Terça-feira 16/02/2016 - 21:45

Domingo Burgueño, Maldonado

1ª rodada

2
River Plate-URU River Plate-URU
  • Michael Santos
  • Bruno Montelongo
Pós-jogo
2
Palmeiras Palmeiras
  • Jean
  • Gabriel Jesus

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoO Palmeiras começou a partida com mais posse de bola e conseguiu dar o primeiro chute aos dois minutos de jogo, após boa jogada de Zé Roberto pela esquerda e tentativa de finalização de Jean. Thiago santos pegou o rebote e mandou por cima do gol. Aos quatro, o River respondeu com uma conclusão da entrada da área, de Angel Rodríguez. A bola, porém, passou longe da meta de Fernando Prass. Sete minutos depois, Barrios aproveitou a falha da zaga uruguaia, carregou a bola livre pela intermediária, mas acabou desarmado. Aos 34 minutos, Erik fez boa jogada pela direita e acabou derrubado na área. O árbitro nada marcou. Na sequência, Dudu ficou com a bola e serviu Jean na área. O volante tocou na saída do goleiro e abriu o placar. Após o gol, o River se lançou ao ataque para o ataque. Aos 44, depois de bate-rebate na área, Prass conseguiu ficar com a bola e evitar o empate.
  • Segundo tempoCom Gabriel Jesus no lugar de Erik, o Palmeiras voltou para o segundo tempo tentando segurar a bola no campo de ataque. Aos quatro minutos, porém, o River Plate viu o árbitro assinalar pênalti depois de Prass derrubar Schiappacasse na área. Michel Santos cobrou no canto direito e empatou o jogo. O Palmeiras, porém, não sentiu o golpe. Com Alecsandro na vaga de Barrios, o time alviverde conseguiu marcar o segundo gol. Alecsandro serviu Gabriel Jesus com o peito e viu o camisa 33 matar a bola e tocar na saída do goleiro.O River respondeu em seguida. Vitor Hugo cedeu escanteio para os uruguaios. Após a cobrança, Montelongo cabeceou livre na primeira trave para fazer 2 a 2. Aos 33, Gabriel Jesus fez a parede e Dudu finalizou da entrada de área, com perigo. Seis minutos depois, o camisa 12 arriscou de longe e quase acertou o ângulo do goleiro. Em seguida, o atacante bateu forte para o gol e viu arqueiro uruguaio fazer a defesa em dois lances. No minuto final, Jean teve mais uma chance de marcar, mas mandou para fora em chute da entrada da área.

Destaques

  • Novo esquemaO Palmeiras entrou em campo no esquema 4-3-2-1, com três volantes (Thiago Santos, Arouca e Jean), dois atacantes abertos e um centroavante. No segundo tempo, o time voltou ao 4-2-3-1 depois de três alterações.
  • Vantagem sobre os uruguaiosAté a partida desta terça-feira, o Palmeiras tinha 12 jogos contra times uruguaios. A vantagem é do time paulista, que venceu seis vezes, com três empates e três derrotas.
  • Camisa 12Gabriel Jesus é o quarto jogador a usar a 12 no Palmeiras depois do ex-goleiro Marcos. O zagueiro Wellington vestiu a camisa na Sul-Americana 2012, enquanto outro defensor, Marcos Vinícius, a usou na Libertadores 2013 -- ele acabou substituído pelo zagueiro André Luiz

Melhores

  • Dudu, PalmeirasO camisa 7 atuou em nova posição: pela esquerda do ataque. Apesar disso, com muita movimentação, conseguiu deixar Jean na cara do gol em jogada pelo meio-campo.

Piores

  • Erik, PalmeirasO atacante ganhou uma chance como titular, mas não aproveitou. O camisa 14 pouco tocou na bola e acabou substituído por Gabriel Jesus no intervalo.

Melhores notas

  • River Plate-URU
  • Palmeiras
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
1
8,7
Alexander Rosso
2
6,9
Fernando Prass
 
5
7,4
Michael Santos
7
6,7
Jean

Próximos Jogos - Palmeiras

  1. Ferroviária FER
    Palmeiras PAL
  2. São Paulo SPA
    Palmeiras PAL
  3. Palmeiras PAL
    Real Brasília RBR
  4. Palmeiras PAL
    Botafogo-RP BOT
  5. Cuiabá CUI
    Palmeiras PAL

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos