Polêmicas entre Flamengo e Vasco em 2015

Alexandre Vidal/Fla Imagem
Flamengo e Vasco colecionam alfinetadas desde o retorno do presidente Eurico Miranda ao comando do clube de São Januário. Logo no início deste ano, o mandatário cruzmaltino debochou da popularidade do rival em discussão sobre o preço dos ingressos no Campeonato Carioca. Sobrou para o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello (foto): "Sou contra o processo de elitização do futebol. Falam que futebol é do povo e o clube que dizem que é do povo, o Flamengo, quer jogar com o ingresso lá em cima. Como querem isso? Dá para entender?", afirmou Miranda.
Divulgação
Depois de o Vasco eliminar o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca, Eurico Miranda ordenou que uma provocação fosse publicada no site oficial do clube. A imagem de uma pena de urubu sangrando acompanhada pelo lema "o respeito voltou" movimentou as redes sociais.
Gilvan de Souza/ Flamengo
Apesar da eliminação do Flamengo no Campeonato Carioca, o zagueiro Wallace defendeu o time em inúmeras oportunidades e atacou os erros de arbitragem favoráveis ao Vasco. "Não posso falar, mas quantos pênaltis o Vasco teve nesse campeonato? Quantos foram realmente pênalti? Eu não estou dizendo que seja premeditado, mas de certa forma a arbitragem foi conivente com muitos erros para o Vasco".
Marcelo Sadio/Vasco
Antes mesmo de conquistar o Campeonato Carioca sobre o Botafogo, Eurico Miranda já comemorava o título com o que definiu como "campeonato à parte". "O respeito voltou. Já ganhei o campeonato contra o Flamengo. É campeão".
Gilvan de Souza/ Flamengo
Contratado pelo Flamengo, Emerson Sheik chegou e tratou logo de responder ao presidente Eurico Miranda. Em uma entrevista ao canal Esporte Interativo, o camisa 11 debochou do Vasco e não o reconheceu como rival do Rubro-negro. "Quem é o maior rival nosso? Qual clube você está falando? É que você não falou o clube. Ah, é o Vasco [o rival do Flamengo]? Tá de sacanagem, né".
Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Eurico Miranda comemorou o sorteio da Copa do Brasil e o fato de enfrentar o Flamengo nas oitavas de final. "Foi um sorteio bom. Quantas vezes o Vasco jogou com o Flamengo este ano? De campeonato, três vezes. Vai ser o mesmo resultado: 2 a 1".
Reprodução / Instagram
Na mesma entrevista coletiva, Eurico respondeu ao atacante Emerson Sheik sobre as declarações de que não sabia quem era o rival do Flamengo. "Quem é Sheik? Jogador que tem que mudar nome, muita calma nesta hora. Ele vai dizer que não precisa de cartaz. Não precisa de cartaz? Só precisa de cartaz. Faz um monte de m...! Ele se referir à instituição... Tem que lavar a boquinha".
Reprodução/Instagram
Emerson Sheik usou a conta no Instagram para responder ao mandatário no dia. "Cuidado!!! A casa está caindo!!! Eu tenho apenas 5 anos de Brasil e não 116 anos, fiz algumas coisas interessantes, CAMPEÃO: Campeonato Carioca , Campeonato Paulista, Brasileiro, Brasileiro, Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Taça Libertadores, Mundial de Clubes, esse último poucos clubes têm!!! Imagina podendo jogar 116 anos... MUITO PRAZER, MÁRCIO PASSOS DE ALBUQUERQUE.... Apelido, EMERSON SHEIK... Atual jogador do FLAMENGO. Minha boca está limpa e minha língua sempre muito afiada!!!"
Pedro Martins/AGIF
O post de Emerson Sheik gerou polêmica e pouco tempo depois o próprio esclareceu o fato e pediu desculpas aos torcedores. Entretanto, manteve a posição contra Eurico Miranda. "A minha resposta era bem direcionada ao presidente do Vasco. Acho que acabei me perdendo um pouco e me arrependo. Mas a resposta daria para ele certamente, como foi assim que fiz".
Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
O ato mais recente de Eurico foi na apresentação do meia-atacante Nenê. O presidente cruzmaltino não perdeu a oportunidade de provocar o Flamengo novamente. "O mais importante é que ele revelou em nossa conversa que vai jogar e ganhar do Flamengo".