UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

Regulamento

Pelo último ano, o Campeonato Brasileiro da Série C conta com 63 clubes. A partir de 2009, a competição terá 20 participantes. No atual formato, os times devem passar por quatro fases antes de chegar ao título.

Primeira fase: as equipes são divididas em 16 grupos, sendo um deles de 3 clubes e outros 15 grupos de 4 clubes. Elas jogam entre si em turno e returno dentro de cada chave, classificando-se os dois melhores de cada chave para a fase seguinte.

Na segunda e terceira fases, os clubes vencedores e vice de suas chaves na fase anterior são dispostos novamente em grupos de quatro participantes, que se enfrentam também em turno e returno dentro da chave.

Chegam à quarta e última fase oito times, que formam um grupo único. Nele, as equipes se enfrentam outra vez em turno e returno para definir o campeão. Os quatro mais bem colocados desta chave são promovidos e disputarão a Série B em 2009.

Em todas as etapas da competição, em caso de empate em pontos, os critérios de desempate são, dentro das fases, nesta ordem:

a) maior número de vitórias,
b) saldo de gols,
c) gols pró,
d) confronto direto (somados os jogos de ida e volta)
e) número de gols fora de casa,
f) aplicação dos critérios acima (somatória das fases),
g) sorteio

Hospedagem: UOL Host