! Leão "troca" com Luxemburgo e é o novo técnico do Cruzeiro - 17/05/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/05/2004 - 16h09
Leão "troca" com Luxemburgo e é o novo técnico do Cruzeiro

João Marcos Dias
Do Pelé.Net
Em Belo Horizonte

Émerson Leão é o novo técnico do Cruzeiro, consolidando a inversão dos papéis entre ele e Wanderley Luxemburgo, que ano passado, travaram interessante duelo trabalhando no Santos e na Raposa, respectivamente. O acerto do treinador com o clube celeste foi anunciado por sua diretoria, no meio da tarde desta segunda-feira, após uma reunião que durou cerca de duas horas, em São Paulo, com a participação do presidente Alvimar de Oliveira Costa e do diretor de Futebol, Eduardo Maluf.

Folha Imagem/Arquivo 
Demitido do Santos há duas semanas, Emerson Leão assume o Cruzeiro
Leão ficará no Cruzeiro até o final deste ano, mas as bases do contrato não foram divulgadas pela diretoria celeste. Segundo a assessoria de imprensa da Raposa, o ex-goleiro definiu contrato até dezembro deste ano, com opção para o clube de renovação por mais um ano. A apresentação do substituto de Paulo César Gusmão acontecerá nesta terça-feira.

O novo técnico não dará o treino nesta terça-feira, quando os jogadores se reapresentam na Toca da Raposa II, após a vitória sobre o Palmeiras, por 2 x 1, na despedida de Paulo César Gusmão. A apresentação de Leão acontecerá às 19h no CT do Cruzeiro, mas o horário de chegada dele à capital mineira ainda não está marcada. O treinamento do dia será comandado pelo preparador físico Quintiliano Lemos.

Também foi acertada na reunião a contratação de Pedro Santilli como auxiliar técnico. Pelo menos por hora, Emerson Leão não indicou preparador físico para ocupar o cargo ocupado por Quintiliano Lemos desde que Antônio Mello acertou com o Santos, na semana passada. Deixam o clube também o coordenador técnico Marcos Moura e o auxiliar Marcos César.

Leão comandará o Cruzeiro recém-desclassificado da Libertadores e que disputa este ano o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O técnico terá como grande desafio pensar o time sem a sua principal estrela nos últimos dois anos, o meia Alex. O jogador, que servirá a Seleção Brasileira nos próximos 20 dias, deverá fazer apenas três jogos sob o comando de Leão, antes de acertar a transferência para o futebol europeu, a partir de 30 de junho.

O acerto concretiza uma troca de cadeiras entre os técnicos de maior prestígio no futebol brasileiro nos últimos anos e que tiveram passagens frustradas pela Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo de 2002. Campeão Brasileiro pelo Santos em 2002, Leão assume o time que levantou a taça em 2003, com o hoje santista Wanderley Luxemburgo no comando.

Cruzeiro e Santos protagonizaram a disputa pelo título Brasileiro de 2003 e uma grande rivalidade foi cultivada. No jogo vencido pela Raposa por 3 x 0, no Mineirão, Emerson Leão reclamou muito da arbitragem, foi expulso, mas recusou-se a deixar o gramado do Mineirão e um grande tumulto foi formado. A partir daí, o técnico passou a agir com má vontade sempre que se referia ao rival - chegou a apontar o zagueiro santista Alex como o craque do Brasileiro.

Emerson Leão, 55 anos, natural de Ribeirão Preto-SP, foi goleiro de sucesso nas décadas de 1970 e 80, quando atuou por Palmeiras, Vasco, Grêmio e Corinthians. Disputou as Copas do Mundo de 1970, 74, 78 e 86

Leão passou a viver o grande momento como treinador após a passagem pela Seleção, em 2001. Levantou o título Brasileiro de 2002 com o Santos, revelando um safra de jogadores capitaneada por Diego e Robinho. Já passou por Minas Gerais como técnico do Atlético-MG em 1997. Além de levar o time à semifinal do Brasileiro, conquistou a Copa Conmebol naquele ano.

O Cruzeiro será o 13º clube da carreira de Leão como treinador, incluindo dois times do futebol japonês, o Shimizu, em 1991, e o Verdy Kawasaki, em 1992 e 96. Ele começou sua carreira no Sport Recife, em 1987, quando foi campeão do Módulo Amarelo do Campeonato Brasileiro.

Depois disso, passou, entre outros, por Guarani-SP, Palmeiras-SP, Atlético-PR, Juventude-RS (duas vezes), Santos e Internacional(95). Além disso, foi técnico da Seleção Brasileira em 2001, quando substituiu a Wanderley Luxemburgo.

Leia mais notícias do Cruzeiro no Pelé.Net


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias