! França cai diante da Grécia e Euro segue sem bicampeão - 25/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/06/2004 - 17h36
França cai diante da Grécia e Euro segue sem bicampeão

Da Redação
Em São Paulo

Não será na edição 2004 que a Eurocopa terá seu primeiro bicampeão. A França, que lutava pelo título, foi eliminada nesta sexta-feira pela surpreendente seleção da Grécia, que venceu por 1 a 0 para passar às semifinais, que acontecem nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Após causar a primeira surpresa da Eurocopa, ao vencer os anfitriões portugueses na abertura da competição, a Grécia voltou a apostar em um estilo defensivo, mas com boa qualidade na troca de passes e eficiência nas chegadas ao ataque.

Reuters 
Jogadores gregos comemoram o gol de Charisteas contra a seleção francesa
Agora, a Grécia, que atinge seu melhor desempenho em uma Eurocopa, enfrenta o vencedor do confronto entre Dinamarca e República Tcheca, que acontece no domingo.

O único destaque da França nesta sexta-feira foi que Zidane e Thuram transformaram-se nos recordistas históricos da Eurocopa, com 14 partidas, uma a mais que os compatriotas Deschamps, Blanc, os alemães Klinsmann e Haesller, o holandês Berkgkamp, o italiano Maldini e o dinamarquês Schmeichel.

O jogo

Com uma formação aparentemente defensiva, com quatro zagueiros, dois volantes defensivos, três meias e apenas um atacante fixo, a Grécia, além de não permitir espaços para a França utilizar a habilidade de jogadores como Zidane e Henry, conseguiu criar as principais chances do primeiro tempo.

Adotando uma marcação forte na intermediária, os gregos roubavam a bola com facilidade e ainda encontravam brechas para sair tocando a bola de forma consciente. Mesmo assim, a primeira chance do jogo demorou a sair, apenas aos 13min, quando Nikolaidis chutou de longe, exigindo boa defesa de Barthez.

E, com facilidade de chegar trocando passes pelas laterais do campo, a Grécia quase marcou aos 14min, em uma cobrança de falta pelo lado esquerdo. Após levantamento na área, Katsouranis tocou de primeira para Barthez defender no susto. Os gregos chegaram a pedir o gol, mas a bola não entrou.

A primeira chance da França só surgiu aos 24min, quando Lizarazu tabelou com Zidane, foi à linha de fundo e cruzou para cabeceio de Henry, que mandou a bola rente à trave esquerda de Nikopolidis.

Até o intervalo, porém, os franceses criaram apenas mais uma oportunidade, novamente com Henry, que partiu em jogada individual para chutar contra o goleiro grego. No mais, a Grécia teve outras duas boas chances, com Katsouranis, aos 27min, e Fyssas, que acertou chute perigoso aos 37min, forçando Barthez a fazer difícil defesa.

Na etapa final, no entanto, o ritmo lento apresentado pela França no primeiro tempo ficou para trás. Trocando a bola com agilidade e explorando a habilidade de seus jogadores, a equipe de Jacques Santini tomou conta do jogo nos primeiros dez minutos.

Reuters 
O francês Trezeguet divide a bola com o grego Dellas, pelas quartas-de-final
Após belo lance de Henry, que aos 3min girou o corpo para bater com perigo contra o gol, a França ameaçou duas vezes consecutivas, com avanço de Lizarazu, aos 11min, e com cruzamento perigoso de Henry que Kapsis tirou da cabeça de Zidane, aos 12min.

Apesar do domínio territorial, a França encontrava dificuldades para acionar Trezeguet, seu atacante de área. As chances normalmente aconteciam em jogadas individuais, como a construída por Henry, aos 18min, que se livrou de um defensor para chutar perigosamente.

Mas a pressão da França não surtiu efeito. Tanto que aos 19min, Zagorakis deu um chapéu sobre Lizarazu para cruzar na cabeça de Charisteas, que tocou de forma certeira, no ângulo esquerdo de Barthez, fazendo 1 a 0 para a Grécia.

Após o gol, Santini fez duas alterações para deixar a equipe mais ofensiva. Além de Wiltord, o treinador lançou mão de Saha, que logo depois de sua entrada, aos 30min, fez grande jogada, passando por três marcadores, até chutar nas mãos de Nikopolidis. Um minuto depois, Henry tentou pela direita, mas o goleiro grego voltou a defender sem maiores dificuldades.

A partir daí, a Grécia conseguiu travar os avanços laterais da França, que ficava trocando passes pelo meio sem conseguir entrar na área adversária. A chance mais perigosa até o final surgiu aos 42min, quando Henry perdeu gol claro ao cabecear a bola raspando a trave esquerda da Grécia. Nos descontos, Lizarazu desperdiçou a última tentativa francesa, ao chutar por cima do gol.

França
Barthez; Gallas; Thuram, Silvestre, Lizarazu; Dacourt (Wiltord), Makelele, Pires (Rothen), Zidane; Henry e Trezeguet (Saha)

Grécia
Nikopolidis; Seitaridis, Kapsis, Dellas, Fyssas; Karagounis, Katsouranis, Zagorakis, Basinas (Tsiartas), Nikoladis (Lakis); Charisteas

Data: 25/06/2004 (sexta-feira)
Local: estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal)
Árbitro: Anders Frisk (Suécia)
Auxiliares: Kenneth Petersson (SUE), Peter Ekstrom (SUE)
Cartões amarelos: Karagounis (G), Zidane (F), Zagorakis (G), Saha (F)
Gol: Charisteas, aos 19min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias