Brasil encara Suíça, Nigéria e asiático indefinido na Copa do Mundo

Bruno Chazan
Em São Paulo

A seleção brasileira de futebol de areia conheceu nesta quinta-feira seus primeiros adversários na Copa do Mundo de 2009, que será disputada em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

CBBS/Divulgação
Buru, Bueno e o capitão Benjamim buscarão em Dubai o tetracampeonato
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL DE AREIA
Tricampeão do torneio, o Brasil é o cabeça-de-chave do grupo D, que conta com Suíça, Nigéria e o segundo representante da Ásia, cuja eliminatória só deve ser disputada em novembro.

O grupo A terá Emirados Árabes, Portugal, Uruguai e Ilhas Salomão; o B, Espanha, Ásia 1, Costa do Marfim e El Salvador; e o C, Rússia, Costa Rica, Argentina e Itália.

Na opinião do técnico Alexandre Soares, a Suíça será o principal adversário brasileiro na primeira fase. As duas equipes disputaram três amistosos neste mês, em Zurique, com três triunfos verde-amarelos.

"Eles têm uma boa equipe, que vinha batendo na trave nas eliminatórias, mas desta vez tirou a França. Os principais jogadores atuam na liga italiana e eles têm uma liga própria com duas divisões", advertiu Soares, que também chamou a atenção para Stankovic, um dos melhores finalizadores da Europa. "Todo chute dele vai no gol."

Os nigerianos, na opinião de Soares, não devem causar surpresa. "Como toda seleção africana, podem vir com jogadores fortes e extremamente talentosos, mas que pecam um pouco na marcação e na parte tática", analisou.

Essa será a primeira Copa do Mundo que o Brasil disputará sem Júnior Negão, jogador que mais atuou na história da seleção e que se aposentou no começo de 2009.

Soares acredita que a perda em experiência foi compensada pelo ganho de agilidade. "A defesa continua bastante consistente como Buru e o Daniel, que cresceu bastante. O ataque continua sendo nossa força, já que o André amadureceu de vez e talvez seja hoje o principal jogador do mundo", avaliou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos