As mentiras sobre Clarence Seedorf

Wagner Meier/AGIF
O meia do Botafogo completa 37 anos neste 1º de abril, dia da mentira no Brasil. O UOL Esporte brinca com a coincidência e lista episódios que são tratados como lenda na carreira do holandês.
Srdjan Petrovic/AP
Famoso por defender a seleção holandesa (foto), o camisa 10 do Botafogo é, na verdade, nascido em Paramaribo, capital do Suriname. Ele foi para a Holanda ainda jovem, junto com os pais.
Ivo Gonzalez/Agência O Globo
A primeira vez que o jogador recebeu cartão vermelho não foi durante o duelo entre Botafogo e Madureira (foto), no último domingo. Em 2006, pelo Campeonato Italiano, ele se envolveu em confusão com adversário do Messina e foi excluído do duelo.
AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
O holandês barrou Ronaldinho com o número 10 no Milan, mas nem sempre foi assim. Por anos, carregou a 20 do time italiano e ficou sem o número, que tinha o português Rui Costa como dono.
Fernando Soutello/AGIF
O lado 'gentleman' do atleta é bastante conhecido. Dentro de campo, porém, ele se transforma em alguns momentos. Já arranjou confusão contra jogadores do Fluminense, cobrou de forma dura o ex-lateral alvinegro Marcio Azevedo durante treino em 2012, em que chegou a jogar um copo d'água no chão. Também não poupa os árbitros.
Satiro Sodre/AGIF
Há quem se impressione quando ele fala em português, principalmente palavrões. Na verdade, Seedorf mostra que domina o idioma, principalmente pela influência da mulher, que é brasileira.
Agif
Ao longo de toda a sua carreira, o meia nunca se destacou pela quantidade de gols. A fase mudou após deixar o Milan e assinar com o Botafogo. Neste ano, Seedorf é o jogador com melhor aproveitamento do elenco neste quesito e já foi às redes em cinco oportunidades.
Léo Franco/AgNews
Sempre que dá entrevista, os pedidos são para que o atleta cante. Apesar de ser elogiado, ele sempre arranja uma desculpa e rejeita o convite, a exceção foi no programa "Estrelas", da TV Globo. Recusou mostrar os seus dotes em diversos programas e se irritou ao saber que um vídeo em que cantava no vestiário havia sido divulgado pelo Botafogo: "não sou palhaço".
Agif
O camisa 10 do Botafogo demonstra que não está pensando em aposentadoria para breve. Aos 37 anos, mantém excelente forma física e mostra muita disposição nos treinamentos e é sempre um dos mais empenhados nas partidas.
Marcelo Dutra/AgNews
O meia recusou propostas de outros centros futebolísticos para defender o Botafogo. Apesar da esposa Luviana ser brasileira e alvinegra, Seedorf nega que a decisão de deixar o futebol europeu tenha sido tomada por causa destes argumentos.
Marcelo Dutra/AgNews
Não tem fama de baladeiro, mas curte a vida noturna no Rio de Janeiro. No Carnaval, o jogador frequentou o baile do Copacabana Palace num dia e foi no desfile no outro, em que encontrou Neymar no camarote (foto).