1. Água Santa AGS
    Ituano ITU
  2. XV de Piracicaba-SP XVP
    Botafogo-SP BOT
  3. Oeste OES
    Audax-SP AUD
  4. Capivariano CPV
    São Bento SBE

Quarta-feira 30/03/2016 - 19:30

Anisio Haddad, São José do Rio Preto

13ª rodada

1
Linense-SP Linense-SP
  • Zé Antônio
Pós-jogo
1
São Paulo São Paulo
  • Kelvin

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoEdgardo Bauza aboliu o esquema tático com três volantes e voltou ao habitual 4-2-3-1, com Michel Bastos de volta à ponta direita e com Ganso e Daniel como companheiros na linha ofensiva, atrás de Calleri. A primeira boa jogada do jogo foi de Ganso - sempre ele -, que armou de calcanhar e construiu oportunidade que Calleri desperdiçou. Na sequência, o São Paulo apresentou falha grave no sistema defensivo e viu o atacante Thiago Humberto sair em disparada e aparecer na cara de Denis, que fez boa defesa no um contra um e impediu o gol. Foi ainda na primeira etapa que o lateral direito Bruno foi derrubado dentro da área e Michel Bastos perdeu o pênalti ao cobrar no canto direito, rasteiro, na trave.
  • Segundo tempoO São Paulo teve mais domínio da posse na segunda etapa, mas não conseguiu ser incisivo. Com Ganso bem marcado, as jogadas são-paulinas saíram pelas laterais. Foram muitas tentativas de cruzamento, sem sucesso para um pouco inspirado Calleri - que seria substituído por Alan Kardec. A troca de um centroavante por outro não mudou o cenário do jogo e nem a qualidade do fornecimento de bolas à área do Linense. No fim do segundo tempo Zé Antônio acertou de longe chute no ângulo de Denis, que bateu na trave e entrou. No último lance da partida, Kelvin, de carrinho, igualou ao placar após jogada na área.

Destaques

  • Quarto pênalti?O São Paulo teve cinco pênaltis marcados a seu favor em 2016, mas só conseguiu converter um. Foi o segundo erro de Michel Bastos, sendo que Ganso e Calleri também já perderam.
  • Lugano poupadoDiego Lugano foi poupado da partida pelo técnico Edgardo Bauza e deu lugar a Rodrigo Caio, que voltou da boa atuação com a seleção olímpica e atuou nesta quarta-feira ao lado de Maicon.

Melhores

  • PH Ganso, São PauloO São Paulo só funciona quando a bola passa por ele, como em praticamente todos os jogos do time em 2016. Construiu boas jogadas, mas não contou com a reciprocidade dos companheiros.
  • Denis, São PauloFoi decisivo ao impedir o gol de Thiago Humberto no primeiro tempo depois de falha grave da zaga e dos volantes.

Piores

  • Maicon, São PauloJá tinha cometido falha decisiva contra o Santos, e nesta quarta novamente mostrou desempenho negativo. Surpreende depois do bom início no São Paulo.
  • Calleri, São PauloPerdeu gol no primeiro tempo, e depois pouco apareceu. Precisa estar melhor colocado durante as jogadas ofensivas do time.

Melhores notas

  • Linense-SP
  • São Paulo
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
7
8,0
Marcão
5
7,9
Paulo Henrique Ganso
 
1
7,1
Willian Pottker
8
6,5
Maicon

Próximos Jogos - São Paulo

  1. Barcelona-EQU BGU
    São Paulo SPA
  2. São Paulo SPA
    Red Bull Bragantino BRG
  3. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL
  4. Internacional INT
    São Paulo SPA
  5. Águia de Marabá AGM
    São Paulo SPA

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos