Fique de olho: 27 promessas do Brasileirão para virar realidade em 2015

Troy Taormina / Light Press
Alisson, de 21 anos, foi emprestado ao Vasco em 2013 e apareceu como jogador do Cruzeiro neste Brasileirão. Meia ofensivo, jogando pelos lados do campo, virou o talismã da equipe que conquistou o segundo título consecutivo, sempre como alternativa para o segundo tempo. Também foi titular em sete partidas. Com a possibilidade de saída de Everton Ribeiro e natural evolução, deve ganhar ainda mais espaço em 2015.
AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
O São Paulo ficará sem Kaká a partir de 2015, mas pode achar a solução dentro do elenco. Gabriel Boschilia, de 18 anos, atuou no elenco profissional em 2014 e foi um dos jovens de maior destaque na campanha que resultou na segunda colocação do Brasileirão. Participou de 18 jogos e fez um gol.
Alexandre Schneider / Getty Images
O São Paulo vendeu Douglas ao Barcelona (ESP) no meio do ano e viu a briga pela lateral direita ficar entre Luiz Ricardo e Paulo Miranda. Mas quem apareceu foi o garoto Auro (foto), de 18 anos, que nunca tinha jogado profissionalmente. Ele participou de 12 partidas pela equipe, e acabou voltando ao banco depois do volante Hudson assumir a vaga. Em 2015, começa brigando pela posição desde a pré-temporada.
Junior Lago/UOL
O zagueiro Lucão foi capitão da seleção brasileira sub-17 e apareceu bem no São Paulo em 2014, com 18 anos. O técnico Muricy Ramalho já previu que ele será titular da equipe principal em breve e rasga elogios constantemente ao jovem. O clube busca zagueiros para 2015, mas encontra dificuldades para contratar. Pode ter a solução dentro de casa.
Cristiano Andujar/Getty Images
Valdívia, o mago fake, mostrou-se mais eficaz que o original chileno do Palmeiras. O meia do Internacional também é considerado como talismã e marcou dois gols em 26 jogos no Brasileirão.
Lucas Uebel/Getty Images
Taiberson (esq.), de 21 anos, aproveitou as chances como atacante do Internacional e participou muito bem das últimas rodadas do Brasileirão. Começa 2015 concorrendo pela vaga de Nilmar.
Alexandre Lops/AI Inter
O volante Matheus Bertotto, de 21 anos, jogou em nove partidas pelo Internacional e deve aparecer entre os titulares em 2015. É visto como grande aposta do clube para o futuro.
Mauro Horita/AGIF
Malcom, o mais novo desta lista, tem 17 anos e surpreendeu até ao próprio Corinthians ao mostrar tanta desenvoltura entre os profissionais. Assumiu a vaga no ataque em diversos momentos e acumula 20 jogos no Brasileirão, com dois gols marcados. E o Corinthians deve perder Paolo Guerrero...
NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
O atacante Kenedy, de 18 anos, divide a torcida do Fluminense, mas já apareceu bem nas seleções de base e contabiliza 20 jogos e 2 gols no Brasileirão. Com a redução de investimento da Unimed e possível saída das estrelas, vai ganhar espaço.
Matheus Andrade/Photocamera
Marlon, zagueiro de 19 anos, fez 20 jogos no Brasileirão e é a grande revelação do Fluminense na temporada. No mesmo caso, deve ter a titularidade garantida com a saída de jogadores badalados.
Friedemann Vogel/Getty Images
O meia Dodô, de 20 anos, termina o Brasileirão com quatro gols em oito jogos. Apoiado por Levir Culpi, ganha fôlego pra começar 2015 em alta.
Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Carlos, de 19 anos, é uma das grandes revelações do Brasileirão. Marcou cinco gols em 22 jogos no Brasileirão e chega a 2015 como uma das principais promessas do futebol brasileiro. Sem Jô e André no Atlético-MG, ele tem titularidade quase garantida para a próxima temporada.
Cristiano Andujar/Getty Images
Jemerson, de 22 anos, desbancou companheiros experientes que concorriam pela posição na zaga do Atlético-MG, ao lado de Leonardo Silva, e se tornou titular neste fim de temporada vitorioso para o clube. Deve começar 2015 como titular, e terá uma temporada inteira para mostrar futebol.
Felipe Oliveira/Getty Images
Luan, meia-atacante, de 21 anos do Grêmio, acabou de disputar o primeiro Brasileiro. Mas ele já tem multa rescisória de 60 milhões de euros e é cotado em diversos clubes. Deve ser nome presente na seleção olímpica, que disputará os Jogos do Rio, em 2016.
Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Walace, volante de 19 anos do Grêmio, assumiu a titularidade a partir da chegada de Felipão. Disputou apenas o fim do Brasileiro, mas também está cotado na Europa e foi recentemente chamado para a seleção sub-20 do Brasil.
Heuler Andrey/Getty Images
Douglas Coutinho, atacante de 20 anos do Atlético-PR, não teve um bom fim de Brasileirão. Mas teve início avassalador e chegou a ser artilheiro da competição. Termina o ano com sete gols em 28 jogos, e começa 2015 com a esperança de manter por 12 meses o que fez no primeiro semestre de 2014.
Hassan Ammar / AP
Mosquito, a badaladíssima promessa do futebol brasileiro, tem 18 anos e é atacante do Atlético-PR. Ele jogou 11 partidas neste Brasileirão, mas deve ter mais chances em 2015 porque é o principal produto do clube para o futuro, e também porque existe a chance de nomes importantes, como Marcelo, deixarem o Furacão.
Divulgação/Santos FC
O lateral esquerdo Caju, de 19 anos, é uma das principais promessas do Santos. Ele participou de 11 jogos no Brasileirão-2014 e deve ter mais chances em 2015 com as ausências do titular, o chileno Eugênio Mena.
Alexandre Schneider/Getty Images
O atacante Diego Cardoso, de 20 anos, marcou dois gols em seis jogos. É pouco, mas as chances devem crescer bastante em 2015: o empréstimo de Robinho vai só até o meio do ano.
Adalberto Marques/AGIF
Talvez a principal revelação do campeonato, o atacante Erik, do Goiás, tem 20 anos e foi titular absoluto da equipe. Em 34 partidas no Brasileirão, marcou 12 gols e se tornou o principal jogador da equipe. Em 2015, pode nem estar mais no mesmo clube...
Heuler Andrey/Getty Images
O camaronês Joel, de 20 anos, é atacante e fez oito gols em 20 jogos no Brasileirão. Pode aparecer mais em 2015 se tiver um companheiro de ataque à altura.
Reinaldo Canato/UOL
O zagueiro Nathan, do Palmeiras, tem 19 anos, mas conseguiu desbancar Lúcio e Tobio. Foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e elogios dos treinadores com quem teve contato. Em 2015, deve ter um ano todo com a garantia da titularidade.
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Victor Luis, de 21 anos, é lateral esquerdo. Apareceu bem no Palmeiras em 2014 e ganhou a titularidade em diversos momentos. Fez 28 partidas no Brasileirão. Quando o time precisou de um volante, mudou de posição.
Zanone Fraissat/FOLHAPRESS
João Pedro, de 18 anos, foi outro que conseguiu tirar coisas boas da crise do Palmeiras. Apareceu bem na lateral direita, fez 17 jogos, um gol, e pode começar 2015 como tituçar.
Felipe Oliveira/Getty Images
O volante Luiz Gustavo, de 20 anos, jogou o Brasileirão pelo Vitória, mas tem tudo para voltar ao Palmeiras - clube que o emprestou por uma temporada - em 2015. No Palestra Itália, Wesley está de saída e a posição mais carente é o setor defensivo do meio de campo.
Felipe Oliveira/Getty Images
O lateral direito Railan, de 20 anos, do Bahia, fez bom campeonato apesar da má campanha da equipe que acabaou rebaixada. Pode trocar de clube em 2015.
Felipe Oliveira/Getty Images
Pará, lateral esquerdo do Bahia, de 19 anos, participou de 20 jogos no Brasileirão e é outra grande revelação do cenário nacional em 2014. Na mesma situação do companheiro, pode trocar de clube para 2015.