! Cruzeiro perde três pênaltis e está fora da Copa Libertadores - 13/05/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/05/2004 - 23h07
Cruzeiro perde três pênaltis e está fora da Copa Libertadores

MBPress
Em São Paulo

Desta vez os pênaltis não beneficiaram o futebol brasileiro. No Mineirão, após vencer no tempo normal por 2 a 1, o Cruzeiro foi eliminado da Copa Libertadores ao perder para o Deportivo Cali, nos pênaltis, por 3 a 0. Alex, Edu Dracena e Dudu desperdiçaram.

AFP 
Alex perdeu o primeiro pênalti do Cruzeiro na decisão contra o Deportivo Cali
Dos quatro times brasileiros que foram às oitavas-de-final do torneio, além do Cruzeiro, Santos e São Paulo também decidiram as vagas nos pênaltis. Os times paulistas, porém, eliminaram LDU, do Equador, e Rosario, da Argentina. O São Caetano conquistou sua classificação no tempo normal, eliminando o América, do México.

Na próxima fase da Libertadores, o Deportivo Cali, que foi finalista em 1999 e perdeu a decisão para o Palmeiras, irá enfrentar o River Plate, da Argentina. O Cruzeiro agora volta suas atenções apenas para o Campeonato Brasileiro.

Atual campeão, o time mineiro é apenas o nono colocado, com oito pontos em cinco rodadas. Na última, o Cruzeiro perdeu por 2 a 0 para o Paraná Clube. O técnico Paulo César Gusmão já começa a ter seu cargo ameaçado.

Drama
O jogo começou muito movimentado, com o Deportivo ameaçando logo a 1min. Moreno recebeu no ataque e bateu para o gol. A bola passou perto do gol cruzeirense. O time colombiano deu a impressão de que jogaria no ataque.

O Cruzeiro conseguiu responder aos 4min. Alex cobrou falta e quase marcou. Aos 9min, o Deportivo voltou a ameaçar, com chute de Téllez. O goleiro Gomes apareceu bem para fazer a defesa e tranqüilizar sua equipe.

Aos poucos, o Deportivo começou a recuar, deixando apenas Téllez no ataque e marcando muito bem a equipe cruzeirense. Por sua vez, apesar de ter mais domínio de bola, o Cruzeiro não conseguiu criar boas situações de gol.

Para complicar ainda mais a situação do time brasileiro, o Deportivo abriu o placar aos 41min. Moreno teve muita liberdade para avançar com a bola, passar por Leandro, invadir a área e bater para o gol, sem chances de defesa para Gomes.

No desespero, o Cruzeiro ainda buscou o empate no primeiro tempo. E quase conseguiu aos 46min. O chileno Maldonado deu bom passe para Alex, que bateu para o gol e acertou a trave da equipe colombiana.

Precisando de três gols, o Cruzeiro voltou com Guilherme no lugar do meia Wendell. E logo aos 3min, o atacante foi derrubado na área por Conde. Alex cobrou a penalidade e empatou o jogo para o time brasileiro.

Com o gol, o Cruzeiro lançou-se todo ao ataque, tentando pressionar o Deportivo. Mas, apesar de ter mais posse de bola, a equipe brasileira sofreu com os contra-ataques colombianos, sempre perigosos.

Em dois destes lances, o goleiro Gomes precisou salvar o Cruzeiro. Aos 16min, Conde bateu para o gol e Gomes salvou. Cinco minutos depois, o goleiro cruzeirense saiu nos pés de Castillo e salvou sua equipe. Porém, com uma lesão na mão direita, Gomes deixou o time para a entrada de Artur.

Já com Maurinho no lugar de Jussiê, o Cruzeiro continuou com dificuldades para criar boas chances. Já o Deportivo, aos 34min, perdeu grande chance de garantir a vaga. Em contra-ataque, Castillo ficou livre e, na saída de Artur, bateu para fora.

EFE 
Jogadores do Deportivo Cali comemoram a classificação às quartas da Libertadores
Aos 38min, Guilherme perdeu, de cabeça, boa oportunidade de marcar, após cruzamento de Leandro. Mas, aos 42min, o atacante não desperdiçou a chance, também de cabeça, depois de cruzamento de Maurinho.

Apesar do pouco tempo restante, o Cruzeiro ainda tentou buscar o terceiro gol, que daria a classificação sem a necessidade dos pênaltis. Aos 47min, o time mineiro acabou perdendo Guilherme, que agrediu um colombiano e foi expulso.

Nos pênaltis, o Deportivo logo abriu 2 a 0 de vantagem, com Alex e Edu Dracena desperdiçando as cobranças do Cruzeiro. Dominguez ainda perdeu uma cobrança do time colombiano, mas logo depois Dudu chutou para fora. Mosquera garantiu a vitória do Deportivo.

CRUZEIRO
Gomes (Artur); Maicon, Cris, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Recife, Wendell e Alex; Jussiê (Maurinho) e Dudu (Guilherme)
Técnico: Paulo César Gusmão

DEPORTIVO CALI
Breiner; Hurtado, Ribas, Mosquera e Conde; Patiño, Dias, Aguillar (Guazza), Dominguez e Moreno; Téllez (Carlos Castillo)
Técnico: Bernardo Redín

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Cartões amarelos:
Gols: Moreno, aos 41min do primeiro tempo; Alex, aos 3min, e Guilherme, aos 42min do segundo tempo
Pênaltis convertidos: Hurtado, Patinõ e Mosquerda (D)
Pênaltis perdidos: Alex, Edu Dracena, Dudu (C); Dominguez (D)

Veja a classificação e os resultados do grupo 1 da Libertadores.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Cruzeiro em 2004.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias