! Santo André vence o Flamengo e conquista a Copa do Brasil - 30/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  30/06/2004 - 23h41
Santo André vence o Flamengo e conquista a Copa do Brasil

MBPress
No Rio de Janeiro

O azarão chegou ao título. Tido como a zebra da Copa do Brasil deste ano, o Santo André repetiu o feito do Criciúma, em 1991, e se tornou o segundo clube da história a conquistar a competição estando na segunda divisão nacional.

O time paulista ignorou os mais de 70 mil torcedores do Flamengo que lotaram o Maracanã e venceu por 2 a 0, gols de Sandro Gaúcho e Elvis, calando o maior estádio do mundo.

Reuters 
Dedimar e Gabriel levantam o troféu da conquista histórica do Santo André
Com o título, o Santo André é o primeiro clube brasileiro garantido na Copa Libertadores da América de 2005. Os outros representantes do país serão os quatro primeiros colocados no Brasileirão 2004.

Com 30 anos de existência, essa foi a primeira competição nacional que o Santo André conquistou. Antes disso, o Ramalhão tinha vencido apenas dois campeonatos paulistas da segunda divisão [1975 e 1981] e a Copa Estado de São Paulo, em 2003, que o credenciou a disputar a Copa do Brasil deste ano.

A taça premiou a competência do treinador Péricles Chamusca, que pela segunda vez na carreira levou uma equipe de menor tradição à final do torneio. Em 2002, dirigindo o Brasiliense, perdeu a decisão diante do Corinthians. Mas, agora, seu time esteve perfeito taticamente e deu uma aula de futebol em cima do Flamengo.

Agora, os paulistas voltam suas atenções para a disputa da Série B, competição na qual perderam 12 pontos por escalar dois jogadores irregulares nas duas primeiras rodadas e ocupam a penúltima colocação.

Já o Flamengo continua no seu calvário de 12 anos sem conquistar um título nacional. O último foi em 1992, quando derrotou o Botafogo na final do campeonato Brasileiro.

Além da perda do título, a torcida terá de se conformar com a cada vez mais certa saída do meia Felipe, principal jogador do time. O atleta está praticamente negociado com o Olympique, da França, e pode ter feito sua despedida com a camisa rubro-negra.

O clube corre agora para tentar sair da incômoda zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Fla está na penúltima posição, com apenas nove pontos e enfrenta o Paysandu na próxima rodada, neste domingo, em Volta Redonda.

O jogo
Quem esperava um Flamengo pressionando o adversário se enganou. O Santo André começou marcando no campo de ataque e teve mais a posse de bola nos primeiros minutos de jogo. Já os donos da casa, atuando com quatro volantes, adotaram uma postura mais cautelosa e esperaram os paulistas em seu campo.

Folha Imagem 
Bem marcado, Felipe pouco produziu no jogo de sua despedida do Flamengo
Logo aos 2min de jogo, os cerca de 70 mil flamenguistas que lotaram o Maracanã levaram um susto. O volante Róbson, de apenas 17 anos, torceu o tornozelo e saiu de campo. O jogador ainda tentou por mais sete minutos permanecer na partida, mas não conseguiu suportar as fortes dores e foi substituído por Jônatas.

Apesar de ter maior controle do jogo, faltou objetividade ao Santo André e o time não conseguiu furar o bloqueio rubro-negro. Enquanto isso, o Flamengo passou a explorar os contra-ataques puxados por Felipe.

Numa dessas jogadas, surgiu o primeiro lance de perigo na partida. Aos 20min, Felipe avançou pela direita e tocou para Jônatas dentro da área. O jogador recebeu livre, mas na hora de chutar foi travado por Gabriel e a bola foi para escanteio.

Depois disso, o Flamengo equilibrou as ações, mas, assim como o Santo André, não criou chances de gol. O time paulistas, por sinal, só foi dar seu primeiro chute a gol aos 25min, quando Ramalho arriscou da intermediária e a bola passou à esquerda de Júlio César.

Com um jogo muito truncado no meio-campo e com raros momentos de ataque, a torcida rubro-negra, que fez enorme festa antes da bola rolar, permaneceu calada durante quase toda a etapa e não incendiou o time.

O Santo André voltou dos vestiários em ritmo alucinado e partiu para cima do Flamengo para decidir a partida. O entusiasmo deu certo. Logo aos 7min, veio o gol paulista. Após cobrança de escanteio da direita, Sandro Gaúcho apareceu livre e cabeceou sem chances de defesa para Júlio César: 1 a 0.

Imediatamente após o gol, a torcida rubro-negra começou a pedir pela entrada de Athirson. O técnico Abel Braga tratou de atender aos pedidos dos torcedores e sacou logo dois jogadores de uma vez: tirou Roger e Douglas Silva, colocando Athirson e Negreiros.

As alterações não surtiram efeito e o Santo André continuou tomando conta do jogo e levando perigo nos contra-ataques. Em um desses, a equipe de Péricles Chamusca liqüidou o jogo.

Reuters 
Élvis festeja segundo gol do Santo André, que valeu a inédita vaga na Libertadores
Dirceu lançou Osmar na esquerda. O atacante avançou e tocou para o meio da área. Elvis se antecipou à zaga e desviou a bola, deixando estático o goleiro Júlio César: 2 a 0.

O Flamengo ficou atônito em campo e isso se refletiu nas arquibancadas. Faltando 15min, os torcedores já começaram a deixar o estádio e, os que ficaram, passaram a chamar a equipe de "timinho".

Alheio a isso, o Santo André fechou-se mais em seu campo, tentando explorar os contra-ataques. Os donos da casa pouco fizeram no ataque. Apenas nos minutos finais, Reginaldo Araújo ainda teve duas chances, mas finalizou mal.

FLAMENGO
Júlio César; Reginaldo Araújo, André Bahia, Fabiano Eller e Roger (Athirson); Da Silva, Douglas Silva (Negreiros), Robson (Jônatas) e Ibson; Felipe e Jean
Técnico: Abel Braga

SANTO ANDRÉ
Júlio César; Alex, Gabriel e Dedimar; Nelsinho (Da Guia), Dirceu, Ramalho (Ronaldo), Élvis e Romerito (Dodô); Sandro Gaúcho e Osmar
Técnico: Péricles Chamusca

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS-Fifa)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS-Fifa) e Ville Tissot (RS)
Cartões amarelos: Alex (S), Jean (F), André Bahia (F), Dirceu (S)
Gols: Sandro Gaúcho (S), aos 7min do 2º tempo, Elvis (S), aos 22min do 2º tempo

Veja também:
Álbum de fotos da final da Copa do Brasil
Enquete: A conquista do Santo André é positiva para o futebol brasileiro?
Mais notícias sobre futebol

Veja a tabela da Copa do Brasil com toda a campanha do campeão Santo André.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias