ano. O Fortaleza está na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série B. A sentença do TJD determina a realização dos jogos. O Ceará entrou com recurso no STJD. Se ele confirmar o que já fora determinado pelo TJD, a final acontecerá", disse Mauro Carmélio, diretor jurídico da Federação Cearense de Futebol, ao Pelé.Net.

Campeonato de 2005 e mais confusão?

E por incrível que pareça, mesmo com as indefinições quanto a 2004, a Federação já definiu a competição do próximo ano. Boa Viagem e Maranguape foram rebaixados, enquanto Guarani de Juazeiro e Tiradentes garantiram o acesso.

Diante de tanta confusão, existe a possibilidade ainda do certame do próximo ano ser disputado por 12 equipes, com a permanência dos rebaixados deste ano na elite do futebol cearense.

Leia também:
Vagas para Copa do Brasil estão em aberto
Campeonato de 92 também foi confuso
Impasse fere Estatuo de Torcedor


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias