Brasileiro de futebol de areia reúne estrelas e promete equilíbrio

Luiz Gabriel Ribeiro
Em São Paulo

A 12ª edição do Campeonato Brasileiro de futebol de areia começa nesta terça-feira, com treze seleções em busca do título e a expectativa de uma competição bastante equilibrada. O torneio será disputado no Maranhão e reúne astros da seleção brasileira e reforços estrangeiros, que prometem acirrar a disputa pelo primeiro lugar.

OS GRUPOS DA PRIMEIRA FASE
Silvia Izquierdo/AP
Buru é a principal estrela do Espírito Santo neste Campeonato Brasileiro
Grupo IMaranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul Ceará e Tocantins
Grupo IISão Paulo, Pernambuco, Bahia e Sergipe
Grupo IIIRio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba e Distrito Federal
RIO DE JANEIRO APOSTA EM MADJER
MAIS SOBRE FUTEBOL DE AREIA
Em 2007, na praia capixaba de Camburi, o Rio Grande do Norte surpreendeu favoritos, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, e conquistou o título brasileiro ao derrotar a Paraíba. Para este ano, o time potiguar segue apostando no talento de André, eleito o melhor jogador da última edição e presença constante na seleção brasileira.

Os atuais vice-campeões, que mais uma vez são apontados como "zebras", têm como principais jogadores o goleiro da seleção brasileira Wágner e Dino Tambaú, que ficou com o prêmio de revelação do Brasileiro de 2007. O Rio de Janeiro, por sua vez, está recheado de atletas com grande experiência na seleção e planeja melhorar a campanha de 2007, em que ficou apenas na quarta posição.

Além de astros como Benjamin, Júnior Negão e Neném, os cariocas ainda contam com o reforço de Madjer, astro da seleção portuguesa. Maior artilheiro da história da seleção brasileira da modalidade, Neném reconhece que os cariocas terão rivais duros, mas esbanja confiança ao falar das chances de título.

"A nossa equipe não vai entrar para brincadeira, porque faz algum tempo que o estado não conquista este título. O time está forte e vamos tentar fazer uma boa campanha e chegar ao título, mas teremos grandes adversários pela frente", reconhece o atacante.

Um desses rivais a que se refere Neném é o Espírito Santo, que conta com o melhor jogador do mundo na areia, Buru. Além disso, a equipe capixaba tem os jogadores de seleção brasileira Bruno Malias, Duda e Mão e se credencia para ser um dos adversários mais fortes do Rio de Janeiro no torneio.

O Maranhão, que entra na competição com responsabilidade de anfitrião, pretende sustentar o seu jogo na força da torcida local e no reforço Alan, outra estrela da seleção portuguesa, e que se integrou ao grupo somente para disputar o Brasileiro. O melhor resultado do estado na competição foi um segundo lugar conquistado em 2004.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos