! São Paulo sofre gol no fim, perde e dá adeus ao tri da Libertadores - 16/06/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/06/2004 - 23h44
São Paulo sofre gol no fim, perde e dá adeus ao tri da Libertadores

Da Redação
Em São Paulo

Um gol aos 45min do segundo tempo jogou por terra os planos e perspectivas acalantados pelo São Paulo e sua torcida nos últimos dez anos.

Quando Agudelo cortou Fábio Santos e tocou na saída de Rogério Ceni, no último minuto regulamentar, não foi selada apenas vitória e a classificação do Once Caldas, da Colômbia, à final da Copa Libertadores da América, mas também acabou decretado o fim da chance brasileira de, ainda em 2004, ter um clube três vezes campeão sul-americano.

AFP 
Alcazar comemora gol que abriu o caminho para o Once Caldas alcançar a decisão
Com a sofrida vitória por 2 a 1, em Manizales, o Once Caldas mantém a invencibilidade em partidas internacionais no estádio Palograndre.

Na decisão, o time colombiano enfrenta o vencedor do clássico argentino entre River Plate e Boca Juniors, a ser disputado nesta quinta-feira. O Boca, vencedor do jogo de ida por 1 a 0, joga pelo empate para ir à final.

O gol que deixou os são-paulinos atônitos saiu quando a torcida colombiana já pedia a decisão por pênaltis. Os brasileiros pressionavam, enquanto o Once Caldas também chegava com perigo nos contra-ataques. Num deles, Araújo rolou para Agudelo, em posição duvidosa, invadir a área pela esquerda e dar a vitória ao Once Caldas.

E, desde que garantiu sua volta à competição sul-americana, o São Paulo não escondia publicamente a prioridade que dava à busca do terceiro título. Foi a equipe que mais se preparou. Contratou o técnico Cuca, responsável pela reação do Goiás no Brasileiro-03, garantiu Luís Fabiano e revigorou Rogério Ceni, além de contratar uma penca de reforços.

A eliminação são-paulina começa a redesenhar um quadro que o futebol brasileiro parecia ter apagado nos anos 90. Desde 1999, quando o Palmeiras venceu a Libertadores, que o Brasil não faz uma campeão sul-americano. O próprio Palmeiras, em 2000, o São Caetano, em 2002, e o Santos, ano passado, caíram na final da competição, que contou com a presença nacional em 10 de suas últimas 12 finais.

E a derrota pode marcar também o adeus de Luís Fabiano, pretendido pelo Barcelona, e novas contestações a Rogério Ceni, herói no confronto contra o Rosario e que, nesta quarta-feira, falhou no primeiro gol do Once Caldas.

Como provocação ao São Paulo, os jogadores colombianos comemoraram a classificação estendendo uma bandeira do Japão no gramado, fazendo uma referência à Copa Intercontinental, como fez o São Paulo para incentivar seus torcedores na primeira partida no Morumbi, que ficou no 0 a 0.

Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a jogar no próximo domingo, às 16h, contra o Paysandu, no estádio Mangueirão, em Belém. A equipe paulista está na vice-liderança com 18 pontos, a mesma pontuação do líder Criciúma.

O jogo
Com o estádio lotado em Manizales, na Colômbia, o São Paulo iniciou a partida contra o Once Caldas cauteloso e errando muitos passes no meio-de-campo, o que foi usado pelo adversário para chegar ao ataque e levar perigo ao gol de Rogério Ceni.

E foi com o capitão e goleiro do tricolor que o time brasileiro deu o primeiro chute a gol. Aos 9min, em cobrança de falta, ele chutou por cima do gol de Henao, que logo cobrou o tiro de meta e obrigou o são-paulino a correr para evitar o pior.

O São Paulo voltou a levar perigo aos 12min, quando o meia Marquinhos, que ainda no primeiro tempo foi substituído por Fábio Santos, lançou Luís Fabiano. O artilheiro subiu e cabeceou para fácil defesa do goleiro do Once Caldas.

Três minutos depois, aos 15, o Once Caldas criou a melhor chance do jogo até então. O atacante Alcázar recebeu bom passe na direita, entrou na área e chutou cruzado, levando muito perigo ao gol do São Paulo.

O Once Caldas cresceu na partida e chegou ao gol aos 27min. Após seqüência de falhas da defesa tricolor, a bola sobrou para o atacante Alcázar desviar meio sem jeito para o fundo do gol da equipe brasileira.

AFP 
Jogadores do São Paulo festejam gol de Danilo, que valeu empate no 1º tempo
O São Paulo, no entanto, não se abateu e passou a se arriscar mais no ataque. O resultado da reação veio aos 33min. Após cruzamento da direita, Gustavo Nery desviou de cabeça para trás e o meia Danilo acertou um belo chute cruzado. Era o empate tricolor.

Depois do gol, o time do técnico Cuca passou a dominar o jogo, mas ainda levou um susto aos 46min da etapa inicial. O volante Viáfara arriscou de fora da área e carimbou o travessão do goleiro Rogério Ceni.

Nos primeiros 10min da segunda etapa, as duas equipes pouco se arriscaram no ataque. Os chutões para o ataque eram constantes e as jogadas de meio-de-campo pouco saíam.

Melhor em campo, o São Paulo apenas tocava a bola e tentava esfriar o jogo. Aos 15min, Gustavo Nery tentou um lançamento para Luís Fabiano, que não alcançou a bola e perdeu na corrida para os zagueiros da equipe colombiana.

Aos 21min, os brasileiros tiveram uma boa chance em falta cruzada na área, mas Gustavo Nery cobrou mal e a bola passou direto pela área, sem ninguém encostar nela.

Um minuto depois, o atacante Grafite fez boa jogada pela esquerda, se livrou dos marcadores e chutou forte da entrada da área. O goleiro Henao desviou para escanteio e evitou o segundo gol do São Paulo.

Reuters 
Agudelo comemora gol da classificação diante de um Rogério Ceni abatido
Aos 35min, o time do técnico Cuca levou um baita susto. O meia Soto recebeu na esquerda e arriscou chute de fora da área. Bem colocado, o goleiro Rogério Ceni espalmou para escanteio e salvou o São Paulo.

No lance seguinte, Gustavo Nery fez boa jogada pela direita e foi travado pelo goleiro Henao, que em seguida deu um carrinho no são-paulino fora da área, mas o juiz Jorge Larrionda não deu nada.

Agudelo é lançado na esquerda em posição duvidosa, se livra da zaga e toca na saída do goleiro Rogério Ceni, que não consegue evitar o gol do Once Caldas.

ONCE CALDAS
Henao; Miguel Rojas, Cataño, Vanegas (Ortegón) e Edwin García; John Viáfara (Diego Arango), Velásquez, Elkin Soto e Valentierra, Moreno (Araujo) e Alcázar (Agudelo)
Técnico: Luís Fernando Montoya

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cicinho, Fabão, Rodrigo e Gustavo Nery (Vélber); Alexandre, Fábio Simplício (Gabriel), Danilo e Marquinhos (Fábio Santos); Luís Fabiano e Grafite
Técnico: Cuca

Local: estádio Palogrande, em Manizales
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Fernando Cresci e Pablo Fandiño (Uruguai)
Cartões amarelos: Fábio Simplício (SP), Vanegas (O), Cataño (O), Fabão (SP), Luís Fabiano (SP)
Gols: Alcázar, aos 27min, e Danilo, aos 33min, do primeiro tempo; Agudelo, aos 45min, do segundo tempo.

Veja os cruzamentos da fase final da Libertadores.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do São Paulo em 2004.

Enquete: O que você achou da eliminação do São Paulo?


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias