! Jean brilha e comanda Flamengo ao título - 18/04/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  18/04/2004 - 18h01
Jean brilha e comanda Flamengo ao título

MBPress
Em São Paulo

Se Petkovic foi o herói do Flamengo no tricampeonato de 2001, o novo herói do Flamengo em uma conquista estadual foi o jovem Jean, revelado nas categorias de base do rubro-negro.

O atacante marcou os três gols da vitória de virada sobre o Vasco por 3 a 1, na tarde deste domingo, no estádio do Maracanã. Como na primeira partida, o rubro-negro havia vencido por 2 a 1, o time levantou o 28º título de sua história.

Com isso, a equipe está a apenas uma taça de igualar o Fluminense como maior vencedor do Estadual do Rio de Janeiro. Já o Vasco vê ruir o sonho do bicampeonato, o que não acontece com o clube desde 1994.

Mas para levar o título, o Flamengo teve muitos problemas. Logo aos 2min de jogo, Valdir colocou o Vasco na frente e o time teve boas chances para marcar o segundo. Nervoso em campo, o rubro-negro não se encontrou.

Apenas no segundo tempo, o Flamengo criou e definiu a conquista. Aos 5min, Jean recebeu de Robson e empatou. Cinco minutos depois, Coutinho acertou o tornozelo de Felipe e foi expulso.

Com um a mais, o Flamengo não teve problemas para arrebatar o título com mais dois gols do herói da final. No final, o jogo ficou violento e cinco jogadores foram expulsos (três do Vasco e dois do Flamengo), mas nada que impedisse a festa do rubro-negro.

O jogo
Após uma tumultuada semana, o Vasco mostrou que queria espantar todos os fantasmas em campo e começou com tudo. Logo aos dois minutos, o time conseguiu o que queria e abriu o placar.

Em jogada pela direita, Robson Luiz desviou o cruzamento e Valdir mergulhou de peixinho para deixar o time em vantagem no placar, e também com a decisão igualada.

Com o gol logo no começo, o Flamengo foi ao ataque e perdeu boa chance com Rafael, aos 8min. Aos 23min, foi a vez de Jean receber e girar, mas finalizar para fora.

A partir daí, o jogo ficou tenso e os dois times passaram a pressionar demais o árbitro Edílson Soares da Silva. Os atletas bateram boca após entradas ríspidas dos dois lados e sete foram punidos com cartão amarelo.

No campo, os dois times pouco criaram e a única chance na metade final foi em um cruzamento de Roger, aos 36min, que a zaga tirou e Zinho pegou de sobra, exigindo boa defesa do goleiro vascaíno.

Na etapa final, o Vasco voltou mais recuado e abriu espaços para o Flamengo. Com a liberdade, o rubro-negro aproveitou e conseguiu empate já aos cinco minutos.

O volante Robson teve espaço pelo meio e avançou. Na entrada da área, ele adiantou demais a bola, mas ainda conseguiu dar um toque para Jean que, livre, apenas tocou no canto esquerdo de Fábio.

Cinco minutos depois, o Vasco ficou ainda mais distante da taça. Felipe deu um belo drible em Coutinho e o volante acertou o tornozelo do meia, sendo expulso de campo.

No lance, não teve como esquecer assim as recomendações do técnico Geninho, que durante a semana foi flagrado pelas câmeras de TV, pedindo aos atletas para acertarem o flamenguista com chutes no tornozelo.

Com um a mais, o Flamengo passou a atacar mais. Na cobrança da falta, que gerou a expulsão de Coutinho, Zinho colocou na cabeça de Henrique, que subiu livre, mas cabeceou para fora.

Aos 15min, Felipe puxou contra-ataque e recebeu de Jean na entrada da área, o meia colocou, mas a bola passou raspando a trave de Fábio. Dois minutos depois, Valdir arriscou da entrada da área para fora.

Mas a vantagem de ter um a mais em campo foi crucial e, com rápidas tabelas, o Flamengo decidiu o título. Aos 29min, Rafael invadiu a área e tocou para Felipe, que driblou o goleiro e tocou para Jean, que chutou para o gol vazio.

Três minutos depois, o herói do título selou de vez a decisão. Em jogada de Ibson, o meia tocou para Jean, que invadiu a área e só tocou na saída de Fábio. A partir daí, os jogadores passaram a trocar tapas e o que se viu foi um festival de expulsões.

Aos 36min, Felipe e Valdir se desentenderam, e a confusão tomou conta. No tumulto, Victor Boleta e Henrique também foram expulsos de campo, assim como os dois que iniciaram a briga.

No minuto seguinte, Ygor entrou de forma violenta em Ibson e também foi expulso do gramado. Com apenas sete jogadores, o Vasco apenas viu o Flamengo controlar a posse de bola nos minutos finais.

VASCO
Fabio; Claudemir (Cadu), Fabiano (Júnior), Enrique e Victor Boleta; Ygor, Rodrigo Souto, Coutinho e Beto (Donizete); Robson Luiz e Valdir
Técnico: Geninho

FLAMENGO
Júlio César; Rafael (Reginaldo Araújo), Henrique, Fabiano Eller e Roger; Robson, Douglas, Ibson e Zinho (Tiago); Felipe e Jean (Jônatas)
Técnico: Abel Braga

Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Edílson Soares da Silva
Cartões amarelos: Beto, Coutinho, Fábio e Rodrigo Souto (V); Rafael, Robson, Roger e Zinho (F)
Cartões vermelhos: Coutinho, Valdir, Victor Boleta e Ygor (V); Felipe e Henrique (F)
Gols: Valdir, aos 2min do primeiro tempo; Jean, aos 5min, aos 29min e aos 33min do segundo tempo

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Vasco em 2004.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Flamengo em 2004.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias