Brasil goleia o Equador na estreia nas eliminatórias do Futebol de Areia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção brasileira venceu o Equador por 8 a 3 (gols de Daniel (3), Sidney (2), Buru (2) e Camilo, para os brasileiros, e Majao, Alava e Conforme, para os equatorianos na tarde desta quarta-feira, dia 11, na Arena del Plata, em partida da primeira rodada do grupo B das eliminatórias Conmebol 2009, que estão sendo disputadas na praia de Pocitos, em Montevidéu (Uruguai), e valem vaga para a Copa do Mundo dos Emirados Árabes.

Divulgação
Camilo tenta roubar a bola do defensor equatoriano na goleada em Montevidéu
BRASIL APOSTA EM BASE DO TRI
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL DE AREIA
No outro jogo do Grupo B, o Paraguai venceu a Venezuela por 6 a 4. O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 15h45 (horário de Brasília) para enfrentar o Paraguai - contra quem tem retrospecto de três vitórias em três confrontos -, jogo da segunda rodada da chave B, e, na sexta-feira, dia 13, o Brasil fecha a sua participação na fase classificatória diante da Venezuela. As semifinais serão neste sábado, dia 14, e a final no domingo, dia 15.

"Estávamos um pouco ansiosos, o que é normal, pela estreia, que é assim, e isso atrapalhou um pouco. Mas, aos poucos, a equipe vai se soltando, já jogou melhor da metade para a frente da partida contra o Equador, e vamos melhorar com a sequencia do torneio", disse o defensor Buru.

Mesmo sem contar com Benjamin e Bueno, poupados por virem de contusões leves, o Brasil não sentiu a ausência dos experientes jogadores. Depois de um dia de chuva forte, a areia pesada atrapalhou um pouco o toque de bola dos brasileiros, que abriram o placar com Daniel, logo aos 25 segundos de bola rolando: Brasil 1 a 0.

A resposta dos equatorianos veio no lance seguinte com Majao, empatando a partida oito segundos depois. Sidney fez o segundo e colocou o Brasil em vantagem novamente, resultado parcial do primeiro período.

A boa vitória começou a ser construída no segundo tempo: Daniel, aos 2min35, e Buru, aos 5min43, ambos em cobranças de falta, ampliaram a vantagem. O Equador ainda diminuiu com Conforme, aos 8min, mas os brasileiros tinham o domínio completo das ações e, não fosse a excelente atuação do goleiro Saltos, o placar seria ainda mais elástico.

Buru aumentou no fim da segunda etapa: Brasil 5 a 2, aos 9min57. Veio o terceiro e último período e Sidney, aos 3min39, e Daniel, cobrando pênalti aos 5min12, levaram o placar a 7 a 2 em favor dos atuais tricampeões mundiais. O Equador fez mais um, com Alava, aos 5"46, e Camilo fechou a vitória verde-amarela aos 9"16. Brasil 8 a 3. Agora, que venha o Paraguai, segunda 'pedra' nas areias uruguaias.

"Já pensamos no Paraguai, uma equipe de mais experiência que o Equador, e que joga muito duro. É um time de bom conjunto, que toca a bola e vai ser um adversário muito difícil", comentou o técnico Alexandre Soares.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos