! Cruzeiro perde, mas sai com título em final manchada por briga - 18/04/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  18/04/2004 - 18h05
Cruzeiro perde, mas sai com título em final manchada por briga

MBPress
Em São Paulo

O Atlético venceu, mas não levou. O alvinegro derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, na tarde deste domingo, mas a taça do Campeonato Mineiro ficou com o rival, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1.

Com o triunfo, o Cruzeiro levanta o 32º título da história, ficando a seis de alcançar o Atlético como maior vencedor do Estadual.

O único gol da partida foi marcado por Luiz Alberto, aos 24min do segundo tempo, após uma pressão do Atlético. No final, o Cruzeiro soube manter a vantagem e comemorou a taça.

A partida foi marcada pelo nervosismo. No primeiro tempo, Cris e Tucho foram expulsos após um desentendimento no meio-campo. Na etapa final, nova confusão depois de encerrada a partida.

Com o final do jogo, a briga teve início no Mineirão. O goleiro Eduardo partiu para cima do zagueiro Cris e a confusão foi generalizada com torcedores, que invadiram o gramado, jogadores e comissão técnica dos dois times trocando socos e pontapés.

Na confusão, a polícia mineira interviu e teve de usar até gás lacrimogênio para conter os ânimos. Nada adiantou e a briga se estendeu por mais de dez minutos no gramado, com provocações dos dois lados. Um triste fim para uma decisão que já tivera a morte de um torcedor na última semana, pouco antes da primeira partida da final.

O jogo
Após a partida eletrizante da última semana, o clássico começou monótono no Mineirão. Com uma forte marcação, o Cruzeiro congestionava o meio e o Atlético não conseguia furar a defesa rival.

A primeira chance só veio aos 12min, quando Wagner tocou para Hélcio, e o meia chutou nas mãos de Gomes. Com pouco espaço, o Atlético tentava nas cobranças de falta com Michel, mas sem sucesso.

Aos 28min, Alex foi o protagonista de uma cena violenta. Ele deu uma solada em Carlinhos e o lateral deixou o campo com suspeita de fratura, que depois seria desmentida pelo departamento médico. "Foi um lance normal, uma dividida de bola e ele se machucou", explicou Alex.

Com o lance, as duas equipes passaram a fazer violentas e, em uma delas, o meia Tucho deu um carrinho por trás em Cris. O zagueiro cruzeirense deu uma cabeçada e os dois foram expulsos. O meia do Atlético ficou revoltado e foi atrás do árbitro para contestar, mas foi seguro pelos companheiros.

O lance deu uma esfriada nos ânimos dos atletas e o alvinegro teve a maior chance aos 45min, quando Juninho Cearense tabelou com Alex Mineiro, mas Gomes fez boa defesa.

Na etapa final, o Atlético voltou com tudo e pressionou o adversário. Aos 7min, Renato acertou o travessão em cruzamento na área. No rebote, Márcio Araújo exigiu grande defesa de Gomes.

Cinco minutos depois, Dejair, que entrou no lugar de Wagner, recebeu na entrada da área e a zaga travou em cima da hora. Aos 11min, Alex Mineiro entrou livre, mas Gomes pegou bem. Recuado, o Cruzeiro só chegava em contra-ataques com Jussiê, que o goleiro Eduardo defendeu bem.

Aos 23min, Alex Mineiro recebeu na marca do pênalti e chutou fraco. Com tanta pressão, o gol não demoraria a sair. No minuto seguinte, Luiz Alberto driblou dois jogadores do Cruzeiro e, da entrada da área, acertou um forte chute. Gomes ainda espalmou, mas não evitou o gol.

Com isso, o Atlético partiu com tudo para o ataque, mas o Cruzeiro soube aproveitar muito bem os contra-ataques. Aos 37min, Alex perdeu grande chance de empatar o jogo.

No final, o jogo ficou eletrizante com o Cruzeiro perdendo sucessivas chances, e o Atlético desesperado. Aos 48min, Michel marcou o segundo gol do alvinegro, mas a festa durou pouco com o árbitro assinalando impedimento. Foi o golpe final na esperança do Atlético.

ATLÉTICO
Eduardo; Carlinhos (Juninho Cearense), Adriano, Luiz Alberto e Michel (Márcio Mexirica); Hélcio, Márcio Araújo, Renato e Tucho; Alex Mineiro e Wagner (Dejair)
Técnico: Paulo Bonamigo

CRUZEIRO
Gomes; Maicon, Cris, Edu Dracena e Leandro; Augusto Recife, Jardel (Sandro), Wendell e Alex (Marcinho); Jussiê e Schwenk (Marcelo Batatais)
Técnico: Paulo César Gusmão

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Alício Pena Júnior
Cartões amarelos: Adriano e Luiz Alberto (A); Alex, Edu Dracena, Leandro e Wendell (C)
Cartões vermelhos: Tucho (A) e Cris (C)
Gol: Luiz Alberto, aos 24min do segundo tempo

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Atlético-MG em 2004.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Cruzeiro em 2004.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias