Guerrero repete Rincón de 2000 como estrangeiro decisivo em título mundial corintiano

Bruno Freitas e Bruno Thadeu

Do UOL, em Yokohama (Japão)

  • EFE/EPA/KIYOSHI OTA

    Guerrero, do Corinthians, comemora seu gol contra o Chelsea, na final do Mundial

    Guerrero, do Corinthians, comemora seu gol contra o Chelsea, na final do Mundial

O peruano Paolo Guerrero escreveu seu nome na história do Corinthians com os dois gols marcados na conquista do título mundial, sendo um deles na decisão contra o Chelsea neste domingo em Yokohama. Assim, o atacante repete o roteiro de 2000, quando a equipe paulista teve no colombiano Freddy Rincón seu líder maior.

Guerrero começou a brilhar no Mundial com o gol na semifinal de quarta-feira contra o Al Ahly, desviando de cabeça um levantamento alto de Douglas na área.

Neste domingo o peruano voltou a mostrar oportunismo no lance que selou a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea. Guerrero aproveitou "bate-rebate" na área inglesa para empurrar para as redes, mais uma vez de cabeça.

O desempenho de Guerrero foi exaltado em seu país natal. "Paolo Guerrero: de mascote do Alianza Lima ao dia que alcançou a glória com o Corinthians", disse o jornal El Comercio, um dos mais influentes do Peru.

O atacante ganhou elogios até em casa. "Realmente este triunfo do meu filho me enche de orgulho. Que sirva de exemplo para os jovens, que eles enxerguem nele o sacrifício e tudo o que ele faz pelo Peru", afirmou José Guerrero, pai do jogador,.  

Durante toda a passagem do Corinthians pelo Japão Guerrero foi assediado por compatriotas peruanos residentes no país asiático. O jogador esteve entre os mais celebrados do elenco no torneio da Fifa.

Em 2000, coube a Rincón a honra de levantar a taça do primeiro Mundial da Fifa, após a vitória nos pênaltis sobre o Vasco no Maracanã.

O capitão colombiano fez o gol da classificação do Corinthians na primeira fase, na vitória por 2 a 0 sobre o Al Nasr no Morumbi, a nove minutos do fim [triunfo por um gol deixaria a equipe fora da final]. Rincón foi titular nos quatro jogos da campanha sem substituição em nenhum deles. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos