A gangorra do Fluminense no Brasileirão

Arte UOL
A oscilação marca o desempenho do Fluminense na era dos pontos corridos. Os dois títulos em 2010 e 2012 contrastam com a luta para evitar o rebaixamento, presente em quatro campanhas nos últimos dez anos, e a queda agora em 2013
Reuters/Arte UOL
2003 - Na primeira edição do Brasileirão por pontos corridos, agonia Tricolor. A equipe lutou contra o rebaixamento e ficou três pontos acima da degola. Romário, estrela do time, ainda agrediu um torcedor nas Laranjeiras.
Roberto Prince/Folhapress/Arte UOL
2004 - A Unimed investiu, trazendo Edmundo e Ramon, mas o time de ?medalhões? ficou apenas no 9º lugar. Raro momento em que o clube não lutou nem em cima, nem na parte de baixo.
Almeida Rocha/Folha Imagem/Arte UOL
2005 - Nova reformulação no elenco. Os ?medalhões? deixaram a equipe. A aposta em jovens e no meia Petkovic quase rendeu o título, mas cinco derrotas seguidas no final deixaram o Flu em 5º.
Leonardo Wen /Folha de S.Paulo/Arte UOL
2006 - Uma temporada com cinco trocas de treinadores resultou em nova luta contra a degola. PC Gusmão comandou o time na reta final, terminando na perigosa 15º posição.
Ueslei Marcelino/Folhapress/Arte UOL
2007 - O desespero do ano anterior resultou em nova reformulação. Aposta em jogadores menos conhecidos e em jovens da base renderam um 4º lugar e a vaga à Libertadores.
Rafael Andrade/Folhapress/Arte UOL
2008 - Renato Gaúcho disse que o Flu iria ?brincar? no Brasileiro se vencesse a Libertadores. Tudo deu errado. Vice no torneio internacional e luta contra a degola até a última rodada.
Photocamera/Arte UOL
2009 - O milagre do 'time de Guerreiros', que chegou a ter 98% de chances de queda, ficou marcado para a torcida. Comandados por Cuca, os jogadores evitaram a queda no último jogo.
Ricardo Ayres/Photocamera/Arte UOL
2010 - Do descenso quase certo à garantia do título brasileiro. Com uma base parecida do ano anterior e o técnico Muricy Ramalho no comando, o Flu ergueu a taça, coroando Conca como ídolo.
Dhavid Normando/Photocamera/Arte UOL
2011 - O Flu começou mal, esperou a chegada do técnico Abel Braga e colheu resultados. Da parte de baixo da tabela direto à Libertadores. Uma arrancada que quase ameaçou o título do Corinthians.
Leandro Moraes/Arte UOL
2012 - Com dez remanescentes de 2010, o Flu de Abel fez história no Brasileirão e levou o tetra. A forte defesa e o melhor desempenho como visitante dos pontos corridos foram decisivos.
Fernando Cazaes/Photocamera/Arte UOL
2013 - Venda de peças importantes, troca de técnicos e lesões. O Flu seguiu a cartilha do rebaixamento à risca e afundou na reta final. Terceira queda em duas décadas.