! Flamengo perde para o Juventude e segue na lanterna - 17/07/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/07/2004 - 19h50
Flamengo perde para o Juventude e segue na lanterna

MBPress
No Rio de Janeiro

As férias do presidente Márcio Braga na Disney parecem ter atrapalhado mais o Flamengo dentro de campo. O Juventude venceu a equipe rubro-negra por 1 a 0, neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota aumenta a tensão no clube da Gávea, que continua na lanterna da competição.

O péssimo resultado em Volta Redonda deixou o Flamengo com 12 pontos, ainda em último lugar no campeonato. A situação é tão delicada que o técnico Abel Braga pode, inclusive, deixar o cargo nos próximos dias.

O Juventude conseguiu sua segunda vitória fora de casa no Brasileirão. O time comandado por Ivo Worthman pulou para 24 pontos, ocupando as posições intermediárias na tabela de classificação.

No primeiro tempo, Flamengo e Juventude pouco produziram. O rubro-negro carioca teve maior domínio de bola, mas não assustou. Perigosa nos contra-ataques, a equipe gaúcha perdeu grandes oportunidades e esbarrou na boa atuação do goleiro Diego.

O time da Gávea voltou disperso para a etapa final e, ao se lançar desesperadamente ao ataque, acabou levando o gol. Aos 23min, o zagueiro Naldo cobrou falta com perfeição e decretou a vitória do Juventude.

Ainda sem contar com a torcida de seu presidente, o Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima terça-feira. A equipe rubro-negra enfrenta o Guarani, às 20h30, em Campinas. No mesmo dia e horário, o Juventude recebe o Vitória, em Caxias do Sul.

O jogo
"Mercenários: honrem a camisa e respeitem o Flamengo". As faixas estendidas pela torcida rubro-negra no Estádio Raulino de Oliveira retrataram a grave crise do clube, agravada pela recente viagem do presidente Márcio Braga à Disney.

Apesar dos protestos, o Flamengo começou meio sonolento na partida. Errando muitos passes e com pouca movimentação, o time rubro-negro pouco conseguiu criar.

O Juventude, bem postado no esquema com três zagueiros, buscou os contra-ataques. Aos 13min, Jancarlos cruzou da direita e Leonardo Manzi se antecipou, cabeceando por cima da meta do goleiro Diego.

A partir de então, o Flamengo tentou acordar, passando a trocar passes com mais objetividade. Aos 15min, Jean recebeu de Whelliton, mas foi desarmado por Índio.

A equipe de Caxias do Sul, entretanto, estava ligada. Aos 24min, Lauro chutou de longe. Diego se atrapalhou e quase foi enganado pela bola. Logo em seguida, Igor tentou cruzamento e o goleiro defendeu.

Com Jônatas e Juliano mal em campo, o rubro-negro carioca pecou pela pouca criatividade no meio e falta de poder ofensivo. Aos 26min, o zagueiro Fabiano Eller arrancou pela esquerda e cruzou. Jean dominou e chutou fraco nas mãos de Eduardo Martini.

Mais produtivo, o Juventude chegou com perigo, aos 30min. O atacante Leonardo Manzi dominou na área e chutou forte. Diego fez excelente defesa.

O Flamengo deu a resposta somente no fim do primeiro tempo. Aos 45min, Jean se livrou de dois marcadores e chutou de fora da área. Bem colocado, Eduardo Martini se esticou e colocou para escanteio.

A equipe rubro-negra deixou o gramado a caminho dos vestiários muito vaiada pela torcida em Volta Redonda.

Tentando levar o time para o ataque, o treinador Abel Braga fez duas modificações para a etapa final. Pôs o atacante Marcelo no lugar de Gauchinho e tirou Jônatas para colocar o meia Vinícius. Assim, Juliano passou a desempenhar a função de lateral-direito.

O Flamengo voltou mais ligado. Aos 2min, o zagueiro Henrique foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou. Marcelo chutou em cima de Eduardo Martini e desperdiçou.

Aos 9min, o Juventude chegou ao ataque. Zé Rodolpho sofreu falta de Marcelo na meia esquerda. Igor cobrou, a defesa do Flamengo falhou, mas Diego, bem posicionado, defendeu.

Os dois times passaram a concentrar as jogadas no meio-campo. Somente aos 22min, o Flamengo pressionou novamente. Ibson passou por dois marcadores e bateu fraco.

O Juventude também subiu ao ataque, mas foi mortal. Aos 23min, o zagueiro Naldo acertou cobrança de falta no ângulo de Diego e abriu o placar.

Aos 28min, os gaúchos quase ampliaram. Bruno entrou sozinho na área e Diego conseguiu cortar. No rebote, Jancarlos chutou para fora.

Na base do desespero, o Flamengo assustou aos 29min. Jean recebeu na entrada da área, abriu espaço e bateu colado. Eduardo Martini fez grande defesa e espalmou para escanteio.

Desesperado, o Flamengo pouco ameaçou. Aos 42min, Roger cobrou mal uma falta na entrada da área. Aos 45min, Marcelo acertou a trave, desperdiçando a última chance na partida.

FLAMENGO
Diego; Gauchinho (Marcelo), Henrique, Fabiano Eller e Roger; Da Silva, Ibson (Júnior), Juliano e Jônatas (Vinícius); Jean e Whelliton
Técnico: Abel Braga

JUVENTUDE
Eduardo Martini; Índio, Naldo e Thiago; Jancarlos, Lauro, Zé Rodolfo, Igor (Bruno) e Camazzola; Leonardo Manzi (Donizete Amorim) e Da Silva
Técnico: Ivo Worthman

Local: estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Sergio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Renato Miguel Vieira (DF)
Cartões amarelos: Henrique (F), Igor (J), Lauro (J), Bruno (J)
Gol: Naldo, aos 23 minutos do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias