Fla x Flu pelo Maracanã

Júlio César Guimarães e Arte UOL
Flamengo e Fluminense medem forças neste domingo no Maracanã em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a disputa entre os rivais envolvendo o local começou há algum tempo. Com acordos fechados com a concessionária que administra o estádio, rubro-negros e tricolores defendem argumentos para afirmar que tem o melhor contrato. Conheça alguns pontos dos contratos
Érica Ramalho/Divulgação e Arte UOL
Flamengo: Dividirá com a concessionária despesas e arrecadação nas vendas de bares e camarotes. No 1º jogo, houve lucro de R$ 116 mil com camarotes, R$ 158 mil com bares e despesa de R$ 385 mil com custos operacionais. Fluminense: Não terá direito a participação nos camarotes, restaurantes e estacionamentos, assim como também não dividirá custos. O clube terá direito ao uso de camarotes apenas para diretoria e patrocinadora.
Pedro Ivo Almeida e Arte UOL
Flamengo: Dividirá custos e, claro, lucro com o Complexo. Por enquanto, apenas espaços improvisados são utilizados, sem qualquer receita. Fluminense: Não terá direto a explorar o espaço, mas minimiza a situação. Ainda não há uma previsão de quando a área começa a funcionar, nem o valor cobrado.
Alexandre Vidal/Fla Imagem e Arte UOL
Flamengo: Tem participação na venda de todos os bilhetes de entrada, inclusive dos setores centrais do estádio, mas divide todo o lucro com a empresa que administra o Maracanã. Fluminense: Arrecada com a venda de 43 mil lugares, todos atrás dos gols. Pode realizar promoções aos seus associados e define o preço. Não arrecada com outros setores.
Alexandre Vidal/Fla Imagem, Nelson Perez/Fluminense FC e Arte UOL
O vice-presidente de finanças do Flamengo, Rodrigo Tostes, provocou o rival e disse que o contrato rubro-negro é o melhor. "Flamengo não é inquilino do Maracanã, o Flamengo se sente dono, parceiro do Maracanã". O diretor executivo do Fluminense, Jackson Vasconcelos, também alfinetou os rivais. "Por que diabos o Flamengo não divulgou o acordo na íntegra? Não falam todo dia em transparência? Quem tem sido mais transparente?"
Divulgação/Fla Imagem e Arte UOL
Flamengo: O clube diz que o fato de fechar um acordo por seis meses é mais vantajoso, permitindo uma análise para a negociação de um contrato posterior mais longo. Fluminense : A cúpula tricolor defende a ideia de que o contrato permite planejamento de receitas a longo prazo, já que não paga para atuar no Maracanã.
Nelson Perez/Fluminense FC e Arte UOL
Flamengo: Não pode fazer alterações no seu contrato para equiparar a outro acordo. O vínculo do Flamengo, porém, vence no final deste ano e permite alterações nos termos. Fluminense: Possui uma cláusula de segurança, revelada pelo presidente Peter Siemsen durante reunião do Conselho Deliberativo. Se outra equipe fechar um acordo superior, o Fluminense poderá se adaptar a um novo formato.
Renan Rodrigues e Arte UOL
Flamengo: Se manteve à esquerda das cabines de rádio, setor que já ocupava antes da reforma do Maracanã. Porém, não há caracterização do setor. Fluminense: Os tricolores não tinham setor fixo antes do contrato, mudando de acordo com o adversário. Agora, a equipe ficará à direita das cabines de rádio, inclusive em clássicos.
Reprodução/Instagram @fluminensefc e Arte UOL
Flamengo: Não existe vestiário personalizado. O Flamengo usa a área disponível, com exceção do espaço dos visitantes e do Tricolor. Fluminense: Vestiário fixo, com portas e armários personalizados. Existe até um espaço para o técnico Vanderlei Luxemburgo, com entrada e saída para a área dos jogadores.
Nelson Perez/Fluminense FC e Arte UOL
Flamengo: Não tem espaço fixo para vender seus produtos no atual contrato. Instalação de qualquer quiosque precisa da autorização do consórcio. Fluminense: Existe o projeto de uma loja fixa, que deve ficar pronta após a Copa de 2014. Além disso, estandes para associação de torcedores e espaço para recepcioná-los também estão no acordo.
Renan Rodrigues e Arte UOL
Flamengo: Não tem nenhum tipo de personalização no Maracanã, sem símbolos ou cores nas redes e demais áreas do estádio. Fluminense: Primeiro clube a ter assinado com o Maracanã, o Flu recebeu uma rede personalizada para os gols e um escudo atrás do setor Sul. Em clássicos, a rede será branca.
Renan Rodrigues e Arte UOL
Flamengo: Em um jogo como mandante, no clássico contra o Botafogo, o Flamengo arrecadou R$ 1.355.856,94. O valor exclui as despesas e conta arrecadação de camarotes e bares. Fluminense: Realizou duas partidas no estádio, o clássico com o Vasco e a partida contra o Cruzeiro. O lucro líquido foi de R$ 1.091.972,74, excluindo a parte penhorada.
Alexandre Vidal/Fla Imagem e Arte UOL
Flamengo: 52.361 presentes no clássico contra o Botafogo - incluindo as duas torcidas. Fluminense: A média nos dois primeiros jogos foi de 46.860 presentes, incluindo o público vascaíno no clássico.