Brasil vence Chile na prorrogação e vinga derrota da Latina

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Em um confronto acirrado, decidido apenas na prorrogação, o Brasil venceu o Chile por 5 a 4 no Desafio Internacional disputado na manhã deste domingo na cidade chilena de Valparaiso. O triunfo serviu como vingança após a derrota na Copa Latina, em janeiro deste ano.

Depois do empate em 4 a 4 no tempo normal, saiu do pé direito do baiano Anderson o gol do triunfo verde-amarelo. "Não desistimos do jogo, sofremos um gol no finzinho e fomos buscar o resultado. O Chile joga fechado, segura três jogadores na defesa, marca forte e deixa poucos espaços, o que fica ainda mais difícil num campo pequeno. Além disso, a torcida não parou um minuto de gritar", disse o melhor jogador do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Apesar de jogar fora de casa, os brasileiros abriram o placar com o capitão Benjamin acertando belo chute de longe para vencer o goleiro Etcheverria por 1 a 0. Mas a resposta veio rápido quando Palma e o craque chileno Mena marcaram para os anfitriões.

As traves 'largas' que pararam o ataque brasileiro cinco vezes durante a partida e a grande atuação do camisa 1 do time da casa evitavam o empate. Mas Benjamin brilhou novamente e empatou. Antes do término do primeiro período, Mena aproveitou bobeada da defesa brasileira e, de cabeça, só empurrou para o fundo da rede fazendo 3 a 2.

No segundo período, em ritmo forte, o Brasil esbarrava em Etcheverria e o Chile levava perigo nos contra-ataques, na maioria das vezes com Mena.
Em desvantagem, a seleção brasileira passou a trabalhar a bola pelo alto, com tabelinhas e triangulações de habilidade, pressionando os donos da casa, mas sempre parando nas mãos de Etcheverria. Até que, a cinco minutos do fim, o baiano Anderson rompeu a barreira: depois de cobrança de lateral de Sidney, ele levantou a bola e emendou uma linda bicicleta para empatar.

Mas, a pouco mais de um minuto do fim do jogo, Belaúnde ganhou a dividida com Anderson no fundo e cruzou. Buru se antecipou a Medalla e acabou traído pelo quique da bola, fazendo contra. Mas Benjamin, a 30 segundos do fim, empatou num belo chute de longe fazendo 4 a 4.

Com bola rolando para a prorrogação e, com um minuto, Anderson driblou Torres e chutou forte, no cantinho, para colocar o Brasil na frente pela primeira vez: 5 a 4. O Chile não teve forças para buscar o empate e, nos segundos finais, o Brasil tocou a bola garantindo o placar.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos