Os brasileiros em baixa no futebol europeu

AFP / CARMEN JASPERSEN
Cleber (Hamburgo): O zagueiro saiu do Brasil em alta, mas não emplacou no Hamburgo - que luta contra o rebaixamento no Campeonato Alemão. Fez cinco jogos como titular no primeiro turno, com direito a uma expulsão contra o Borussia Monchengladbach. Em 2017, deve reforçar Santos ou Atlético-MG.
Divulgação/Assessoria Dória
Dória (Olympique): Saiu do Botafogo em alta para o Olympique de Marselha, onde não emplacou. Passou por empréstimo por São Paulo e Granada (Espanha), ainda em emplacar. Voltou ao clube francês na temporada 2016/2017, mas segue longe de decolar no futebol europeu.
Divulgação/Hamburgo
Douglas Santos (Hamburgo): O lateral esquerdo vive uma fase melhor que a do compatriota Cléber no Hamburgo, mas igualmente é vítima da má fase da equipe. Na atual temporada, fez 12 jogos, todos como titular. Neste período, foram sete derrotas. Corre o risco de se queimar no futebol europeu.
Luca Bruno/AP Photo
Felipe Melo (Inter): O volante está na Inter de Milão desde 2015, mas não consegue uma sequência na atual temporada. Foram apenas sete jogos, sendo três pelo Campeonato Italiano. Segundo o jornal Gazzetta dello Sport, o brasileiro ? que tem contrato até junho ? está na lista de jogadores que devem deixar o clube. Mais
AFP / GIUSEPPE CACACE
Gabigol (Inter de Milão): O atacante deixou o Santos no meio do ano com pompa, mas praticamente não entrou em campo na Itália - fez apenas um jogo, e, mesmo assim, saindo do banco de reservas no fim do segundo tempo. Já é cotado para ser emprestado a outra equipe em 2017.
INA FASSBENDER / REUTERS
Júlio César (Benfica): O técnico Rui Vitória promove um rodízio entre seus goleiros, mas o veterano Júlio César claramente perdeu espaço no sistema. No Campeonato Português, não atua desde 19 de setembro, quando a equipe venceu o Braga por 3 a 1. Na Liga dos Campeões, jogou apenas contra o Napoli no dia 28 de setembro. Na Taça de Portugal, jogou em 19 de novembro contra o Marítimo - e só.
Andrew Couldridge Livepic/Reuters
Oscar (Chelsea): Começou a temporada como titular, mas perdeu espaço quando o técnico Antonio Conte passou a adotar um esquema com três zagueiros e não voltou mais. O camisa 8 não atua com regularidade no Chelsea desde o início de setembro.
José Jordan/AFP Photo
Petros (Betis): O volante é titular do Bétis, mas sofre com a má fase da equipe - em 14 jogos, somou apenas 15 pontos, brigando contra o rebaixamento. Neste período, foi substituído duas vezes, somou seis cartões amarelos e foi expulso uma vez - justamente no empate em 3 a 3 com o Celta de Vigo no dia 4 de dezembro.
Jean Christophe/AFP Photo
Vagner Love (Antalyaspor): O atacante deixou o Corinthians no começo do ano e chegou ao Monaco (foto) com relativa pompa. Seis meses depois, porém, transferiu-se já para o Alanyaspor, clube que briga contra o rebaixamento no Campeonato Turco. Em 11 jogos, marcou apenas três gols.
AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Lucas Silva (Real Madrid): o volante deixou o Cruzeiro direto para o Real Madrid em 2015, mas não emplacou. Na temporada 2015/2016, foi emprestado ao Olympique de Marselha, sem brilhar. De volta ao Real, seria repassado ao Sporting, mas problemas nos exames médicos frearam a negociação. Está no clube espanhol, mas não consta no elenco da temporada.