Ele já foi o Baby Messi. E comemora por ter se livrado do apelido

Do UOL, em São Paulo

A imprensa britânica diz que ele é o jovem escocês mais assediado desde o tenista Andy Murray. Não à toa, após quatro jogos pelo Dundee United, logo veio o apelido: Baby Messi. Mas Ryan Gauld, meia escocês de 18 anos, não gosta de ser chamado assim, assustou-se com a fama repentina e deixou seu país de origem para poder evoluir no futebol mais rapidamente do que na mídia. A tática tem dado certo.

Contratado pelo Sporting de Lisboa por R$ 10 milhões, Ryan sequer estreou no time principal. Está disputando a segunda divisão pela equipe B. No entanto, parece uma questão de tempo até que ele apareça para valer. O garoto está inscrito na Liga dos Campeões e foi convocado pela seleção principal da Escócia para as eliminatórias da Euro-2016.

Ele comemora tudo isso, mas a maior vitória no momento é deixar de ser o "Baby Messi". "Acho que consegui me livrar do apelido e estou feliz por isso. Foi um pouco estranho quando surgiu, pois eu mal tinha jogado pelo Dundee United. Todos me chamaram assim porque sou canhoto e baixinho também", contou Ryan, que mede 1,68m, diante dos 1,69m de Messi.

O apelido e o talento fizeram o assédio crescer rapidamente enquanto ele estava no futebol escocês. Manchester United, Manchester City e Arsenal se interessaram, segundo o Daily Mail, mas desanimaram com sua baixa estatura. Juventus e Real Madrid também estavam de olho.

Quem apostou, no entanto, foi o Sporting. E o clube português já se protegeu, colocando uma cláusula rescisória de 60 milhões de euros. Na terra de Cristiano Ronaldo, Ryan viu a pressão da imprensa diminuir e conheceu um novo futebol, mais exigente até nos treinamentos.

"Começar de novo em Portugal está sendo muito bom. Vim para cá porque gosto do estilo de jogo e também porque queria aprender um novo estilo de jogo, uma nova língua, saber como as coisas são feitas em lugares diferentes. Fisicamente já evoluí bastante', analisou.

Tudo indica que em breve o habilidoso meio-campista Baby Messi ficará mais conhecido também em outros países. Baby Messi, não: Ryan Gauld.

UOL Cursos Online

Todos os cursos