Com 2010 "engasgado", Brasil tenta recuperar título da Copa Latina contra o Uruguai

Ricardo Zanei

Em Rio Quente (GO)*

Há exatos 364 dias, o Brasil conhecia sua última derrota no futebol de areia. Curiosamente um ano depois do tropeço, a seleção brasileira volta à quadra, e na mesma competição. Neste domingo, por volta das 9h30 (horário de Brasília), o time nacional encara o Uruguai, na final da Copa Latina, disputada na arena montada no "Hot Park", no complexo do Rio Quente Resorts (GO).

BRASIL: JOGO DIFÍCIL CONTRA URUGUAI

  • "Será apertado", diz Sidney sobre a decisão

  • Anderson prevê jogo duro contra o Uruguai

No dia 30 de janeiro de 2010, o Brasil perdia para o Chile por 11 a 8, pela segunda rodada da competição. No ano passado, os chilenos acabaram levando o título graças ao saldo de gols.

O tropeço foi apenas o 14º em 384 jogos. Foi ainda a primeira vez na história que o Brasil levou tantos gols (até então, só havia sofrido 10 em duas vitórias contra a França). Depois do revés, a equipe entrou em quadra em 20 oportunidades, com 20 vitórias.

"Uma das metas nesse ano é ganhar tudo que foi possível. Nos últimos quatro anos, foram apenas três derrotas. Estamos um pouco engasgados com essa Copa Latina. Sabemos que faz parte do esporte, que um dia iríamos perder, mas, se Deus quiser, vamos recuperar esse título e começar 2011 com força total", disse o camisa 10 Benjamin, que vai completar 300 jogos com a camisa da seleção.

O Brasil busca a 10ª conquista do torneio. O título escapou em apenas duas oportunidades: além de 2010, a seleção terminou em terceiro em 2000, quando Portugal levou a taça, e a Espanha foi vice-campeã.  

A expectativa é de mais um jogo complicado, como foram as vitórias sobre México (4 a 3) e Argentina (3 a 1). "Será parecido", disse Sidney. "É mais um jogo duro", completou Anderson.

Buru, uma das estrelas da equipe, ainda se recupera de uma lesão muscular na panturrilha e é dúvida. Outro problema para o técnico Alexandre Soares é Daniel, que caiu sobre o braço direito na partida contra os argentinos e passará por uma avaliação para saber se terá condições de entrar em quadra.

BENJAMIN 300 JOGOS
"RONALDINHO" ROUBA A CENA

O atacante Benjamin vai vestir uma camisa comemorativa na final da Copa Latina. O uniforme terá o número 300 nas costas, em homenagem aos 300 jogos do atleta com a camisa da seleção brasileira.

Um sósia de Ronaldinho Gaúcho roubou a cena na difícil vitória sobre a Argentina neste sábado. Tirou fotos, deu entrevistas, quase foi "agredido", enfim, fez a festa da torcida.
Leia mais
*O jornalista acompanha o evento a convite da organização

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos