Cássio repete Ceni, desbanca atacantes e leva troféu que já foi de Messi

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

    Com a taça do Mundial de Clubes, goleiro Cássio dá volta olímpica no Japão

    Com a taça do Mundial de Clubes, goleiro Cássio dá volta olímpica no Japão

Pela segunda vez na história, o Mundial de Clubes da Fifa teve um goleiro escolhido como melhor jogador do torneio. Nas duas vezes o troféu foi parar em mãos brasileiras. Neste domingo, Cássio repetiu Rogerio Ceni, salvou o Corinthians e saiu com a honraria da Fifa e com um carro do patrocinador do Mundial, a montadora Toyota.

O goleiro de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, começou a se destacar na vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea aos 35 minutos de jogo. O nigeriano Victor Moses invadiu a área pela ponto esquerda e deu um toque com efeito buscando o canto esquerdo do jogador do Corinthians.  "Sim, foi a minha maior partida", admitiu Cassio após o jogo.

A defesa do chute de Moses foi escolhida pelo próprio Cássio como a mais difícil. "Foi a de mão trocada. Consegui me recuperar no lance e toquei na bola, mudando o caminho", afirmou em entrevista ao Domingão do Faustão, da TV Globo. 

 

MELHORES DO MUNDIAL DA FIFA

Ano Jogador Clube
2000 Edilson Corinthians
2005 Rogério Ceni São Paulo
2006 Deco Barcelona
2007 Kaká Milan
2008 Wayne Rooney Manchester United
2009 Lionel Messi Barcelona
2010 Samuel Eto'o Internazionale
2011 Lionel Messi Barcelona
2012 Cássio Corinthians

A bola de Moses foi a primeira de seis defesas do corintiano.  Sete anos depois, o goleiro repetiu o feito de Rogério Ceni. Contra o Liverpool, em 2005, o são-paulino fechou o gol, fez oito defesas, levou o título mundial e o troféu de melhor jogador do torneio.

"Estava tão pilhado, concentrado no jogo, que não conseguia nem pensar que seria eleito o melhor ou qualquer coisa assim. Você não pensa nessa hora. Foi uma surpresa, mas muito boa", afirmou Cassio ao site da Fifa. "É difícil, mesmo, o goleiro ser eleito o melhor assim. Sempre tem o atacante que faz o gol, o meio-campista, aí fica mais comum. Para o goleiro é sempre mais difícil ganhar um prêmio de melhor da competição", completou.

O prêmio de melhor jogador da Fifa foi entregue nove vezes. Lionel Messi é o único jogador que levou o troféu em duas edições. O astro do Barcelona ganhou em 2009 e no ano passado, após o Barcelona golear o Santos por 4 a 0. Além de Ceni e Cássio, outros três brasileiros foram venceram a premiação: Edilson, Deco e Kaká.

UOL Cursos Online

Todos os cursos