! Ponte vence o derby e afunda o Guarani - 10/07/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  10/07/2004 - 17h28
Ponte vence o derby e afunda o Guarani

MBPress
Em Campinas

Com três gols de Weldon, a Ponte Preta venceu o dérbi contra o Guarani por 3 a 1, nesta tarde de sábado, no estádio Moisés Lucarelli, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time do técnico Marco Aurélio quebra um tabu de exatos 21 anos sem vitória sobre o arqui-rival jogando no Majestoso. A última havia sido no dia 10 de julho de 1983, gol marcado por Dicá.

Com mais esta vitória, a Ponte chega aos 23 pontos e, além de subir na classificação, complica ainda mais a situação do Guarani, que permanece com 13 e figura pela primeira vez na zona do rebaixamento, em 21º.

Com os gols no dérbi, Weldon iguala-se ao argentino Dario Gigena, autor de outros três na vitória por 3 a 1, no estádio Brinco de Ouro, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

Na próxima terça-feira, a Ponte Preta enfrenta o Paysandu, às 20h30, no estádio Mangueirão, em Belém. Para a partida, a novidade pode ser a estréia do atacante Sandro Gaúcho, contratado na semana passada, mas que estava atuando no Santo André. O Guarani recebe o Internacional, no mesmo horário, no Brinco de Ouro, em Campinas.

O jogo
Com a forte marcação adotada por ambos os treinadores e o péssimo estado do gramado do estádio Moisés Lucarelli, Ponte Preta e Guarani fizeram um primeiro tempo de pouca emoção. Lindomar, pela Ponte, e Alexandre, pelo Guarani, eram os únicos responsáveis pela criação de jogadas.

Mesmo assim, a primeira boa chance de gol surgiu logo aos 12min com o time da casa. Após cruzamento na área, o zagueiro Marcelão tentou cortar e tocou a bola contra o próprio gol. Ela encobriu o goleiro Jean e, por sorte, foi pela linha de fundo.

Em seguida, o Guarani equilibrou o jogo, mas não conseguia finalizar ao gol de Lauro. Quando o time bugrino se aproximava do empate, a Ponte Preta chegou ao primeiro gol. Após jogada individual de Júlio César, Weldon recebeu cruzamento e subiu mais que a defesa para abrir o placar.

O alviverde sentiu o gol e passou a explorar jogadas apenas com o lateral-direito Dida. A Ponte, mesmo com a vantagem, continuou pressionando, mas sem incomodar o goleiro Jean.

Em uma jogada isolada, o Guarani conseguiu o empate. Alexandre encontrou Valdir Papel livre na área e tocou. O atacante, que começou jogando no lugar de Viola, girou sobre a marcação e bateu no canto esquerdo alto, sem chances de defesa.

No segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações. Porém, buscando muito mais o ataque. Aos três minutos, Jonatas tentou jogada pela direita e foi derrubado na área. A arbitragem não deu nada e a bola sobrou para Alexandre finalizar com força e Lauro defender.

Aos 15min, a Ponte Preta marcou o segundo. Júlio César cobrou escanteio, Alexandre cabececou prensado com a defesa e a bola sobrou para Weldon, livre, apenas desviar e colocar a equipe em vantagem.

Quatro minutos depois, os ponte-pretanos ampliaram. O zagueiro Paulo André saiu jogando errado e deu a bola nos pés de Júlio César, que lançou Weldon. Ele ganhou na velocidade da defesa e tocou na saída de Jean, fazendo o terceiro dele no jogo. Foi o quinto de Weldon no campeonato.

Perdendo, o técnico Zetti colocou Viola para dar mais força ofensiva. A alteração não surtiu o efeito esperado e Guarani chegou com perigo novamente em apenas uma jogada. Aos 29min, Valdir Papel recebeu passe na área, bateu forte e Lauro espalmou pela linha de fundo.

Com o tempo passando, o técnico Marco Aurélio decidiu fechar ainda mais o time. Ele tirou o estreante Lindomar e colocou o volante Ricardo Conceição. Em seguida, sacou Flávio para a entrada do lateral-esquerdo Zé Maria.

A desvantagem de dois gols desanimou ainda mais o alviverde, que buscou o gol até os minutos finais da partida, mas não conseguiu diminuir.

PONTE PRETA
Lauro; André Cunha, Alexandre, Gustavo e Bill; Marcus Vinícius, Romeu, Flávio (Zé Maria) e Lindomar (Ricardo Conceição); Júlio César e Weldon
Técnico: Marco Aurélio

GUARANI
Jean; Dida, Marcelão, Paulo André e Adílio (Patrick); Roberto, Sidney, Careca (Viola) e Alexandre; Valdir Papel e Jonatas (Simão)
Técnico: Zetti

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Sálvio Spíndola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Francisco Rubens Feitosa e Evandro Luís Silveira (ambos de SP)
Público: 6.819 pagantes
Cartões Amarelos: Sidney (G), Flávio (P), Júlio César (P), Adílio (G), André Cunha (P), Jean (G) e Paulo André (G)
Gols: Weldon, aos 27min do primeiro, aos 15min e aos 18min do segundo tempo, e Valdir Papel, aos 44min do primeiro tempo.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias