Como hit de Bob Marley virou hino da torcida do Ajax em todos os jogos

Do UOL, em São Paulo

  • VI Images via Getty Images

    Torcida do Ajax canta "Three Little Birds" em todos os jogos do time

    Torcida do Ajax canta "Three Little Birds" em todos os jogos do time

Quando pisar no gramado da Johan Cruyff Arena hoje (08), às 16 horas (de Brasília), para enfrentar o Tottenham pela semifinal da Liga dos Campeões, o Ajax já tem algo garantido: o apoio incondicional da torcida cantando "Three Little Birds", uma das músicas mais famosas de Bob Marley. A canção do maior nome do reggae é entoada nas arquibancadas em todos os jogos do clube holandês em casa e, a cada partida, as imagens rodam o mundo.

A ideia surgiu em 2008 e de forma totalmente aleatória. Tudo começou com uma visita do Ajax ao Cardiff City, clube do País de Gales, para um amistoso de pré-temporada. Ao fim da partida, que terminou empatada em 0 a 0, foi solicitado que os torcedores holandeses não deixassem o local. Coube a Ali Yassine, ex-locutor do Cardiff City Stadium, manter os visitantes animados enquanto esperavam.

"No fim do jogo, a segurança decidiu manter os torcedores do Ajax no estádio e me pediram para tocar alguma música. Eu comecei com Bob Marley. Eles começaram a dançar, bater palmas e cantar junto. Quando eu fui embora do estádio pensei: 'Uau'", disse Yassine em entrevista ao site "Bleacher Report".

O que era para ser apenas uma distração virou um verdadeiro hino, e os torcedores do Ajax decidiram adotar a ideia, que demorou um tempo para vingar. A música de Bob Marley só ficou marcada como uma tradição da torcida em 2012, quando o Ajax visitou o Manchester United pela Liga Europa. O hit tocou nas arquibancadas do Old Trafford e as imagens viralizaram. Desde então, "Three Little Birds" é entoada a plenos pulmões em todas as partidas.

O carinho pelo hino ficou ainda maior em 2018 e de forma ainda mais surpreendente. Fã do ex-jogador do Ajax Edgar Davids e turista frequente de Amsterdã, Ky-Mani Marley, filho de Bob, foi convidado para ir até a Johan Cruyff Arena assistir a uma partida do Ajax pelo Campeonato Holandês e descobriu que a música era cantada pelos locais. Emocionado, ele pediu para fazer uma participação ao vivo em uma partida.

Poucos dias depois, na estreia do clube na fase de grupos da Liga dos Campeões, Ky-Mani entrou no gramado do estádio com um microfone e cantou ao vivo as músicas "One Love" e "Three Little Birds", sendo acompanhado por todos os torcedores do clube.

"Meu pai era um grande fã de futebol. Ouvir cerca de 60 mil pessoas cantando em um estádio, não em um show, mas em um jogo, seria muito emocionante para ele. Saber que o trabalho dele tocou tantos corações seria incrível para ele", contou o filho de Bob Marley em entrevista ao "Bleacher Report".

A música do maior nome do reggae será entoada novamente hoje (08), quando o Ajax encara o Tottenham. E as boas vibrações da música devem impulsionar os atletas em campo.

"É um sentimento único quando você entra no gramado e todos estão cantando e felizes com a música. É como voar", afirma o atacante Klaas-Jan Huntelaar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos