Os "vovôs" donos do Brasileiro

Arte UOL
Os "vovôs" donos do Brasileiro: veteranos se destacam no campeonato e têm sido decisivos nas partidas de seus clubes. Saiba quem são os vovôs das equipes do Brasileirão e os motivos que os colocam em evidência.
Marcus Desimoni/UOL
Ronaldinho Gaúcho, principal nome do Atlético-MG, se concentrou na vitoriosa campanha na Libertadores e ainda não se destacou no Brasileiro. O camisa 10 será fundamental para o clube se recuperar do início ruim na competição nacional.
Hedeson Alves/VIPCOMM
Apesar de não ser o mesmo jogador decisivo das últimas temporadas, Paulo Baier segue como ponto de sustentação do time rubro-negro. O atleta recebe atenção especial da comissão técnica, que não o deixa encarar série de jogos pelo Atlético-PR.
Felipe Oliveira/AGIF
Desde 2011 no Bahia, Fahel é titular indiscutível da equipe, não importa quem seja o treinador. É importante na organização do time e lidera os mais jovens. O jogador também costuma ter bom aproveitamento quando se aventura nas jogadas de bola parada.
Otavio de Souza/Agif
Seedorf, de 37 anos, comanda o time dentro de campo. O holandês dá bronca, aplaude e posiciona os companheiros durante as partidas do Botafogo. Além disso, o meia tem ótimo aproveitamento no ataque: já marcou quatro gols no Brasileiro.
Reinaldo Canato/UOL
Com 34 anos, Emerson Sheik teve o seu contrato renovado recentemente e voltou a ganhar status de titular no time do técnico Tite. Mesmo com rivais de peso no setor ofensivo alvinegro, Sheik mantém série de jogos como titular e só costuma sair da equipe por cansaço.
Heuler Andrey/AGIF
Alex, de 35 anos, é um dos principais nomes do Brasileiro. O camisa 10 brilha pelo Coritiba e comanda o bom momento do clube na competição. Quase perfeito nas bolas paradas, o meia já marcou seis no torneio (dois de falta) e disputa o posto de artilheiro.
FERNANDO RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Wellington Paulista, de 30 anos, é a principal esperança do clube catarinense para superar o início ruim no Brasileiro. Com experiência por diversos clubes do Brasil e uma última passagem pela Inglaterra, Wellington Paulista já marcou três vezes no Brasileiro.
Washington Alves/Vipcomm/Divulgação
Com 32 anos, Fábio é absoluto no gol do clube mineiro desde 2005 e mantém excelente sequência desde então. Destaque neste início do Brasileiro, o goleiro é um dos pilares para a boa largada do time. Autor de duas belas defesas em jogo contra o Fluminense, em cobrança de pênalti e rebote de Fred.
Rudy Trindade/VIPCOMM
Léo Moura, de 34 anos, é um dos líderes da equipe, mas as boas atuações já se tornaram raras. Apesar do desempenho irregular, o jogador segue com vaga cativa no time de Mano Menezes e tem a experiência a seu favor para manter o status de titular e capitão.
Bruno Turano/Photocamera
O experiente Felipe, de 35 anos, virou protagonista no Fluminense nas últimas rodadas do Brasileiro. O jogador ganhou mais espaço com Vanderlei Luxemburgo e ganha briga com outro "vovô" do elenco Tricolor: Deco. Felipe é visto como peça importante para fazer o Flu embalar.
Site oficial do Goiás
Apesar de não ser mais o mesmo do tempo em que surgia como destaque no cenário nacional com a camisa do Goiás, Araújo, de 35 anos, mantém sua importância no clube. Sem encarar as maratonas de jogos, Araújo é considerado peça-chave da equipe no Brasileiro.
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Zé Roberto, de 39 anos, é o dono do time gremista neste Brasileiro. Com o jogador em campo como referência, o Tricolor Gaúcho assusta os adversários e costuma dar trabalho. Zé Roberto perdeu o Gre-Nal por lesão e sua ausência foi lamentada após o empate dentro de casa.
Alexandre Lops/AI Internacional
Com cinco gols no Brasileiro, Forlán, de 34 anos, é uma das referências do Inter, que prioriza os jogadores experientes. O atacante já marcou até gol olímpico no campeonato e é titular absoluto da equipe, apesar da forte concorrência no ataque do técnico Dunga.
Simone Vilar/Náutico
Contratado recentemente pelo Náutico, Ricardo Berna, de 34 anos, tomou conta da posição e busca melhorar o rendimento defensivo da equipe pernambucana no Brasileiro. O desempenho do goleiro será determinante para tentar tirar o time da lanterna.
PontePress/Guilherme Dorigatti
Édson Bastos, de 33 anos, é titular absoluto do gol da Ponte Preta e será decisivo para a classificação final da equipe no Brasileiro. O clube ocupa a parte inferior da tabela e tem no goleiro uma esperança para superar início ruim e não se preocupar com rebaixamento.
Reinaldo Canato / UOL
Com experiência por diversos clubes do Brasil, Souza, de 34 anos, é considerado fundamental para o jogo da Portuguesa encaixar. O meia consegue controlar a fama de indisciplinado e tenta liderar o seu time na fuga do rebaixamento.
Ricardo Saibun/Flickr/Santos
Em uma defesa muito experiente, Edu Dracena, de 32 anos, tem maior destaque. O zagueiro é considerado fundamental por sua capacidade de liderança e busca dar mais força a um time que se remonta após a saída de Neymar.
Fernando Donasci/UOL
Rogério Ceni, de 40 anos, segue como a figura de maior destaque do São Paulo, em má fase e na zona de rebaixamento do Brasileiro. É em Ceni que o clube pretende se escorar para escapar da crise e conseguir recuperação para buscar uma situação melhor no campeonato.
Flickr/Vasco
Assim que voltou ao Vasco, Juninho, de 38 anos, já marcou gol em clássico contra o Fluminense e mostrou que poderia ser muito útil para o clube cruzmaltino. As bolas paradas e as jogadas de ataque sempre começam com Juninho.
Divulgação
O volante Michel, de 32 anos, é considerado fundamental para o esquema ofensivo do time baiano encaixar. Conhecido pela sua garra, Michel consegue destaque em meio ao bom desempenho dos meias e dos atacantes da sua equipe.