! Portugal bate a Holanda e decide a Eurocopa pela primeira vez - 30/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  30/06/2004 - 17h36
Portugal bate a Holanda e decide a Eurocopa pela primeira vez

Da Redação
Em São Paulo

Uma vitória por 2 a 1 sobre a Holanda nesta quarta-feira, no estádio José Alvalade, em Lisboa, classificou a seleção de Portugal pela primeira vez para uma final de Eurocopa. No domingo, os portugueses tentarão o primeiro título da história contra o vencedor da outra semifinal, que será disputada nesta quinta, entre República Tcheca e Grécia.

EFE 
O meia português Luis Figo disputa lance com o volante holandês Clarence Seedorf
Desta forma, o técnico Luiz Felipe Scolari se aproxima de uma marca de respeito. Campeão mundial com a seleção brasileira há dois anos, o treinador terá os dois principais títulos do futebol internacional, caso sua equipe conquiste a Eurocopa no domingo.

O feito de Scolari de levar Portugal à final não é pequeno. Os portugueses jamais haviam chegado à decisão de uma competição internacional de grande porte. Por duas vezes, pararam nas semifinais da Eurocopa. Em 1984 e 2000, caíram diante do mesmo adversário, a França. Na Copa do Mundo de 1966, a seleção portuguesa foi eliminada na semifinal contra a Inglaterra.

Os únicos triunfos internacionais de Portugal no futebol aconteceram com a equipe sub-20, que conquistou dois campeonatos mundiais seguidos, em 1989 e 1991. Destes dois times vencedores, o zagueiro Fernando Couto e o meia Luis Figo aparecem como remanescentes no time que entrou em campo nesta quarta.

Na vitória sobre a Holanda, finalmente a torcida portuguesa viu Figo inspirado. O capitão da equipe, que depois de atuações apagadas fez sua melhor partida na competição, chegou nesta quarta-feira à marca de 109 jogos por Portugal. Figo assim fica a um jogo do recorde de Fernando Couto, reserva do time de Scolari, que entrou no segundo tempo.

O jogo
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos 3min de jogo, quando Deco levantou na área e Pauleta não conseguiu alcançar. No entanto, a bola tomou a direção do gol e só não entrou porque Van der Sar fez boa defesa. Pouco depois foi a vez de Luis Figo ameaçar o gol holandês. O meia foi à linha de fundo e cruzou na área. Cristiano Ronaldo se atirou, mas não conseguiu desviar o cruzamento.

Aos 21min, a seleção portuguesa conseguiu chegar mais uma vez à área holandesa através de uma jogada individual de Figo. O capitão português avançou pela esquerda, cortou a marcação de Reiziger e cruzou na pequena área. Deco perdeu a dividida com Van der Sar e também a oportunidade de marcar.

O domínio de Portugal chegou ao placar aos 25min. Deco cobrou escanteio pela esquerda com precisão, a defesa holandesa falhou na marcação e, Cristiano Ronaldo subiu sem marcação para desviar de cabeça e fazer 1 a 0.

Dois minutos depois, a Holanda respondeu com Robben, que envolveu a marcação pela esquerda e cruzou na área. Depois de um desvio na defesa, a bola sobrou para Overmars. Livre, o atacante holandês finalizou por cima do gol, desperdiçando grande oportunidade de igualar o placar.

AFP 
O atacante Cristiano Ronaldo comemora o primeiro gol português na partida
No contra-ataque, Portugal perdeu a chance de ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo. Deco lançou na direita Maniche, que tocou de primeira para a área. Pauleta se antecipou a Stam e, de voleio, bateu firme, rasteiro. Van der Sar se esticou para evitar o segundo gol dos donos da casa.

Pouco antes do intervalo, Overmars recebeu em posição de impedimento e mandou para as redes do goleiro Ricardo. O árbitro sueco Anders Frisk anulou o lance com correção. Em seguida, em nova jogada individual, Figo acertou a trave holandesa em disparo cruzado de perna esquerda.

No segundo tempo, a seleção holandesa começou pressionando, tentando manter a bola no campo de ataque. No entanto, com o afã de buscar o gol, a Holanda cedia espaço para contra-ataques. Num deles, aos 8min, Pauleta perdeu gol feito na frente de Van der Sar.

Aos 12min, Maniche recebeu uma cobrança de escanteio na esquerda e do bico da área bateu cruzado, colocado. A bola acertou o ângulo esquerdo alto de Van der Sar, e assim Portugal aumentou a vantagem para 2 a 0.

Mesmo com dois gols de desvantagem, a Holanda não se entregou. Aos 17min, Van Bronckhorst cruzou da esquerda, Jorge Andrade tentou desviar, mas acabou tocando por cima de Ricardo para marcar gol contra. Depois, os holandeses tentaram pressionar, mas não conseguiram mais nenhuma chance de finalizar.

Portugal
Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Nuno Valente; Costinha, Maniche (Couto), Figo e Deco; Cristiano Ronaldo (Petit) e Pauleta (Nuno Gomes)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Holanda
Van der Sar; Reiziger, Stam, Bouma (Van der Vaart) e Van Bronckhorst; Seedorf, Cocu e Davids; Overmars (Makaay), Van Nistelrooy e Robben (Van Hooijdonk)
Técnico: Dick Advocaat

Data: 30/06/2004 (quarta-feira)
Local: estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal)
Arbitro: Anders Frisk (SUE)
Auxiliares: Kenneth Petersson e Peter Ekstrom (SUE)
Cartões amarelos: Ronaldo e Figo (P); Overmars e Robben (H)
Gols: Ronaldo, aos 25min do primeiro tempo; Maniche, aos 12min; Jorge Andrade (contra), aos 17min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias