UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Quatro vezes Zagallo

Com a conquista de 94, o brasileiro Mario Jorge Lobo Zagallo tornou-se o único homem a vencer o Mundial em quatro oportunidades. Em 58 e 62, ganhou como jogador. Em 70, foi o técnico campeão. Em 94, triunfou como coordenador técnico.

Sempre tem uma primeira vez...

Brasil e Itália protagonizaram a primeira final de todas as Copas decidida nos pênaltis. Os brasileiros levaram a melhor, com o placar de 3 a 2.

O segundo

Na disputa do terceiro lugar, o búlgaro Mihailov foi substituído por Nikolov no intervalo, quando sua equipe perdia por 4 a 0. Foi apenas a segunda vez na história das Copas que um goleiro foi substituído sem estar machucado. Antes, apenas Muampa Kazadi, do Zaire, havia ido mais cedo para o chuveiro. Ele saiu aos 22min do jogo contra a Iugoslávia, em 1974, quando o placar apontava 3 a 0 para os rivais. O jogo terminou 9 a 0.

Estranho no ninho

O Brasil foi a única seleção de toda a América a alcançar as quartas-de-final do torneio. Entre os oito times finalistas, sete eram europeus.

Arquivo Folha Imagem

Vôo da alegria

O avião em que a delegação brasileira voltou dos EUA trouxe muito mais do que a taça de campeão. Jogadores, comissão técnica e "convidados" desembarcaram cerca de 17 toneladas de bagagem, grande parte formada por compras. Na chegada, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira (que também tinha feito "comprinhas" para seu bar no Rio de Janeiro), ameaçou cancelar o desfile da seleção caso a carga fosse retirada para vistoria da Receita Federal

Recorde ingrato

O italiano Gianluca Pagliuca foi o primeiro e único goleiro na história a receber o cartão vermelho na vitória por 1 a 0 sobre a Noruega.

1.500

O atacante argentino Claudio Caniggia anotou o gol de número 1.500 na história das Copas no jogo contra a Nigéria, ainda pela primeira fase. Os nigerianos venciam por 1 a 0, quando Caniggia empatou. Os argentinos acabaram vencendo por 2 a 1.

Reuters

Tragédia

O zagueiro Escobar marcou um gol contra na partida da Colômbia diante dos EUA. Mais do que a derrota por 2 a 1, o gol custou ao colombiano a sua vida. De volta a seu país, Escobar foi assassinado por supostos torcedores, irritados com a má campanha do país na Copa.

15 minutos de fama

O atacante russo Oleg Salenko tornou-se o recordista de gols em um único jogo de Copa. Na vitória da Rússia sobre Camarões por 6 a 1, marcou cinco gols. Depois disso, desapareceu do cenário internacional e encerrou sua carreira por problemas de saúde.

Multidão

Apesar de ter sido disputada nos Estados Unidos, onde o futebol não é muito popular, a Copa de 1994 teve a maior média de público da história: 68.413 espectadores por partida. No total, foram vendidos mais de 3,5 milhões de ingressos.

Estréia indoor

No dia 18 de junho de 1994, EUA e Suíça fizeram o primeiro jogo em estádio coberto da história das Copas. O jogo foi realizado no Pontiac Silverdome, em Detroit, e terminou empatado em 1 a 1. O Brasil também atuou neste estádio, na terceira rodada, e empatou em 1 a 1 com a Suécia.

46º C

Foi a temperatura máxima da Copa, registrada no jogo entre a Alemanha e a Coréia do Sul, em Dallas, no dia 27 de junho.

Superando limites

No jogo entre Rússia e Camarões, na primeira fase, o atacante camaronês Roger Milla, então com 42 anos, tornou-se o jogador mais velho a participar de uma Copa e também o mais velho a marcar um gol na história da competição.

SELEÇÕES