O que esperar de cada time no Campeonato Inglês, que começa neste sábado

AP Photo/Gene J. Puskar
MANCHESTER CITY - Com dois títulos nos últimos três campeonatos, os atuais campeões entram como grandes favoritos na disputa deste ano. A impressionante derrota para o Arsenal (3 a 0) na Supercopa da Inglaterra, no último fim de semana, não deve abalar a confiança da equipe de Manuel Pellegrini. Apesar de ter sido multado pela Uefa por não cumprir regras do fair-play financeiro, o clube atuou de maneira precisa no mercado de transferências e procurou qualificar os setores do campo onde tem mais dificuldades. O volante brasileiro Fernando (foto), por exemplo, foi uma das principais contratações, ao lado do zagueiro Eliaquim Mangala, ambos do Porto.
PAUL ELLIS/AFP PHOTO
LIVERPOOL - O atual vice-campeão da Premier League terá que se virar para manter o desempenho sem sua principal figura, Luis Suárez, que jogará pelo Barcelona. O capitão Steven Gerrard, que se aposentou da seleção inglesa após uma decepcionante Copa do Mundo, continua como base de sustentação do time. No mercado, o Liverpool fez importantes movimentos com as contratações do croata Dejan Lovren e do inglês Adam Lallana, ambos vindo do Southampton. O brasileiro Philippe Coutinho (foto), que brilhou nos amistosos de pré-temporada, tem tudo para viver seu ano-chave na Premier League (e quem sabe chegar à seleção).
Sedat Suna/EFE/EPA
CHELSEA - José Mourinho quis aumentar o poder de fogo do ataque e não economizou nas contratações de Diego Costa (foto) e de Cesc Fábregas. Didier Drogba veio sem custos para aumentar a qualidade do setor ofensivo. Dois jogadores-chaves do Atlético de Madrid, o lateral Filipe Luis e o goleiro Courtois, também vestirão azul neste ano. Com um time reforçado como esse, e apesar da perda de atletas como David Luiz e Frank Lampard, qualquer resultado diferente de título será uma decepção.
Matt Dunham/AP
ARSENAL - O chileno Alexis Sanchez (foto) é o homem a se observar no Arsenal, que preferiu não apostar no retorno de Cesc Fábregas. O ex-meia do Barcelona jogará no Chelsea, depois que o técnico Arsene Wenger lhe disse que não lhe garantiria uma vaga no time titular. O quarto lugar na temporada passada pode se transformar em uma posição ainda melhor para os Gunners, caso o time não sofra novamente com lesões de seus jogadores-chaves. A equipe contará com o retorno de empréstimo de Joel Campbell, além de esperar o desenvolvimento do promissor atacante francês Yaya Sanogo, que tem tudo para se tornar uma importante figura ofensiva da equipe londrina.
REUTERS/Russell Cheyne
EVERTON - A primeira temporada de Roberto Martinez no comando da equipe foi tão boa que já existe uma expectativa otimista em torno do quinto colocado do campeonato passado. As contratações em definitivo de Romelu Lukaku (foto) e Gareth Barry, dois dos melhores jogadores do atual futebol inglês, só aumentam o otimismo (ambos já estavam no clube, mas por empréstimo).O Everton tem boas chances de chegar ao top 4, embora um título ainda pareça um sonho um pouco distante.
REUTERS/Eddie Keogh
TOTTENHAM - Eles fizeram pesados investimentos para a temporada passada que não deram o resultado previsto e, talvez por causa disso, os diretores preferiram uma postura mais comedida neste ano. O grande desafio do técnico argentino Mauricio Pochettino, ex-Southampton, será repetir seu estilo de jogo ofensivo e reverenciado também na equipe londrina, cujo elenco está inchado.
Xinhua/Yang Lei
MANCHESTER UNITED - O plano aqui será reverter o decepcionante sétimo lugar na última temporada. A grande contratação foi o técnico holandês Van Gaal (foto), que chega ao clube após levar sua seleção a um terceiro lugar na Copa do Mundo.Ele já disse que seu objetivo no ano será o título, embora as previsões mais realistas apontam que o time deverá brigar primeiro para voltar à Liga dos Campeões. É preciso ficar de olho no meia espanhol Ander Herrera, a contratação mais cara do United na janela até aqui. Ele deve formar um conjunto interessante com Rooney e Van Persie no setor ofensivo.
Mike Hewitt/Getty Images
SOUTHAMPTON - Vai ser provavelmente uma temporada difícil para a equipe, que perdeu seus principais jogadores e seu técnico argentino Mauricio Pochettino. Por outro lado, foram feitos poucos investimentos na janela de transferências, sendo que Javier Hernandez, do Manchester United, continua sendo um sonho de consumo no clube e pode ser alvo de uma proposta nas próximas semanas. O primeiro jogo do campeonato será um duelo pesado contra o atual vice-campeão Liverpool, no Anfield Road.
AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO
STOKE CITY - Depois de ficar em 9º no campeonato passado, o Stoke City apostou na contratação do ex-menino prodígio do Barcelona Bojan Krkic (foto), que foi tirado do Ajax por 3 milhões de euros. Além dele, o clube vai contar com atletas descartados por outras equipes. A ideia é repetir o bom desempenho do segundo turno da temporada passada, quando os alvirrubros conseguiram importantes vitórias sobre Manchester United e Arsenal.
SYLVAIN THOMAS / AFP
NEWCASTLE - A equipe teve um desempenho medíocre no segundo turno do último campeonato, acabou na metade da tabela e precisou correr para reforçar o elenco. Embora algumas das contratações pareçam promissoras, como o meia Remy Cabella (foto), voos mais altos rumo ao topo da tabela parecem improváveis.
Sean Dempsey/AP
CRYSTAL PALACE - Com recursos limitados, o time do sudeste de Londres espera se consolidar na primeira divisão. Depois de cinco tentativas, o Palace conseguiu na temporada passada se manter na elite e agora vai tentar navegar sem sustos no meio da tabela. O grande objetivo é perder aos poucos a fama de equipe iô-iô. O meia francês Yannick Bolasie (foto) é a figura central do esquema montado pelo técnico Tony Pulis. Apesar de ter investido pouco na janela de transferência, o Palace tem boas chances de repetir o bom desempenho do primeiro semestre.
Robert Pratta/Reuters
SWANSEA - A equipe do País de Gales tem um dos ataques mais interessantes da competição, principalmente com a chegada promissora do francês Bafétimbi Gomis (de chupeta na foto), autor de 22 gols em sua última temporada pelo Lyon. Ao lado dele, o inglês Jonjo Shelvey, o marfinense Wilfried Bony e o islandês Gylfi Sigurdsson formam o variado leque de opções do técnico Gary Monk. Depois de um 12º lugar na temporada passada, o Swansea não deve ficar ameaçado de um rebaixamento e é candidato a passear novamente pelo meio da tabela.
Jamie Squire/Getty Images
WEST HAM - A contratação do atacante Enner Valência, autor dos três gols do Equador na Copa do Mundo, foi o grande movimento de mercado da equipe, que sonha em voos mais altos na temporada e, quem sabe, uma chance da Liga dos Campeões. A diretoria optou por manter o contestado técnico Sam Allardyce, mas reforçou a comissão técnica com um treinador específico para o setor ofensivo.
Ian MacNicol/AFP
SUNDERLAND - O acontecimento mais marcante da pré-temporada do Sunderland foi a campanha encabeçada por seus torcedores para homenagear dois torcedores do rival Newcastle, que morreram na queda do avião da Malaysian Airlines, na Ucrânia. Eles conseguiram o equivalente a R$ 60 mil em um site de vaquinha. No mercado de transferências, o Sunderland não conseguiu ficar em definitivo com o italiano Fabio Borini (foto), um dos destaques da equipe na última temporada, que voltará ao Liverpool.
Jon Super/AP Photo
ASTON VILLA - Esse é um dos fortes candidatos ao rebaixamento, principalmente pela crise que o clube vive fora de campo. O americano Randy Lerner, dono da equipe, decidiu vendê-la, mas não encontrou ninguém interessado. Para piorar, um dos cartolas que estavam há mais tempo na direção do clube, resolveu se demitir no mês passado. Dentro de campo, o Aston Villa não fez grandes investimentos para a nova temporada e mesmo repetir o 15º lugar de 2013-14 parece uma tarefa difícil. O meio-campista Jack Grealish, recém-saído das categorias de base, surge como figura mais promissora do jovem elenco.
AFP PHOTO / LINDSEY PARNABY
HULL CITY - O clube esteve ameaçado de rebaixamento na última temporada e agora vive um momento de reformulação. A diretoria acaba de lançar um novo escudo e anunciar um bom patrocinador máster ? uma casa de apostas asiática. Com mais dinheiro em caixa, a direção teve grande atuação no mercado de transferência de verão e contratou importantes e promissores jovens talentos do futebol inglês. O zagueiro James Chester (foto), que está no clube desde 2011, e o atacante Tom Ince são dois nomes a serem observados.
Peter Powell/EFE
WEST BROMWICH - Depois de escapar por pouco da queda, o West Bromwich se reforçou discretamente e deve ser um forte candidato à segunda divisão. A chegada do técnico Alan Irvine dividiu opiniões e a contratação do atacante nigeriano Ideye Brown (foto) é vista com ressalvas por parte da torcida, que a encara como um investimento de risco em um jogador sem experiência de Premier League.
Michael Regan/Getty Images
LEICESTER CITY - O campeão da segunda divisão chega à Premier League empolgado com a contratação do atacante argentino Leonardo Ulloa, a transferência mais cara já feita na história do clube. Há boas expectativas de se manter na elite, embora um possível rebaixamento não esteja fora de cogitação. Além de Ulloa, o atacante argelino Riyad Mahrez (foto), que defendeu sua seleção na Copa, é outro nome a ser observado.
Divulgação/Burnley FC
BURNLEY - O clube tem 132 anos e está de volta à Premier League, depois de ser rebaixado na temporada 2009-10. É um dos três times a serem campeões das quatro divisões profissionais do futebol inglês, sendo que seus momentos de glória foram vivido na década de 1920. Seu uniforme azul-grená é inspirado nas cores do Aston Villa, o time mais vitorioso do país na época. Para esta temporada, o Burnley é visto por parte da imprensa local como o principal candidato a se manter na elite entre os três promovidos da segunda divisão.
REUTERS/Eddie Keogh
QUEENS PARK RANGERS - O clube londrino conseguiu o acesso após vencer o playoff que envolve os times que ficaram de 3º a 6º colocados na segundo divisão. No retorno à elite, os Rangers vão apostar em experiência e habilidade para se manter lá. A contratação do veterano zagueiro Rio Ferdinand se encaixa nesse contexto. A defesa também terá o reforço do goleiro brasileiro Júlio Cesar (foto), que volta de empréstimo do Toronto. Mas ele ainda terá dificuldade para jogar, já que Robert Green, o titular da posição, renovou seu contrato por mais dois anos.